A rede da SIBS registou, durante a tarde, “alguns constrangimentos” que impediram pagamentos através de terminais automáticos (TPA) em todo o país. Mas por volta das 20 horas, a SIBS avançou que a rede estava já recuperada e em monitorização. “Podem ainda verificar-se ligeiras oscilações devido ao elevado volume acumulado de transações”, diz fonte oficial ao Observador.
“A SIBS confirma a existência de alguns constrangimentos na rede de TPA [terminal de pagamento automático], nos últimos minutos, estando a encetar todos os esforços para ultrapassar esta situação. Lamentamos os constrangimentos que possam ser causados”, disse fonte oficial da empresa, em resposta ao Observador, durante a tarde, tendo, posteriormente, dito que a situação estava resolvida.
A empresa não referiu as causas do problema que afetou os terminais de pagamento. Foi, no entanto, possível levantar dinheiro nas caixas automáticas e usar o MBWay normalmente, assegura a mesma fonte.
Na rede social Twitter foram vários os relatos de utilizadores que se queixam de filas a acumular nos supermercados por não ser possível pagar com multibanco. Foi nesse sentido que o Observador também tentou contactar a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) para perceber de que forma os constrangimentos estão a afetar os supermercados, mas aguarda resposta.