A Nikola é uma startup que se tornou conhecida por desenvolver camiões eléctricos, alimentados a bateria ou por fuel cell a hidrogénio, mas que se celebrizou por enganar os investidores, pois produziu um vídeo em que afirmava que o seu veículo pesado se deslocava pelos seus próprios meios, quando na realidade o fazia apenas porque estava a descer… Como ludibriar o mercado e os investidores é ilegal, a Nikola ficou sob a mira da Securities and Exchange Commission (SEC), a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários americana.

Para começar, a SEC multou a Nikola em 125 milhões de dólares. O construtor contesta, mas com reduzidas probabilidades de sucesso, segundo os analistas. Em simultâneo, os reguladores norte-americanos avançaram com três acusações de fraude contra o fundador da Nikola e seu CEO, à data da alegada vigarice, Trevor Milton. Segundo a SEC, Milton enganou os investidores em “praticamente todos os aspectos da empresa”, que se tornaram evidentes após uma investigação da Hindenburg Capital, através de um relatório que pode ler aqui.

Trevor Milton criou a Nikola, mas fê-la crescer com base numa mentira. Para ganhar maior notoriedade chegou a processar a Tesla, mas está a braços com a justiça e chegou ao fim da linha

A Nikola, que tinha um acordo muito vantajoso com a General Motors, que lhe permitia acesso a baterias e a fuel cells, viu esse acordo ser revisto em baixa, o mesmo acontecendo com o negócio acordado com a Iveco, para quem a startup americana iria conceber uma versão eléctrica de um camião da marca.

Visando ter uma hipótese de sobreviver a este período muito complicado e recuperar o respeito dos mercados, a Nikola viu-se obrigada a fazer o impensável – até há uns meses – e processar o seu fundador e CEO à época. Para começar, deseja recuperar os 1,5 milhões de dólares que avançou para as despesas com a defesa de Trevor Milton.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR