O envelhecimento faz parte no normal percurso da nossa vida e é importante aceitá-lo, evitando que seja encarado como algo negativo. O que podemos (e devemos) prevenir é o envelhecimento precoce. A pele é um órgão muito importante — o maior do nosso corpo — e deve ser cuidada, tal como cuidamos dos olhos, coração, músculos, articulações. E é sobre isso mesmo que vamos falar, sobre todos os cuidados a ter para evitar que as rugas e perda de elasticidade surjam antes do seu tempo. Além de uma boa alimentação, um sono de qualidade e proteção solar, a escolha do cosmético certo, como RESVERATROL LIFT Cashmere Cream, de Caudalie, pode ajudar a manter o aspeto jovem da pele. Neste artigo, explicamos-lhe tudo o que precisa de saber para uma pele de aspeto saudável aos 40 anos.

Os efeitos do tempo na nossa pele

A passagem dos anos tem inevitavelmente efeitos na nossa pele, sendo esta diferente aos 20, 30, 40 anos e por aí adiante. Com o envelhecimento, a pele tende a tornar-se mais áspera, a perder elasticidade e fica até mais frágil. Além disso, se quando somos mais jovens a gordura está distribuída uniformemente por todo o rosto, com o envelhecimento, a gordura tende a perder volume no tecido subcutâneo (aquele que está entre o músculo e a pele), sobretudo nalgumas zonas específicas — como bochechas, queixo, nariz, olhos —, o que lhe confere um aspeto por vezes mais flácido e magro. E não podíamos deixar de referir, claro, as rugas. As mais profundas, localizadas habitualmente na testa e entre as sobrancelhas, são as chamadas rugas de expressão, que, tal como o nome indica, são resultado da repetição de determinadas expressões faciais. Já as linhas mais finas são geralmente causadas por danos associados à exposição solar, ao tabaco ou até ao normal processo de envelhecimento. Por volta dos 40 anos, a nossa pele produz consideravelmente menos colagénio e ácido hialurónico, o que leva a uma perda de firmeza de cerca de 40% e a rugas cada vez mais visíveis.

Para que servem os cosméticos?

Seja aos 40 anos ou em qualquer idade, se há hábito que devemos adotar sempre e desde sempre é a aplicação de um bom creme hidratante. À medida que os anos passam, a nossa pele tende a tornar-se mais seca, o que favorece o aparecimento das tais finas linhas e das rugas. E como atua um hidratante e o que faz do seu uso assim tão importante? Este tipo de cosmético atua como uma espécie de barreira que retém a água na pele, contribuindo para que esta tenha um aspeto mais jovem. Além disso, a adoção de uma boa rotina de cuidados dermatológicos está associada a outros benefícios, como uma maior firmeza, uma tez mais luminosa, menor risco de manchas, entre outros. A grande questão para muitas pessoas é: “Como escolher?”. À chegada da loja, deparamo-nos com prateleiras e prateleiras de cremes, como cosméticos antirrugas, séruns, cremes de noite, cremes de dia… Escolher bem é importante, claro, mas não tem de fazê-lo sozinho. Fale com o seu médico dermatologista e peça-lhe ajuda para selecionar o creme mais adequado à sua pele ou os aspetos a ter em conta no momento da compra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pele suave como caxemira

O segredo para uma pele jovem e saudável está em grande parte na própria pele. Caudalie sabe-o. Foi por isso que a marca pegou no seu número um antienvelhecimento em França, que promete uma pele 95% mais refirmada, e o reinventou. “Caudalie e Harvard Medical School juntos descobriram que a patente Resveratrol + ácido hialurónico é duas vezes mais eficaz do que o retinol na produção natural de colagénio”, lê-se no site da marca de cosméticos. Mas não se ficaram por aqui: a esta dupla adicionaram o colagénio vegan, que potenciou a sua eficácia. Foi assim que surgiu esta solução antirrugas e firmeza, com a fórmula patenteada Caudalie x Harvard patent: RESVERATROL LIFT Cashmere Cream.

