Costa Nova

Rua Sá da Bandeira, 650 (Edifício Emporium). Tel.: 22 099 1998. Segunda a sábado, das 10h às 19h

Depois de Aveiro e Lisboa, as cerâmicas da marca portuguesa Costa Nova, criada em 2006, chegaram à baixa do Porto. A loja abriu portas no mês passado e junta coleção da marca, um showroom profissional dedicado ao universo hoteleiro e ainda uma área exclusiva da marca Casafina, cuja oferta se resume a acessórios de mesa e cozinha. Num espaço com 224 metros quadrados distribuídos por dois pisos, onde o projeto de reabilitação do edifício histórico tem assinatura do arquiteto Duarte Morais Soares, a marca sediada na zona industrial de Vagos, em Aveiro, mostra toda a sua produção de serviços de mesa, artigos de forno e acessórios em grés fino, misturando a tradição nacional às técnicas mais sustentáveis e inovadoras.

É a primeira loja da Costa Nova no Porto e é um verdadeiro mundo encantado da cerâmica portuguesa

Cleome

Rua do Rosário, 212. Tel.: 22 208 4171. Segunda a sábado, das 11h30 às 19h

Marco Moura e João Ramos criaram há quatro anos a Cleome, uma marca de swimwear feminina, sustentável e inspirada em destinos paradisíacos. Os biquínis coloridos, os acessórios de praia, os tops e as saias começaram a fazer furor nas redes sociais e muitas clientes pediam que a marca saltasse do universo online para a rua, de forma a poderem tocar nas peças e as experimentar antes de comprarem. No mês passado, a dupla responsável inaugurou a primeira loja física da Cleome e é no Porto que mostra todas as suas coleções produzidas 100% em território nacional e com materiais amigos do ambiente e reciclados, das malhas às copas, passando também pelos forros. O design das peças é simples e alia cortes confortáveis e versáteis em linhas intemporais, no futuro a oferta irá incluir também toalhas de praia e peças vestuário feminino como complementos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se já está a pensar no verão, esta loja vai encher-lhe as medidas. Há roupa de praia feita com material reciclado

Flórida Studio

Avenida da Boavista, 971. Tel.: 91 208 8932. Segunda a sábado, das 11h às 19h

Fotografia, flores, artesanato e peças vintage, os gostos de Filipa Alves são múltiplos e, felizmente para nós, conseguiu reunir todos numa única morada. O Flórida Studio nasceu no final do ano passado na zona da Boavista, no antigo espaço da loja Provocação, e privilegia objetos feitos à mão e com assinatura portuguesa, em edições muito limitadas. Tapetes da marca GUR, roupa masculina da La Paz, cerâmica de Teresa Branco ou artesanato de João Graça são alguns exemplos do que pode encontrar. A oferta inclui ainda almofadas, plantas, vasos, calçado, artigos vintage ou peças trazidas de viagens, sendo que o Florida Studio faz também arranjos florais e presta serviços de styling e de organização de eventos.

Flores, decoração, vestuário, artesanato e objetos vintage, Filipa Alves faz a curadoria deste espaço na Boavista

Fora

Rua dos Clérigos, 25. Tel.: 21 346 1135. Quarta a domingo, das 10h às 14h e das 15h às 19h

Com oito anos de vida, a Fora, marca lisboeta, com oito anos de vida, de óculos de sol de design clássico e feitos à mão, ganhou uma nova morada no Porto, desta vez em plena rua dos Clérigos. Da montra pincelada de azul é possível espreitar alguns best sellers da Fora, entre óculos de sol e óculos de ver, mas também alguns acessórios como bolsas, fitas, sacos ou estojos. Coloridos ou mais em tons mais neutros, em formato redondo ou mais quadrado, séries minimalistas ou mais trabalhadas, a produção da marca continua a ser feita de forma artesanal por quem sabe, a estética mantém-se intemporal e os modelos são mesmo unissexo.

