Foi detetado um novo surto de infeção pelo SARS-CoV-2 no Hospital Tondela-Viseu, o segundo num mês, apurou o Observador. A informação foi confirmada por fonte oficial do hospital. Oito profissionais de saúde e seis doentes testaram positivo na sequência dos rastreios efetuados pelo centro hospitalar — uns regulares e aleatórios, outros realizados em todos os pacientes ao fim do quinto dia de internamento.

O primeiro caso trata-se de um doente internado que, tendo testado negativo à entrada no estabelecimento, veio a testar positivo cinco dias depois. O surto foi detetado a 13 de novembro, último sábado, mas não afetou o funcionamento do hospital. Em resposta às questões colocadas ao Observador, fonte oficial garante que “o Centro Hospitalar Tondela-Viseu continua a ser um local seguro para a prestação de cuidados”. Após a identificação do primeiro caso positivo, todos os profissionais e utentes do serviço em causa foram testados.

Este é o segundo surto identificado neste hospital no espaço de um mês. Numa situação anterior, 15 pessoas testaram positivo no Hospital Tondela-Viseu  — sete profissionais de saúde e oito doentes —, anunciou a 22 de outubro fonte oficial. A cadeia de transmissão na origem desse primeiro surto já foi cortada e todos os casos positivos foram isolados na sequência de uma campanha de testagem no centro hospitalar.

Surto de Covid-19 no IPO de Lisboa. Há 21 doentes e profissionais de saúde infetados num dos serviços do hospital

Até esta quinta-feira, outros dois hospitais anunciaram que tinham surtos ativos neste momento: o Hospital de Santo André, em Leiria, com 25 infetados, detetado a 7 de novembro; e o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa que, conforme noticiou o Observador esta terça-feira, atingiu 21 pessoas — 12 doentes e nove profissionais de saúde — e foi detetado há cerca de uma semana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR