Há “uma peça crucial da web que estava em falta em 1989”. Quem assumiu essa falha foi o próprio inventor, Tim Berners-Lee. Na Web Summit, o cientistas informático ainda disse: “Desculpem”. No entanto, apresentou novamente uma solução sobre a qual já tinha falado em 2018, o Solid, que está a desenvolver com a sua nova empresa, a Inrupt. “É possível consertar a web?”, questionou. Logo de seguida, respondeu: “Sim”.

Em 2018, Berners-Lee já tinha subido ao palco principal da Web Summit para falar do Solid, uma ferramenta que criou e que diz que vai “mudar a infraestrutura da internet”. Como? Os dados pessoais passam a estar alojados nos computadores dos utilizadores — “em blocos” — sem que haja necessidade de os ceder a outros sites como tem acontecido até agora. Tudo porque, assume Tim, a “web teve consequências” que nunca previu.

O “pai da Internet” apresentou em Lisboa uma nova solução para a Web

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O momento para falar desta transformação basilar da internet é agora “porque as decisões que tomarmos nos próximos meses vão definir a próxima era da web”, referiu o inventor. “Primeiro, as pessoas criavam blogues e coisas de que gostavam”, mas isso começou a mudar quando as “grandes empresas” começaram a construir ferramentas que mudaram a web.

[Atualmente] a web não respeita os princípios com os quais foi criada”, diz Tim Berners-Lee.

Entre os problemas base da web estão falhas como “os serviços de saúde não poderem prestar os melhores cuidados porque há dificuldades em partilhar dados entre médicos e funcionários”, explicou o cientista informático que estava acompanhado no palco por John Bruce, co-fundador da Inrupt, a empresa que quer incentivar esta alteração à web.

Tentando simplificar a linguagem técnica que utilizou durante a apresentação — “API, protocolos, etc.” –, Berners-Lee diz que o seu objetivo é “pegar na tecnologia que foi criada à parte [pelas grandes empresas] e torná-la a base da web” para que todos possam gerir os seus dados. Contudo: “Pode isso ser feito a grande escala?”, questionaram ambos. “Esta é a questão que a Inrupt tem feito” a governos e grandes organizações para tornar este sonho real.

O pitch de Berners-Lee não fugiu muito àquilo que apresentou em 2018, tendo apenas desenvolvido um pouco mais o “sonho” de uma web “consertada” que possa voltar a parecer a invenção que fez. “Se usas a internet, podes usar o Solid”, disse também o programador ao assumir que o propósito final do projeto que está a implementar é fazer com que o “consumidor” possa também ser “cidadão” com dados protegidos.