Os óculos de sol portugueses feitos à mão e com um design clássico ganharam uma nova morada no Porto

Rosa Malva

Rua do Rosário, 125. Tel.: 91 964 6832. Terça a sexta, das 12h30 às 19h30; sábado, das 10h30 às 19h30

A história da Rosa Malva funde-se e confunde-se com a vida de Mané Pupo, ceramista e escultura que criou a sua própria marca há exatamente uma década. Depois de ocupar vários espaços do Porto e de Lisboa, e ter referências das suas peças presentes em várias lojas colaborativas, a Rosa Malva abriu portas a um novo conceito em outubro passado. É no quarteirão das artes portuense que a ceramista decidiu instalar uma galeria recheada de peças únicas, uma montra com todas as suas coleções e ainda um ateliê de trabalho, onde a partir de fevereiro irá realizar workshops aos sábados de manhã. As peças da Rosa Malva são idealizadas a partir de moldes de gesso e depois trabalhadas em porcelana, contam histórias do quotidiano e são inspiradas em motivos religiosos ou elementos da natureza. Disponíveis em várias cores, os objetos assinados por Mané Pupo traduzem movimento e delicadeza em detalhes cheios de portugalidade.

A Rosa Malva abriu portas a uma galeria, loja e ateliê na baixa portuense, que em breve irá também receber workshops

Arte Nova Jewellery

Rua Dr. Ricardo Jorge, 110. Tel.: 91 074 6335/ 91 838 8958. Segunda a sábado, das 10h às 14h; das 15h às 19h

A história desta marca começa algures em 1956 quando o avô de Carlos Barbosa abriu a sua própria fábrica dedicada à produção de ouro e prata em Gondomar. Pegando nessa herança familiar e tentando modernizar a ourivesaria clássica e tradicional portuguesa, Carlos juntou-se à namorada, Maria Dias, e juntos lançaram em 2019 a Arte Nova Jewellery, que em dezembro inaugurou a sua primeira loja física na baixa do Porto. A intenção do casal é que o novo espaço funcione como um showroom, onde possam apresentar coleções, e um palco para organizar eventos que aproximem ainda mais o público do universo da joalharia. As peças da Arte Nova são inspiradas em elementos da natureza, têm um toque bem feminino e um design contemporâneo, assente em técnicas essencialmente manuais. Os materiais variam entre o outro e a prata, muitas vezes adornados com aplicações de pedras naturais e pérolas.

Jóias minimalistas, em ouro e prata, cheias de detalhes e com um toque feminino predominam nas prateleiras deste novo showroom

 Cork Matters

Rua Miguel Bombarda, 285, loja 7. Tel.: 91 966 1000. Segunda, quarta, quinta e sexta, das 11h às 19h; sábado, das 11h às 20h

À boleia da empresa Simple Forms Design, criada há 16 anos, Alzira Peixoto já ganhou vários prémios internacionais ao desenvolver coleções de objetos em aço, madeira e cortiça. Em plena pandemia, a designer sentiu necessidade de criar uma proximidade maior com o seu cliente final e, por isso, abriu uma loja no Centro Comercial Bombarda. A Cork Matters está recheada de peças da sua autoria exclusivamente feitas em cortiça e produzidas em território nacional. De candeeiros a casas para pássaros, de banheiras a individuais, aqui a cortiça é “elevada a um outro patamar”. A intenção é dignificar este material sustentável, ecológico, resistente e com características únicas a nível acústico e térmico, explorando formas e acabamentos em processos originais e inovadores.

Alzira Peixoto aliou o design à cortiça em objetos autorais e exclusivos. Há candeeiros, banheiras e até casas para pássaros

Aguda Bags

Rua do Rosário, 284. Tel.: 93 799 1480. Segunda a sábado, das 10h às 20h

Carlos Faria é formado em design de moda e trabalhou durante quase 30 anos na indústria têxtil e fábricas de marroquinaria. Com a pandemia ficou desempregado e surgiu a ideia de usar toda a sua experiência e conhecimento para criar a sua própria assinatura. Assim nasceu a Aguda Bags, uma marca inspirada na paisagem da zona da Aguda, em Vila Nova de Gaia, especialista em acessórios femininos manualmente e à base de matérias primas sustentáveis, onde a eco-leather, uma pele ecológica resistente e absorvente, ou a Pett, uma fibra reciclada criada a partir de garrafas de plástico, são apenas alguns exemplos. Carlos Faria começou com a venda de malas em quatro tons e com um design minimalista, conseguido através de uma técnica de encaixe, mas no futuro quer incluir também cintos e vestuário feminino confecionado com algodão orgânico.

Inspiradas na praia da Aguda, em Gaia, estes acessórios femininos são produzidos de formas sustentável e ecológica