O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras afastou o coordenador do Gabinete de Sistemas de Informação. A informação foi avançada pela TVI, e entretanto confirmada pelo Observador, que já teve acesso ao despacho publicado em Diário da República.

No texto pode ler-se que o Diretor Nacional do SEF propõe esse cessar de funções, e o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, concretiza.

A demissão surge menos de uma semana depois de ter sido divulgada, pela TVI, uma gravação áudio onde são feitas críticas diretas ao atual governo.

O som foi captado dentro de uma reunião de equipa, e enviado depois à TVI. ​O coordenador do gabinete de sistemas de informação é duro nas palavras que escolhe.

​O responsável acusa o executivo de estar a “navegar à vista” e considera que a reestruturaçãoé o resultado de interesses pessoais, egos feridos e umbigos a sangrar, e nós não conseguimos controlar esses venenos“. ​O responsável denuncia também uma situação de acumulação de dívidas para com os fornecedores.

​Numa nota enviada ao Observador, o SEF explica que o Diretor Nacional instaurou um processo a este coordenador, logo depois de tomar conhecimento das gravações. Mas num pedido de esclarecimento, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras explica que não é desse processo que resulta esta cessação de serviços ao coordenador.

Questionado sobre se esta cessação da comissão de serviço está diretamente ligada às gravações divulgadas na reportagem da TVI, o SEF preferiu não responder e remeter para o despacho, que não faz qualquer menção a esse caso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR