Tantos anos depois, a famosa e polémica entrevista que Diana deu à BBC, uma conversa conduzida pelo jornalista Martin Bashir, continua a ser notícia. Esta quinta-feira, a BBC pediu desculpas de forma inequívoca ao secretário particular da princesa de Gales. Patrick Jephson vai ainda receber uma “quantia substancial” enquanto indemnização pela maneira como Bashir obteve a entrevista de 1995.

William acusa: entrevista à BBC em 1995 alimentou “medo, paranoia e isolamento” de princesa Diana

No comunicado emitido pela BBC, e divulgado na imprensa britânica, a emissora “aceita e reconhece que graves danos” foram causados a Patrick Jephson dada a forma como Martin Bashir convenceu Diana a falar publicamente sobre o seu casamento com o príncipe Carlos, herdeiro da coroa britânica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O acordo acontece após serem públicas as descobertas da investigação independente levada a cabo por lorde John Dyson, juiz e antigo membro do Supremo Tribunal britânico, que afirma que funcionários da BBC “mentiram e usaram documentos falsos” para assegurar a dita entrevista. De acordo com esta investigação interna, Bashir — que entretanto abandonou a emissora — “enganou e induziu” Charles Spencer a garantir a entrevista junto da irmã.

Segundo a BBC, Jephson pretende doar toda a “quantia substancial” pelos danos causados a instituições de caridade britânicas.

“Profundamente arrependido”, Martin Bashir comenta polémica entrevista da BBC: “Nunca quis prejudicar Diana”

Em maio do ano passador, Bashir defendia-se, em declarações ao meio britânico Sunday Times: “Nunca quis prejudicar Diana e não acredito que o tenhamos feito”. No entanto, para a história fica a polémica afirmação da mãe dos príncipes William e Harry:  “Bem, éramos três no casamento, era uma multidão”. Ambos os filhos criticaram publicamente as descobertas associadas ao relatório de Dyson.