Em atualização
A rede de terminas de pagamento multibanco voltou a registar problemas, horas depois de constrangimentos verificados na sexta-feira terem sido resolvidos. Mas a empresa que gere o serviço — e que chegou a apontar para uma paralisação de “50% da rede” —, disse ao início da tarde deste sábado que a intervenção das equipas técnicas “permitiu a recuperação dos serviços a partir das 12h40”. Numa atualização da informação sobre este episódio, a empresa garante que “as equipas SIBS já circunscreveram a causa técnica que causou esta instabilidade em parte dos TPA” mas não concretiza o motivo para as falhas das últimas horas.
“Neste momento”, refere a SIBS, “todos os serviços encontram-se operacionais, permanecendo as equipas da SIBS a monitorizar de perto o seu funcionamento”.
A atualização chegou pouco tempo depois de a empresa confirmar “a existência de constrangimentos técnicos nos TPA (compras) impactando aproximadamente 50% da rede”. Na mesma resposta, a SIBS referia que “a equipa técnica [estava] a intervir por forma a ultrapassar a situação com a maior brevidade possível”.
Esta manhã, os serviços estavam a funcionar com normalidade, depois de na sexta-feira já se terem registado dificuldades na utilização dos terminais de pagamento. Mas, passadas poucas horas, os contrangimentos voltaram a fazer-se sentir, sem que a empresa consiga ainda avançar as razões para os problemas que se sentiram em ambas as situações.
A empresa refere que, além dos terminais de pagamento por muiltibanco, “todos os outros serviços SIBS, nomeadamente Caixas MULTIBANCO estão a funcionar com normalidade”. E acrescenta que “estão ainda a ser apuradas as causas que originaram esta instabilidade da rede de TPA”.
Ao final da manhã deste sábado, começavam a multiplicar-se nas redes sociais os testemunhos de pessoas confrontadas com os problemas sentidos nestes terminais.
ℹ️???? O @multibanco parece estar novamente aos soluços, ou então na #SIBS adoraram a nossa hashtag. #LiberdadeParaLevantarGuito. ????ℹ️ pic.twitter.com/QIIvpwRbbK
— VOST Portugal (@VOSTPT) February 19, 2022
Ainda há pouco tempo nos restaurantes só se podia entrar com certificado, devido ao COVID, hoje só se pode entrar com dinheiro vivo… Por problemas na rede multibanco …
— Guillermo Barreales (@Guibarreales) February 19, 2022
https://twitter.com/danielcapitaooo/status/1495005064620036104
Já na tarde de sexta-feira, vários utilizadores do Twitter relatavam estar a sentir dificuldades em utilizar os terminais de pagamento multibanco e pediam uma solução rápida à empresa.