Uma vacina contra a forma mais agressiva e mortal de cancro da mama vai ser testada em humanos. O centro médico Cleveland Clinic anunciou na passada terça-feira que vai lançar o primeiro teste em humanos após a aprovação por parte da autoridade do medicamento dos EUA, a Food and Drug Administration (FDA).

O objetivo é que a vacina combata o desenvolvimento do cancro da mama triplo negativo, o qual não responde ao tratamento hormonal ou medicamentoso, sendo apenas prevenido através de uma mastectomia.

Até agora, lembra a Business Insider, o desenvolvimento deste tipo de vacinas estava limitado ao trabalho de laboratório e ao estudo com animais. O ensaio clínico — que incluirá 18 a 24 pessoas — só vai ter em conta sobreviventes deste tipo de cancro em estágio inicial, mas que apresentem risco de recorrência (o cancro da mama triplo negativo representa até 15% de todos os cancros da mama).

A vacina terá como alvo uma proteína em particular, α-lactalbumina, que geralmente acompanha a doença. Ao todo, serão dadas três injeções, cada uma com um intervalo de duas semanas, sendo que os investigadores vão começar por dar doses reduzidas — o aumento das dosagens será precedido de uma cuidada monitorização.

“Assim que descobrirmos quanto da vacina podemos dar, veremos os seus efeitos no sistema imunitário”, explicou Thomas Budd, o principal investigador do estudo, que deverá ficar concluído em setembro de 2022 e é financiado pelo Departamento de Defesa dos EUA. A vacina, garantem os investigadores, tem potencial para ser aplicada a outros tipos de tumor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR