A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz. No areal da praia do Hospital, em São Pedro, junto à zona onde se deu o naufrágio, Santana Lopes confirmou aos jornalistas que quatro dos cinco tripulantes da embarcação naufragada perderam a vida.

O quinto tripulante que, segundo Santana Lopes, foi quem deu o alerta quando conseguiu chegar a terra, foi transportado para o hospital e transferido para uma unidade de Coimbra, em estado grave, em vigilância, com problemas de insuficiência respiratória. Ao início da noite, a Lusa avançou que o estado do único sobrevivente, internado na unidade de cuidados intermédios do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), estava com evolução favorável.

O autarca disse ainda que, ao contrário do que se  avançava nas primeiras notícias, não se tratava de um navio de pesca, mas antes de uma embarcação de recreio que ficou completamente destruída. “Da estrutura não chegou nada”, disse Santana Lopes, “só material avulso” da embarcação.

Quanto aos tripulantes, o alerta também chegou demasiado tarde para tentar salvar vidas. “Não havia nada a fazer. Um dos tripulantes conseguiu ir até ao hospital. Veio até terra e pediu ajuda”, disse Santana Lopes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O alerta foi dado perto das 7 da manhã e o naufrágio aconteceu junto à praia do Hospital, em São Pedro. No local estiveram os bombeiros da Figueira da Foz, Sapadores e Voluntários, Capitania e Polícia Marítima, INEM e ainda um helicóptero da Força Aérea para o resgate.

À Rádio Observador, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra explicou que se desconhece, para já, o motivo que levou a embarcação a naufragar.

Já a Autoridade Marítima Nacional, através de comunicado, esclareceu tratar-se de uma embarcação marítimo-turística. Após o alerta, foram feitas buscas e os tripulantes desaparecidos foram localizadas na zona da rebentação da praia do Hospital. Já no areal foram feitas manobras de reanimação.

Citada pela Lusa, fonte do Hospital Distrital da Figueira da Foz avançou que o único sobrevivente foi transferido para o Hospital da Universidade de Coimbra devido a um “ligeiro agravamento” do seu estado de saúde, por volta das 12h30 de sábado, com acompanhamento médico.

(notícia atualizada às 20h28 com atualização do estado de saúde do sobrevivente)