A Unbabel, uma startup portuguesa que alia a inteligência artificial com pós-edição humana à tradução automática, comprou a Lingo24, uma empresa britânica sua concorrente, foi anunciado esta quinta-feira. A empresa não revela montante da aquisição mas, em resposta ao Observador, Vasco Pedro, presidente executivo e cofundador da Unbabel, diz que envolveu “mais um milhão” de euros.
Em comunicado, a startup portuguesa refere que “esta aquisição permitirá à Unbabel fornecer experiências consistentes e traduções de elevada qualidade nos serviços de marketing e de apoio ao cliente, de forma a acelerar o seu crescimento, melhorando os indicadores de satisfação e de fidelização do cliente”. Já Andrew Campbell, presidente executivo da Lingo24, que foi fundada em 2001, diz, citado no comunicado, que “com esta união de forças podemos agora crescer para além do conteúdo localizado e oferecer apoio multilingue aos nossos clientes que procuram expandir-se para novas regiões”.
A Unbabel foi criada em 2013 também pelo atual presidente executivo da empresa. Em janeiro de 2018, angariou 23 milhões de euros de alguns dos investidores de topo mundiais. Em 2019, conseguiu 60 milhões de dólares. Atualmente, a empresa não revela o montante total que obteve de investidores. Com sede em São Francisco, na Califórnia, trabalha com marcas como o Facebook, Microsoft, Booking e Uber.
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Em 2020, a startup portuguesa despediu cerca de 35% da equipa para manter a “sustentabilidade” da empresa devido ao impacto da pandemia da Covid-19, justificou na altura Vasco Pedro. Segundo o cofundador, esta aquisição mostra que a sua empresa “está a passar um momento muito bom e de sucesso”.
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