Não era o pior cenário possível dentro das possibilidades existentes mas pouco faltou para isso: Portugal pode cruzar com a Itália no playoff de apuramento para o Mundial de 2022 caso vença a meia-final. Segundo o sorteio realizado esta sexta-feira, a Seleção vai defrontar em casa a Turquia, no dia 24, e em caso de triunfo encontrará, também como visitado, o vencedor da partida entre Itália e Macedónia do Norte.

Nos restantes envolvendo equipas europeias, num total de 12 equipas para três vagas, o País de Gales vai receber a Áustria e o vencedor deste encontro joga depois em casa com Escócia ou Ucrânia, ao passo que o vencedor do Rússia-Polónia irá definir a vaga restante com quem ganhar entre País de Gales e Áustria. Foi também sorteado que o apurado da América do Sul para o playoff intercontinental vai ter pela frente a equipa representante da Ásia, enquanto o conjunto africano vai defrontar o apurado da Oceânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em termos históricos, Portugal guarda boas memórias da Turquia, tendo ganho seis dos oito encontros realizados, cinco noutras tantas partidas olhando apenas para compromissos oficiais: 5-1 em casa e 1-0 fora na qualificação para o Mundial de 1966; 1-0 na fase de grupos do Europeu de 1996; 2-0 nos quartos do Europeu de 2000; e 2-0 na fase de grupos do Campeonato do Mundo de 2008. Com a Itália o registo é bem mais negativo: em 27 partidas, a Seleção venceu apenas seis, averbando ainda três empates e 18 derrotas. Nos dois últimos jogos, na fase de grupos da Liga das Nações em 2018, Portugal venceu em casa por 1-0 com um golo de André Silva e carimbou o apuramento com um empate sem golos em Itália.

“Não vale a pena falar no assunto Itália, como dizia o Mancini é preciso ganhar antes… Temos de concentrar na vitória frente à Turquia primeiro. Também tem coisas positivas enquanto sorteio como jogar em casa mas primeiro temos de ganhar à Turquia. Isto evita desgastes e nessa fase da época as viagens trazem um pouco mais de dificuldades. Sobre o sorteio, sorteio é sorteio… Turquia? É uma equipa com jogadores de muita qualidade que depois no plano coletivo pode ou não funcionar. Colocam sempre muitos problemas e não vale a pena olhar para o que aconteceu no Europeu. Dentro dos dados que temos, joga em 4x3x3 mas sobretudo temos de nos preparar bem para estes jogos e veremos depois o outro resultado e adversário”, disse Fernando Santos, selecionador nacional, na primeira reação ao sorteio ao canal 11.

“Temos de fazer a preparação, a análise, de como são os estágios… Em relação a jogadores não vale a pena, ainda estamos demasiado longe. Não conhecemos ainda a questão dos cartões, a novidade é que os cartões que existem limpam mas os que estão castigados não podem ir a jogo. Se tiver jogadores que não possam jogar, vamos ver, temos de ponderar. Sem isso, em condições normais, 24 convocados é bom. Mantenho a confiança de que estaremos no Campeonato do Mundo, a minha e a dos jogadores”, acrescentou.

“Foi um sorteio muito difícil para nós. A Macedónia do Norte é muito boa e se ganharmos vamos jogar na Turquia ou em Portugal, que são muito fortes…”, comentou de forma resumida Roberto Mancini, técnico que levou a squadra azzurra à vitória no último Campeonato da Europa na final frente à Inglaterra.