A Câmara Adjudicatória do Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA anunciou esta terça-feira as decisões relativas a três processos de clubes que estão nas competição europeias e que tinham recorrido da sentença inicial proferida pela Primeira Câmara no início de dezembro. Dos três, dois são portugueses. Dos dois portugueses, um é o Sporting. E os leões arriscam uma pesada sanção por parte da UEFA, sendo que, num comunicado emitido poucas horas depois, o conjunto de Alvalade nega qualquer dívida.

“Não fazia ideia disso, não leio nada sobre essas coisas e também não me passam essas informações porque cada um tem o seu lugar no clube. São coisas com os quais não tenho de me preocupar. O clube é muito grande e organizado, certamente vai tratar disso”, comentou Rúben Amorim sobre o assunto poucos minutos depois de ser conhecido o comunicado da UEFA e quando técnico falava na habitual conferência de imprensa de antevisão à meia-final da Taça da Liga frente ao Santa Clara, em Leiria.

De recordar que, em dezembro, a Primeira Câmara do Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA tinha anunciado que existiam oito clubes sancionados por incumprimento do requisito “pagamentos em atraso”, onde se encontravam Sporting, FC Porto, Santa Clara, Betis, Astana, CSKA Sófia, Cluj e Mons Calpe. Os leões levaram então uma multa de 250.000 euros, menos 50.000 do que os dragões.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD vem por este meio esclarecer que não há qualquer risco de potencial exclusão das competições europeias e que se encontra empenhada, como sempre, na defesa dos interesses superiores do clube. No passado dia 3 de dezembro, a First Chamber do Club Financial Control Body da UEFA tomou a decisão de aplicar à Sporting SAD uma multa no montante de 250.000 euros e de indicar que a Sporting SAD teria de pagar a quantia de 1.527.000 euros devida à UC Sampdoria, sob pena de exclusão da competição europeia de clubes para que se qualificasse nas próximas três épocas. Esta decisão foi objeto de recurso interno para o Appeals Body do mesmo organismo, que optou por manter as sanções aplicadas em primeira instância”, começou por explicar em comunicado.

“Importa sublinhar que não só o montante em causa se encontra pago, como aliás a totalidade da dívida perante o referido clube italiano encontra-se integralmente paga desde o dia 11 de janeiro. Por essa razão, a sanção de potencial exclusão das competições europeias não encontra cabimento e não poderá ser aplicada. Em todo o caso, informamos que da decisão hoje adotada cabe recurso para o CAS, possibilidade que a Sporting SAD irá analisar logo que lhe sejam fornecidos os fundamentos da decisão, tendo em conta que, não obstante o pagamento integralmente realizado afastar definitivamente o risco de exclusão das competições europeias, continua a discordar profundamente das sanções aplicadas e do processo que conduziu a esta decisão”, acrescentou o mesmo texto publicado pelos leões no site oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR