O príncipe Carlos terá mudado os seus votos da coroação há alguns anos de forma a incluírem a “rainha Camilla”, e contou com a aprovação da rainha Isabel II, avança o Daily Mail. O jornal britânico revela também que, na cerimónia de coroação do príncipe Carlos, a sua mulher irá usar a coroa que a rainha mãe, Isabel, usou na coroação do marido em 1937.

A mudança foi feita há cerca de cinco anos, com uma série de alterações aos planos da cerimónia, que terá lugar na Abadia de Westminster, disse uma fonte do palácio ao jornal britânico. E acrescentou que a próxima cerimónia de coroação vai ser mais curta do que a da rainha Isabel II, que durou três horas, está pensada para “melhor refletir os tempos” e também contará com a “coroação da duquesa como rainha consorte”.

Esta notícia surge depois de um fim de semana marcado pelo aniversário da ascensão de Isabel II ao trono há 70 anos. Para assinalar a data, a monarca escreveu uma carta onde manifestou o “sincero desejo” de que, “quando chegar a hora, Camilla seja referida como Rainha Consorte”.

O príncipe Carlos emitiu uma declaração este domingo, a assinalar o Jubileu de Platina da mãe, e manifestou a sua gratidão pelo apoio da rainha escrevendo: “Neste dia histórico, a minha mulher e eu juntamo-nos a todos vós para felicitar Sua Majestade a Rainha pelo notável feito de servir esta nação, os Reinos e a Commonwealth durante 70 anos. Estamos profundamente conscientes da honra representada pelo desejo da minha mãe”. E reforçou a importância de ter Camilla a seu lado, acrescentando: “Como temos procurado juntos servir e apoiar Sua Majestade e o povo das nossas comunidades, a minha querida mulher tem sido o meu apoio constante ao longo de todo o processo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A última vez que houve uma cerimónia de coroação foi a da rainha Isabel II, a 2 de junho de 1953, na Abadia de Westminster. Antes, tinha acontecido a do seu pai a 12 de maio de 1937. E quando o rei Jorge VI foi coroado, também a sua mulher, a rainha Isabel, foi coroada rainha consorte.

Coronation of King George VI of England

A família real na coroação do rei Jorge VI. À esquerda está a rainha Isabel com a sua coroa. E à frente desta a atual rainha Isabel II.

Assim, Camilla usará a coroa que a rainha mãe usou. Trata-se de uma peça criada em 1937 pela casa Garrard & Co, joalheiros da coroa durante muitos anos especialmente para a ocasião e para a rainha. A coroa tem a moldura em platina adornada com 2800 diamantes, na parte da frente da banda está um diamante que foi dado à rainha Victoria em 1856 pelo sultão da Turquia e, acima deste, está o diamante Koh-i-Noor, numa peça de platina que é amovível. Este diamante tem uma longa história nestas cerimónias, uma vez que já havia sido montado nas coroas das rainha consortes anteriores, a rainha Alexandra e a rainha Mary. A coroa conta ainda com uma réplica do Diamante Lahore (oferecido à rainha Victoria pela companhia da Índia de Leste em 1851), tem uma coroa interior em veludo roxo e uma banda de arminho à volta.

O príncipe Carlos e Camilla Parker-Bowles estão casados desde 2005, altura em que a mulher do herdeiro passou a ter o título de duquesa da Cornualha.

Carlos e Camilla. 15 anos de casamento e meio século de um romance escandaloso

O dia 6 de fevereiro de 1952 foi a data da ascensão da rainha Isabel II ao trono e este domingo celebraram-se 70 anos sobre esse acontecimento. Não houve celebrações públicas, porque essas estão reservadas para o mês de junho, contudo foram publicados novos retratos da rainha para assinalar a data.