Esta gama é composta por:

4 fotos

E tanto quanto se preocupa com a sua pele, Caudalie preocupa-se com o ambiente. É por isso que, além da fórmula vegan e clean e de ser constituída por 97% de ingredientes de origem natural, as embalagens da gama RESVERATROL LIFT Cashmere Cream são 100% recicláveis. Já as cartonagens são feitas com papel certificado FSC mais aligeirado e sem película plástica, permitindo reduzir a pegada de carbono em 40%. A cereja no topo do bolo? A gama RESVERATROL LIFT Cashmere Cream dá para todos os tipos de pele.

A importância do estilo de vida

Utilizar o cosmético certo para a nossa pele é muito importante, mas os cuidados a ter para uma pele jovem e bonita não se devem ficar pela aplicação de cosméticos. A pele é um reflexo do nosso estilo de vida, sendo, por isso, essencial que adotemos bons hábitos. Tome nota de algumas recomendações para prevenir o envelhecimento precoce da pele e que deve colocar em prática depois dos 40 anos:

  • Proteja-se do sol: quando se fala de prevenção do envelhecimento precoce, referir os cuidados a ter com o sol é inevitável. A verdade é que os seus raios podem mesmo ser inimigos de uma pele jovem. Este efeito tem um nome: fotoenvelhecimento. Os raios ultravioleta emitidos por este astro podem, ao longo do tempo, danificar a elastina (um tipo de fibras presente na nossa pele), o que pode levar a que a pele perca alguma da sua elasticidade. E atenção que na maior parte dos casos não é possível reverter a 100% os danos causados por uma má exposição solar. É claro que não deve fugir do sol a sete pés, até porque ele é muito importante para nós, mas há alguns cuidados que pode ter de modo a proteger a sua pele: evite a exposição solar quando os raios estão mais fortes, resguardando-se à sombra; sempre que possível, opte por vestuário que cubra a pele, como um chapéu de abas largas e camisolas de manga comprida; utilize óculos de sol, um pequeno gesto que ajuda a prevenir os famosos pés de galinhas (as finas rugas na zona dos olhos); e aposte no protetor solar, aplicando-o todos os dias antes de sair à rua.
  • Não frequente solários: tal como acontece com a exposição solar, os raios ultravioleta emitidos por estes equipamentos podem prejudicar a pele e favorecer o envelhecimento precoce.
  • Se fuma, pare já: não é novidade nenhuma que o fumo do tabaco contém toxinas que são muito prejudiciais à nossa saúde, e nem a pele escapa a esses efeitos nefastos. A pele de um fumador pode ser mais opaca e seca, com menos firmeza e com sinais de envelhecimento precoce, por exemplo, com pequenas linhas e rugas. Além disso, o tabagismo leva à produção de radicais livres, que danificam as nossas células e têm como um dos seus efeitos o surgimento de rugas prematuras.
  • Adote uma alimentação saudável: não é impressão sua, esta recomendação é quase sempre referida quando o assunto é saúde, mas a verdade é que a sua importância é mesmo inegável e nunca é demais repetir. Uma dieta saudável, equilibrada e variada é uma grande aliada de uma pele bonita. Esta deve incluir muitos frutos e vegetais, assim como proteínas magras e gorduras saudáveis.
  • Durma bem: quantas vezes dormiu mal ou ficou a dever horas à cama, e, ao ver-se ao espelho, foi capaz de reconhecer os sinais de um mau sono na sua pele? Dormir o número de horas adequado é muito importante, pois é durante o sono que o nosso corpo se restaura e renova. A posição em que dorme também pode ter um impacto na sua pele. Prefira deitar-se de costas, evitando assim acordar com vincos da almofada no rosto.
  • Mantenha a pele limpa: a limpeza da pele deve ser feita duas vezes por dia, idealmente com um produto suave (e não, o sabão não está incluído na lista) e água morna. Um hábito que, se costuma adotar, deve abandonar é o de esfregar a pele no momento da limpeza.