O advogado que representa Hannah Gutierrez-Reed, responsável pela fiscalização das armas no set do filme “Rust”, sugeriu esta quarta-feira que alguém pode ter colocado, de forma deliberada, balas reais dentro de uma caixa com munições falsas. 

“Estamos com receio de que alguém possa ter sabotado o set com balas verdadeiras colocadas intencionalmente numa caixa [com outras falsas]”, admitiu o advogado Jason Bowles, que detalhou que a cliente tirou uma munição aleatória para carregar a arma, porque pensava que eram todas falsas.

“Acidente trágico.” Tiro de Alec Baldwin com arma de adereço mata diretora de fotografia e fere realizador

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em entrevista ao programa “Good Morning America” do canal de televisão ABC, Jason Bowles assegurou que não está a acusar ninguém de querer levar a cabo um “homicídio”, mas acredita que alguém tenha feito isso para “causar um acidente” em ambiente controlado no set. “Foi isso que acreditamos que terá acontecido.”

No mesmo dia, e noutra entrevista a outro canal de televisão — NBC –, Jason Bowles mencionou que alguns membros da equipa técnica se terão despedido um dia antes do acidente por alegadas condições precárias de trabalho e pela falta de segurança no set do filme “Rust”. Segundo a sua teoria, estes funcionários terão querido “sabotar” a rodagem do filme, mostrando que as suas reivindicações eram válidas. “Eles estavam infelizes”, afirmou, acrescentando que não havia “outra razão para fazer isso para misturar a bala real com as balas falsas”.

Disparo de Alec Baldwin. Procuradora não descarta acusações criminais

Além disso, o advogado sinalizou que Hannah Gutierrez-Reed fez um ensaio com as armas com balas falsas durante a manhã, no dia em que Alec Baldwin atingiu mortalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o realizador Joe Souza.

Depois, decidiu almoçar e, durante esse período do dia, “as armas estiveram sem supervisão”. Terá sido nessa altura que houve a oportunidade para “manipular o cenário”, indicou Jason Bowles.

Alec Baldwin apenas disparou a arma na parte da tarde, horas depois do almoço, o que significou que — desde essa hora até à dos disparos — as armas e as balas não estavam a ser vigiadas por ninguém. Confrontado com esse facto, Jason Bowles alegou que a equipa técnica pediu a Hannah Gutierrez-Reed que cumprisse outro tipo de funções (sem especificar o quê).

Assistente de realização do filme “Rust”, que entregou a arma a Baldwin, quebra o silêncio

O assistente de realização Dave Halls foi o responsável por entregar a arma momentos antes do disparo que se revelou fatal. Esta terça-feira, a sua advogada, Lisa Torraco, deu uma entrevista à Fox News, em que também desresponsabilizava o seu cliente, dizendo que não fazia parte do seu trabalho verificar se a arma estava carregada com balas reais.