O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) classificou esta quinta-feira de “escândalo” o facto de ao fim de 50 anos não haver uma localização para o novo aeroporto de Lisboa, alertando para “problemas sérios” a curto prazo.

“O Dubai construiu em 50 anos, a partir do zero, um destino turístico capaz de, até 2030, receber 40 milhões de turistas. No mesmo período, não conseguimos em Portugal, sequer, escolher a localização de um novo aeroporto. Uma vergonha que nos poderá criar sérios problemas a curto prazo”, declarou esta quinta-feira Luís Pedro Martins, na conferência anual do IPDT — Turismo e Consultoria, que está a decorrer esta quinta-feira em Lisboa, tendo como tema “Contributos para uma agenda estratégica para o turismo”.

Em entrevista à agência Lusa, à margem da conferência anual, Luís Pedro Martins reiterou ser um “escândalo” a discussão em torno do aeroporto de Lisboa.

“Cinquenta anos depois, ainda não temos uma decisão [sobre a localização]”, lamentou, referindo que o “problema não é só o dinheiro”, porque defende que o aeroporto não se constrói, mas “não é por falta de dinheiro“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda sobre a conetividade aérea com o destino Porto e Norte de Portugal, o presidente da TPNP referiu que a “esmagadora maioria” das companhias aéreas que operavam em 2019, antes da pandemia da Covid-19, vão regressar em 2022 ao Aeroporto Sá Carneiro, distrito do Porto, “quase aos mesmos níveis da operação de 2019”.

Há apenas a incerteza em relação à TAP, a companhia aérea de Portugal, com a “gravidade” de a TAP ser uma “companhia muito importante para os mercados brasileiros e americano“, que visitam o Norte do país.

Luís Pedro Martins referiu ainda a necessidade do “reforço da mobilidade no destino Porto e Norte”, lembrando a Linha do Douro, uma linha ferroviária que liga o Porto a Barca d’Alva e que acompanha o Rio Douro numa extensão de 200 quilómetros, referindo que a sua recuperação seria uma “excelente prenda no aniversário dos 20 anos de Património Mundial da Unesco”.

A digitalização do território e a experiência turística foi outro dos pontos abordados esta quinta-feira na conferência aual do IPDT.

Luís Pedro Martins explicou que a entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal está a trabalhar com o Turismo de Portugal e com a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte sobre esse tema.