Em atualização

“CODA” ganhou com o Melhor Elenco de Filme e “Succession” com o Melhor elenco de Série. Jessica Chastain ganhou o prémio dos seus pares para Melhor Atriz e Will Smith para Melhor Ator. Contudo, antes da cerimónia a festa começou na passadeira vermelha e, por lá, os vencedores foram a cor e o brilho.

Num registo de regresso ao normal, foram muitas as estrelas de Hollywood que marcaram presença. Houve vistosos looks, típicos da época de entrega de prémios, e está na altura de tomar notas para os Óscares.

A lista de nomeações deixava antever uma chuva de estrelas em Santa Mónica (Los Angeles), onde decorreu na noite de domingo, 27 de fevereiro, a cerimónia de entrega dos Prémios do Sindicato de Atores de Hollywood, que conhecemos por SAG. E assim foi. Entre protagonistas de filmes e séries, foram várias as caras conhecidas nesta festa que fez lembrar os tempos pré-pandemia com uma passadeira vermelha concorrida e uma sala onde os convidados estiveram divididos em grandes mesas redondas, com animado convívio.

Sindicato de Atores de Hollywood revela nomeados para prémios de 2022

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma das protagonistas da noite foi Jessica Chastain, a vencedora do prémio de Melhor Atriz em filme (que partilhava as nomeações com Jennifer Hudson, Nicole Kidman, Olivia Coleman e Lady Gaga). A atriz parecia ela própria uma brilhante estatueta com um fato metalizado Dior Haute Couture, que marcou a diferença entre as convidadas. O brilho foi uma das apostas de estilo da noite, em look total (como usaram Sandra Oh, Faith Hill, Kelsey Asbille ou Alexandra Daddario) ou em leves apontamentos (como nos vestidos de Lady Gaga, Venus Williams ou Fran Drescher).

Helen Mirren foi a vencedora do Prémio Carreira e juntou mais uma estatueta à sua coleção, que tem agora um total de cinco vitórias e 13 nomeações nos prémios SAG. A atriz de 76 anos usou um vestido rosa pastel com corte princesa com aplicações florais joia e uma bandolete a condizer, tudo com assinatura Dolce & Gabbana. Ao jeito da rainha que a atriz já interpretou no grande ecrã (Isabel II), a aposta numa cor inesperada revelou-se vencedora.

28th Screen Actors Guild Awards - Inside

Oscar Isaac, Jeremy Strong, Ron Perlman, Bradley Cooper e Jessica Chastain na cerimónia dos Prémios SAG 2022

O rosa foi, na verdade, uma cor bastante popular nesta cerimónia, usada em tons e estilos para todos os gostos. Do sensual vestido Gucci em rosa Barbie acetinado de Salma Hayek, ao vestido sereia em rosa claro de Vera Wang que Jennifer Hudson usou, sem esquecer os tons fortes, como vestido Valentino Couture da atriz Ariana DeBose ou o vestido Narciso Rodriguez de Julianna Margulies.

Ficam ainda nas memórias de moda desta noite os looks Gucci de Elle Fanning e Jared Leto, o vestido amarelo Celia Kritharioti com que Kerry Washington ofuscou a passadeira vermelha, o profundo decote do vestido Armani Privé de Cate Blanchett e o look de casal de Will Smith e Jada Pinkett-Smith.

A guerra na Ucrânia também marcou presença

Brian Cox, Michael Keaton, Leslie Odom Jr., Lady Gaga, Michael Douglas e outros atores mostraram-se solidários com a Ucrânia, sob ataque da Rússia, durante a cerimónia de entrega destes prémios.

“É verdadeiramente horrível o que está a acontecer na Ucrânia”, declarou o ator Brian Cox, que interpreta o papel de Roy Logan na série “Succession”, no discurso de aceitação do prémio de Melhor Elenco em Série Dramática.

Brian Cox lembrou que o atual Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi também ele um ator e falou da repressão que os artistas russos estão a sofrer neste momento.

