Nem o Pai Natal escapou às mais modernas tecnologias: há uma ferramenta da Google, o “Santa Tracker”, que permite saber por onde o homem barbudo vestido de vermelho já passou, para onde vai a seguir e quantas prendas já foram distribuídas pelo mundo. E se estiver demasiado ansioso para a chegada do Pai Natal, pode sempre distrair-se com os jogos que o site disponibiliza.
No momento em que se começou a redigir este artigo, o Pai Natal tinha acabado de sair de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e ia a caminho de Sur, em Omã, e depois rumaria a Saint-Denis, na ilha de Reunião. Pelo caminho, até às 19h, mais de 3,6 mil milhões de presentes foram distribuídas por chaminés nos continentes da Oceânia, Ásia, Médio Oriente e até Antártida.
Claro que Portugal também está na rota do Pai Natal e do trenó magicamente puxado por renas, mas ainda será preciso esperar umas horas pela sua chegada: está prevista para dentro de cinco horas, à meia-noite como manda a tradição, mas a caminhada ainda é longa e passa primeiro pela Alemanha e por Angola, Madagáscar e Finlândia. Nem a Antártida é esquecida.
A criança que está em casa precisa de uns jogos para suportar o entusiasmo até à meia-noite — ou, sejamos honestos, é a criança dentro de si que precisa de uma distração? O “Santa Tracker” tem 30 jogos, incluindo três com vídeos, para animar a véspera de Natal, desde um salão de barbeiro para aprimorar a imagem do Pai Natal, um criador de elfos, uma corrida de renas ou uma fisga de presentes.