É raro encontrar material inédito da princesa Diana, mas (afinal) é possível. Na exposição “Life Through a Royal Lens” (“A Vida Através de uma Lente Real”, em tradução livre), que explora através da fotografia os 200 anos de história da Família Real Britânica, faz parte uma imagem até agora desconhecida de Lady Di.

É um retrato a preto e branco captado pelo fotógrafo britânico David Bailey em 1988. Nele vê-se a princesa de Gales reservada, firme, a desviar o olhar do espectador e com uma ligeira inclinação da cabeça. Usa um vestido assimétrico, com o decote que a própria popularizou na época. O estilo até relembra os recentes retratos dos 40 anos de Kate Middleton.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O 40º aniversário de Kate. Duquesa de Cambridge apresenta três novos retratos

Esta é uma das várias fotografias encomendadas pela National Portrait Gallery. Só que a imagem agora resgatada não chegou à edição final, tendo permanecido no arquivo de Bailey.

No ano do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II, a exposição — que estará no Palácio de Kensington a partir desta sexta-feira até 30 de outubro — pretende mostrar o lado mais íntimo da realeza britânica, aquele que raramente é visto nos compromissos oficiais.

Há quase 200 anos, o meio da fotografia criou uma intimidade sem precedentes entre o monarca e o povo. A nova exposição explora a relação duradoura da família real britânica com a câmara, (…) desde o século XIX até os dias atuais ”, observa a página oficial da exposição.

A foto rara de Diana vai partilhar o espaço com, por exemplo, as primeiras fotografias oficiais da rainha Vitória ou imagens privadas captadas por Antony Armstrong Jones, o ex-marido da princesa Margarida.

Princesa Margarida. Uma diva real entre o dever e o amor, em busca do seu final feliz

Desde que a rainha Vitória e o príncipe Alberto abraçaram a tecnologia revolucionária da fotografia, o suporte moldou a forma como o mundo vê a monarquia britânica”, explicou Claudia Acott Williams, curadora do Historic Royal Palaces, em comunicado, citado pelo ABC News. “Isto permitiu que a Família Real oferecesse visões fascinantes sobre a sua vida e o trabalho, transformando a imagem real e criando uma relação sem precedentes entre a coroa e os súbditos”.

O vestido e o ano da foto: a história por trás da imagem

Não há forma de saber a cor exata do vestido, porém considerando o tecido e o corte, tudo indica que é a mesma peça que a princesa Diana usou meses depois num jantar no restaurante Claridge, de acordo com a Vanitatis. Aí, o público não tinha ainda cruzado olhares com a peça de decote assimétrico.

Os brincos, a única peça de joalharia presente na foto, também parecem ser os mesmos. Além desse acessório, Lady Di colocou também uma tiara Spencer, a mesma com que se casou em 1981, e a gargantilha art decó de esmeraldas, que foi um presente de casamento da rainha Maria, que pertencia a Maria de Teck, avó da Rainha Isabel.

O retrato foi tirado no mesmo ano em que Diana viajou oficialmente com o Príncipe Carlos para a Tailândia pela primeira vez e que passou o verão em Maiorca com a família real espanhola. Nesse ano já se falava de uma crise profunda no casamento com o herdeiro britânico e na sua infidelidade com Camilla Parker Bowles.