910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Liga Guineense dos Direitos Humanos denuncia rapto do antigo presidente dos Cidadãos Inconformados

Este artigo tem mais de 2 anos

Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou este sábado o rapto de Sana Canté, o antigo presidente dos Cidadãos Inconformados, poucos segundos depois de ter chegado a Bissau, vindo de Portugal.

Bandeira da Guiné-Bissau, em Bissau, na Guiné-Bissau, 16 de maio de 2021. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
i

O advogado Sana Canté, ex-presidente do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados, viajou este sábado para Bissau para participar no congresso do PAIGC

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

O advogado Sana Canté, ex-presidente do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados, viajou este sábado para Bissau para participar no congresso do PAIGC

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

A Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou este sábado o rapto do antigo presidente do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados, o advogado Sana Canté, que estava a chegar de Portugal ao país.

“A LGDH exige a libertação imediata do ativista político Sana Canté”, lê-se num comunicado da organização dirigida pelo também advogado Augusto Mário da Silva, no Facebook.

“As últimas informações disponíveis dão conta do rapto do cidadão nacional e ativista político Sana Canté poucos minutos depois de ter chegado à Bissau proveniente de Portugal”, precisou ainda a Liga.

Sana Canté filiou-se no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e ultimamente tem aparecido nas ações políticas, um pouco por toda a Europa, a favor daquela formação política.

A Liga exigiu a libertação do ativista e a salvaguarda da sua integridade física, bem como a descoberta pela polícia dos autores de um “ato covarde e criminoso”.

Fonte do PAIGC disse à Lusa que Sana Canté chegou este sábado a Bissau enquanto delegado ao 10.º congresso do partido, que deveria ter começado também este sábado, mas que acabou por não arrancar devido à ação da polícia que na sexta-feira interrompeu uma reunião do Comité Central do partido.

O Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados é uma organização criada por Sana Canté e outros ativistas jovens em 2015 para fazer frente ao que consideram de desmandos das autoridades contra a população civil, nomeadamente no que concerne aos atropelos às leis do país e à democracia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.