913kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Uma primeira parte para esquecer, um penálti aos 90+4', seis jogos sem derrotas: Roma empata com a Udinese

Este artigo tem mais de 2 anos

Roma deu 45 minutos de avanço à Udinese, com primeira parte muito pobre, e resgatou um ponto com um penálti já nos descontos. Oliveira saiu ao intervalo, equipa de Mourinho leva 6 jogos sem perder.

Pellegrini converteu o penálti que deu um ponto à equipa de Mourinho
i

Pellegrini converteu o penálti que deu um ponto à equipa de Mourinho

Getty Images

Pellegrini converteu o penálti que deu um ponto à equipa de Mourinho

Getty Images

Depois de duas vitórias consecutivas na Serie A, contra Spezia e Atalanta, a Roma venceu o Vitesse na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa e deu um passo importante na eliminatória. Contudo, num jogo em que Sérgio Oliveira marcou o único golo e as ilações foram maioritariamente positivas, José Mourinho não conseguiu fugir a duas linhas negativas: o facto de o internacional português ter sido expulso, o que significa que não joga a segunda mão; e o facto de Zaniolo ter ido diretamente para o balneário quando foi substituído, já na segunda parte.

Ainda assim, logo após o apito final, o treinador garantiu que não existe qualquer problema com o jogador italiano — e que foi ele próprio que lhe disse para descer para o balneário devido ao frio que se fazia sentir em Arnhem, nos Países Baixos. “Ficou chateado? Isso não é verdade. Fui eu que lhe disse para sair do campo porque estava a suar, estava muito frio e temos jogo já no domingo. Têm de tentar com mais força para encontrar um problema entre mim e o Zaniolo”, garantiu Mourinho.

Este domingo, o treinador português prolongava precisamente essa ideia e lançava Zaniolo no onze inicial que visitava a Udinese. Rui Patrício e Sérgio Oliveira também eram titulares e Beto, ex-Portimonense, surgia nas opções iniciais da equipa adversária, num jogo que a Roma tinha de aproveitar para continuar a perseguição à zona de apuramento europeu da Serie A.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, na primeira parte, a equipa de José Mourinho não conseguiu ir além de uma exibição sofrível. A Udinese foi sempre melhor, demonstrando uma dinâmica e uma intensidade que não entrava resposta nem reação no adversário, e abriu o marcador através de um pontapé de fora de área de Molina (15′). A Roma não chegou a criar perigo junto da baliza de Silvestri e manteve-se sempre muito fechada e encaixada no próprio meio-campo, circulando a bola de forma lenta e sem qualquer tipo de rasgo. Pelo meio, o conjunto de Gabriele Cioffi ia aproveitando para controlar a vantagem de forma natural.

Sérgio Oliveira voltou a sair ao intervalo, algo que se tem tornado um hábito nos jogos da Roma, e a segunda parte trouxe poucas alterações à história da partida praticamente até ao apito final. Mesmo à beira do fim do jogo, o ex-Sporting Zeegelaar cometeu grande penalidade e Pellegrini, na conversão, resgatou um ponto para a Roma já no período de descontos (90+4′). José Mourinho evitou a derrota in extremis e num dia em que a equipa voltou a ficar bem abaixo do que é exigido e mantém-se perto da zona de apuramento europeu — e a verdade é que, com este resultado, já leva seis partidas consecutivas sem perder.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.