776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"O desafio é não pensar 'Agora comia um bitoque'". Encanto, o novo restaurante 100% vegetariano de José Avillez

Este artigo tem mais de 2 anos

Ocupa o espaço do Belcanto original e quer dar a conhecer uma ementa única e totalmente vegetariana. A decoração é do Studio Astolfi, a comida do Avillez de sempre.

Novo retaurante do chefe José Avillez - Encanto - no Chiado. 17 de Março de 2022 Chiado, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR
i

O Encanto ocupa o espaço que já pertenceu ao restaurante Canto que teve uma curta vida por causa da pandemia

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

O Encanto ocupa o espaço que já pertenceu ao restaurante Canto que teve uma curta vida por causa da pandemia

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Do Belcanto se fez Canto e, agora, Encanto. “Porque a história tinha de continuar”, José Avillez arregaçou as mangas e deu azo à criatividade tendo como estrelas da companhia os vegetais e colocando definitivamente de lado a proteína animal. Mas que ninguém fique com a ideia errada, o novo restaurante do famoso chef não é necessariamente para vegetarianos, mas sim para todos aqueles capazes de aceitar o desafio proposto: chegar ao fim dos 12 momentos do menu único “sem sentirem falta de comer um bitoque no final”. Doze snacks, pratos principais e sobremesas depois confirmamos a falta que a carne, o peixe ou marisco não nos faz.

A história

Muito antes de se deixar encantar pelos vegetais, José Avillez fez furor com o Belcanto. Ao leme desta cozinha desde 2012, o restaurante que catapultou o chef para o firmamento Michelin mudou de morada em 2019, mas não foi para muito longe, saltando para a porta ao lado e mantendo-se no coração do Chiado. Desde então, o espaço que durante anos acolheu o primeiro duas estrelas de Lisboa foi sofrendo alterações. Três meses antes da crise sanitária deixar a restauração com os nervos em franja, o espaço reabria com o nome “Canto”, um projeto de curta vida que tentou casar a comida de Avillez com a curadoria musical de Ana Moura e António Zambujo. O modelo de negócio não conseguiu ajustar-se aos tempos de grande imprevisibilidade e outra identidade foi criada: saíram as performances ao vivo e a cozinha descontraída e entraram os verdes trabalhados sobre a égide da alta cozinha.

Foram 3 meses espetaculares, uma cozinha mais tradicional portuguesa com música todas as noites. Passaram por lá dezenas e dezenas de artistas portugueses, alguns internacionais, foram noites fantásticas. De repente, aparece a pandemia. É um modelo de negócio que deixa de funcionar sem sabermos quando é que pode voltar a funcionar… Honestamente, foi pensado para promover acima de tudo a ligação entre a cultura e a gastronomia. E do Belcanto passa para o Canto… e, depois, começo a pensar no Encanto, porque a história tinha de continuar”, diz ao Observador.

Novo retaurante do chefe José Avillez - Encanto - no Chiado. 17 de Março de 2022 Chiado, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

O chef José Avillez fotografado no novo restaurante

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

No arranque de 2021, o grupo encerrou temporariamente todos os restaurantes, sendo que seis não voltaram a funcionar. Já o conceito do Encanto foi pela primeira vez falado há cerca de um ano, mas a pandemia mexeu com os planos e com a data de abertura do novo restaurante de Avillez. A dificuldade em assegurar dois meses estabilizados, seguidos, de negócio empurrou a estreia gastronómica para março de 2022: foi tempo suficiente para pensar e repensar. Como em todos os projetos do chef, mudanças significativas foram feitas nas semanas finais. “Até há dois meses, na minha cabeça, este não era um restaurante 100% vegetariano, mas isto poderia ter acontecido também em maio do ano passado, quando fôssemos para os ‘finalmentes’. Umas semanas antes das provas sérias dos menus chegámos à conclusão que conseguíamos oferecer uma ótima proposta sem ter carne, peixe ou marisco”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O espaço

A decoração do espaço, a cargo do Studio Astolfi, foi primeiramente pensada para o Canto e só depois atualizada já por causa do Encanto. Mudam-se os conceitos gastronómicos, mas a peça central continua a mesma: o cabinet que forra e adorna a sala em forma de “u”. É impossível não olhá-lo com alguma dedicação para perceber os muitos objetos que o complementam — se antes eram da esfera musical, alusivos ao trio Ana Moura, António Zambujo e Avillez —, agora todos eles referem-se ao mundo vegetal (ei-los, o regador, o chapéu de palha, a loiça em cerâmica a piscar o olho ao tema e ainda os talheres em madeira em formato XXL). “O cabinet atravessa o teto, abraça o espaço”, assegura Joana Astolfi.

Novo retaurante do chefe José Avillez - Encanto - no Chiado. 17 de Março de 2022 Chiado, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR Novo retaurante do chefe José Avillez - Encanto - no Chiado. 17 de Março de 2022 Chiado, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR Novo retaurante do chefe José Avillez - Encanto - no Chiado. 17 de Março de 2022 Chiado, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR Novo retaurante do chefe José Avillez - Encanto - no Chiado. 17 de Março de 2022 Chiado, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

A decoração ficou a cargo do Studio Astolfi e o ambiente é dominado por madeiras escuras e cortinas de veludo

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Astolfi fala num”espaço de alta-costura”, um restaurante com um “feeling noturno”, mas também “teatral, experiencial, sensorial e mais misterioso” e ainda “voyeurista”. Os adjetivos refletem a escolha de materiais: da madeira escura nos tampos das mesas, no chão e nas paredes ao tom azul escuro que também domina o ambiente, sem esquecer as cortinas de veludo que nos escudam do mundo exterior. Outro feature que marca o ambiente são as paredes laterais revestidas a folha de carvalho às quais foi adicionado um padrão de leques e penas pintados à mão. A iluminação é integrada e aplicada a dois níveis, incluindo candeeiros que emitem umaa luz mais quente e acolhedora.