“O que me está a perturbar é o que está a acontecer na Rússia aos meus colegas atores, artistas, escritores e críticos. Estão a dizer-lhes, sob pena de alta traição, que não podem dizer uma palavra sobre a Ucrânia”, afirmou.

“É horrível e penso que devemos todos apoiar também essas pessoas na Rússia que não gostam do que está a acontecer, em particular os artistas”, continuou. “Penso que devemos juntar-nos a elas, celebrá-las e esperar que possam realmente causar uma mudança. Porque acredito que podem”.

O discurso de Brian Cox, que mereceu uma ovação em pé, foi o mais emotivo e politizado da noite, mas não foi o único. Logo na abertura da cerimónia, que decorreu esta madrugada (hora em Lisboa), Leslie Odom Jr. tinha feito uma referência de solidariedade.

“Embora esta noite seja de celebração, estamos simultaneamente a guardar um espaço nos nossos corações para o povo da Ucrânia e a enviar os nossos pensamentos e orações para uma paz iminente”, afirmou o ator.

Também Michael Keaton, que ganhou o prémio de Melhor Ator em filme para televisão ou minissérie por “Dopesick”, mencionou o passado artístico de Volodymyr Zelensky e elogiou a postura do líder ucraniano. “Temos um colega em Zelensky, que merece crédito por estar a lutar nesta guerra”, afirmou.

A presidente do SAG-Aftra, Fran Drescher, iniciou um breve discurso sobre o momento atual do sindicato, enviando “orações ao povo da Ucrânia” e Jean Smart, que ganhou o prémio de Melhor Atriz em Série de Comédia por “Hacks”, pediu a toda a gente que “reze pela paz”.

Algumas horas antes, durante a passadeira vermelha, no Barker Hangar de Santa Mónica, várias celebridades expressaram apoio à Ucrânia e algumas usavam acessórios com as cores da bandeira do país.

Lady Gaga foi uma delas: “há tantas coisas a acontecerem no mundo e o meu coração está realmente com a Ucrânia”, afirmou a cantora e atriz, em declarações ao canal E!, que transmitia o programa em direto, sublinhando o privilégio de poderem estar todos reunidos em paz nesta cerimónia.

Michael Douglas usou um lenço azul e amarelo na lapela e vários atores, como Tyler Perry, Jon Bernthal, Shari Belafonte e Douglas Hodge, colocaram um laço com as mesmas cores nos fatos.

28th Screen Actors Guild Awards - Inside

O elenco de “CODA” no palco para receber o prémio de Melhor Elenco em Filme. O nome do filme, “CODA”, é a sigla de Child of Deaf Parents (filho/a de pais surdos).

A lista dos vencedores:

Melhor ator em filme: Will Smith em “King Richard”

Melhor atriz em filme: Jessica Chastain em “The eyes of Tammy Faye”

Melhor ator secundário em filme: TroyKotsur em “CODA”

Melhor atriz secundária em filme: ArianaDeBose em “West Side Story”

Melhor elenco em filme: o elenco de “CODA”

Melhor ator em telefilme ou mini-série: Michael Keaton em “Dopesick”

Melhor atriz em telefilme ou mini-série: Kate Winslet em “Mare of Easttown”

Melhor ator em série de drama: Lee Jung-Jae em “Squid Game”

Melhor ator em série de drama: Jung Ho-Yean em “Squid Game”

Melhor ator em série de comédia: Jason Sudeikis em “Ted Lasso”

Melhor atriz em série de comédia: Jean Smart em “Hacks”

Melhor elenco em série de drama: o elenco de “Succession”

Melhor elenco em série de comédia: o elenco de “Ted Lasso”

Melhor desempenho de ação de duplos em filme: “No Time to Die”

Melhor desempenho de ação de duplos em série de comédia ou drama: “Squid Game”

57º prémio anual SAG Life Achievement: Helen Mirren