É um escândalo que está a abalar o partido comunista chinês, sendo mesmo a primeira acusação do género no país. Peng Shuai, número 71 do ranking mundial de ténis, acusou o ex-vice-primeiro-ministro, Zhang Gaoli, de a ter abusado sexualmente, noticia esta quarta-feira o The Guardian
A tenista de 35 anos colocou uma publicação nas suas redes sociais em que denunciava os abusos sexuais, que foi rapidamente apagada — presumivelmente pelo regime chinês: a conta da atleta deixou de existir foi e até bloqueada a pesquisa da palavra “ténis” no serviço de internet do país.
支持彭帅 pic.twitter.com/EYO183fBlJ
— 巴丢草 Bad ї ucao (@badiucao) November 2, 2021
Na publicação agora partilhada por outros utilizadores do Twitter, Peng Shuai relata que há cerca de três anos foi convidada por Zhang Gaoli para jogar ténis com a mulher deste. Após este contacto, o político de 75 anos dirigiu-se à casa da atleta, onde terão ocorrido os abusos sexuais. “Nunca consenti”, revelou a tenista.
Antes deste episódio, os dois mantiveram uma relação extraconjugal durante alguns anos. No entanto, Zhang Gaoli deixou de contactar a tenista quando começou a subir na hierarquia do partido comunista chinês, receando que o caso viesse a público.
Esta é a primeira vez que uma acusação do género é dirigida a um alto dirigente político chinês, num país em que movimentos como o #MeToo ainda têm pouca implementação.