A comida

“O Encanto vai um pouco ao encontro de vários pedidos que temos cada vez mais no Belcanto, de menus vegetarianos ou vegan”, comenta Avillez. O novo restaurante, cujo arranque oficial aconteceu na passada quarta-feira, reflete uma tendência na alimentação que, em alguns pontos do globo, aponta para a sustentabilidade do que se come. Longe de ser um statement anti-carne ou anti-peixe, até porque fundamentalismos não entram no seu léxico gastronómico, Avillez assume que a tentação em ter proteína animal foi muita. Ao menu único que existe no Encanto começou por tirar a carne. Só depois percebeu que a carta 100% vegetariana acabaria por deixá-lo “muito satisfeito”. Mas antes foram meses de testes até porque certezas eram precisas: “Acima de tudo, este é um desafio que lançámos a nós próprios. Conseguir fazer um menu de qualidade em que a pessoa sai a pensar que teve uma grande refeição independentemente de ser ou não vegetariana. Vamos estar em constante evolução, sabemos que vamos melhorar, mas estou muito feliz com os testes e com o primeiro dia”.

O menu único 100% vegetariano aplicado ao fine dining resulta, tanto quanto sabe, num projeto inédito em Portugal, ao mesmo tempo que reconhece a existência de restaurantes a dar cartas interessantes nesta categoria gastronómica. No Encanto, a ideia passa por promover o produto sem que esteja “demasiado mascarado com especiarias”. Ao trabalho de criatividade há muita técnica associada, garante ainda. “O Encanto é um bocadinho o Belcanto há uns anos mas sem a proteína animal. Marca uma nova era da alta cozinha que também pode ser vegetariana.”

Novo retaurante do chefe José Avillez - Encanto - no Chiado. 17 de Março de 2022 Chiado, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR Novo retaurante do chefe José Avillez - Encanto - no Chiado. 17 de Março de 2022 Chiado, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR Novo retaurante do chefe José Avillez - Encanto - no Chiado. 17 de Março de 2022 Chiado, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR Novo retaurante do chefe José Avillez - Encanto - no Chiado. 17 de Março de 2022 Chiado, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Existe apenas um menu, de cerca de 12 momentos, 100% vegetariano

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

A conjugação de texturas e o jogo de contrastes são protagonistas em cada um dos 12 momentos que compõem o menu que apresenta uma “estrutura mais ou menos clássica”, com snacks, entradas frias e quentes, pratos considerados como principais e sobremesas. A carta poderá parecer, à primeira vista, invulgar dada a descrição enigmática dos ingredientes — da “gema confit, tupinambo, caldo de feijão e trufa” ao “arroz, trufa preta, espinafres e manteiga de ovelha” —, mas as dúvidas são desfeitas assim que a comida chega à mesa na companhia de uma explicação: do que é e de como se come (no caso dos snacks, por exemplo, há uma ordem que maximiza a degustação).

No Encanto, a equipa trabalha com legumes da estação, sazonais e sustentáveis, vindos de pequenos produtores de diferentes pontos do país. A matriz portuguesa, com influências do mundo, está presente no menu que goza de legumes, folhas, sementes, algas, cogumelos, flores, frutos, ovos e queijos. “Há momento que é um creme de tremoço com uma azevia de favas. Neste caso, é um pastel de massa tenra de favas que vem com um creme de tremoço. Faz-me lembrar a primeira vez que fui ao Líbano há já vários anos, entrei numa cantina libanesa e puseram-me em cima da mesa tremoços e favas ainda na vagem para eu abrir e comê-las cruas. Depois temos um prato de cenoura com temperos algarvios, com leite de pinhão de Alcácer do Sal. Isto é completamente português, faz-nos viajar para aqueles pinhões acabados de partir”, exemplifica.

Fermentações, crocantes feitos a partir de farinhas de arroz e mandioca, e sumos de vegetais fazem parte da proposta gastronómica. O chef explica ainda como usa a manteiga de cacau para fazer um pequeno invólucro para um “ovo de ouro”, que é uma alusão a um prato emblemático do Belcanto — mas este é um ovo de húmus. Destaque ainda para o amendoim crocante com influências tailandesas. Nas bebidas dominam os vinhos de menor intervenção, na sua grande maioria portugueses, escolhidos pelo sommelier Francisco Cunha, mas também cervejas artesanais ou sumos, infusões e kombuchas caseiros.

“Acima de tudo, o grande desafio é a pessoa fazer o menu e não sentir falta da carne. Não estar a meio do menu a pensar ‘Agora comia um bife ou um peixe grelhado’. O feedback, ainda muito curto, é que as pessoas ficam muito contentes com o menu, ficam surpreendidas e, de facto, não sentem falta de comer o bitoque no fim.”

O que interessa saber

Mostrar Esconder

Nome: Encanto

Abriu: a 17 de março

Onde fica: Largo de São Carlos, 10, Lisboa

O que é: um restaurante com um menu único 100% vegetariano no mesmo local onde antes estava o famoso Belcanto

Quem manda: José Avillez

Quanto custa: o menu de 12 momentos custa 95 euros por pessoa, sem bebidas; o menu de vinhos é 45 euros para cinco momentos e 65 euros para oito momentos

Uma dica: deixe-se levar pelas sugestões vínicas do sommelier da casa

Contacto: 211 626 310

Horário: terça a sábado, das 19h às 22h30

Links importantes: encantojoseavillez.pt (reservas) e encanto_joseavillez (Instagram)

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora