Quatro meses depois da derrota na Luz frente à Sérvia que impediu a qualificação direta para o Mundial do Qatar, a Seleção Nacional iniciava esta quinta-feira a operação playoff de acesso à fase final do Campeonato do Mundo de 2022 com o anúncio dos convocados para o encontro com a Turquia e, em caso de triunfo, com o vencedor do Itália-Macedónia de Norte. E já se sabia à partida da existência de algumas baixas para esse compromisso, por lesão (Rúben Dias, Nelson Semedo ou Renato Sanches) e por castigo (João Cancelo). Era por isso que esta convocatória deveria promover regressos ou novidades tendo em vista a fase da época.

Portugal vai defrontar Turquia no playoff de apuramento para o Mundial do Qatar (e a seguir pode cruzar com Itália)

Cédric Soares, Gonçalo Inácio e Otávio são as três grandes novidades na lista apresentada por Fernando Santos, que manteve João Cancelo apesar da ausência do lateral no encontro com a Turquia. Além dos três lesionados supracitados, também João Palhinha, médio do Sporting, ficou desta feita fora dos convocados. Raphael Guerreiro, que por questões físicas tinha estado ausente na lista anterior, está também de volta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • Guarda-redes (3): Anthony Lopes (Lyon), Diogo Costa (FC Porto) e Rui Patrício (Roma);
  • Defesas (8): Cédric Soares (Arsenal), Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Manchester City), Gonçalo Inácio (Sporting), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Nuno Mendes (PSG) e Raphael Guerreiro (B. Dortmund);
  • Médios (8): Danilo Pereira (PSG), Matheus Nunes (Sporting), William Carvalho (Betis), Rúben Neves (Wolverhampton), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio (FC Porto), João Moutinho (Wolverhampton) e Bernardo Silva (Manchester City);
  • Avançados (6): Gonçalo Guedes (Valencia), João Félix (Atl. Madrid), André Silva (RB Leipzig), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Diogo Jota (Liverpool) e Rafael Leão (AC Milan)

“Este é um momento para ganhar. Simples. Não é para menos do que isso. Queremos estar no Mundial, é o nosso foco. De todos nós, do povo. Basta ver que há um mês que já não há bilhetes à venda. Não há muita mais conversa. Este é o momento para ganhar, tudo o resto é menos importante”, explicou o técnico nacional após o anúncio dos 25 convocados para o playoff de apuramento para o Campeonato do Mundo.

“Houve um momento de reflexão. Os jogadores têm falado sobre isso. Não seria possível ser o contrário, nós, durante algum tempo, falamos sobre esse assunto. Tudo tem o seu tempo. A partir daí, houve foco total nos jogos. Queremos ir ao Mundial. Aqui é menos importante as questões sobre as individualidades. Alguns acertos têm que se fazer, as questões devem ser colocadas. Vamos passar ideias aos jogadores para se exprimirem dentro de campo. O tempo é o que temos. Temos é de ganhar”, acrescentou Fernando Santos.

De recordar que Portugal vai defrontar a Turquia na próxima quinta-feira, dia 24, às 19h45 no Estádio do Dragão. Caso vença esse primeiro compromisso, o encontro decisivo diante da campeã europeia Itália ou da Macedónia será disputado no dia 29, terça-feira, também às 19h45 no Estádio do Dragão.

Portugal disputa playoff de acesso ao Mundial 2022 em março e a duas eliminatórias. Fernando Santos diz que Seleção “vai estar no Qatar”

Nesta fase existem 15 seleções apuradas para a fase final do Mundial: o Qatar, país organizador do evento que decorre entre novembro e dezembro; Alemanha, Dinamarca, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça e Países Baixos (Europa); Brasil e Argentina (América do Sul); Irão e Coreia do Sul (Ásia).