A marca ucraniana de moda Milla Nova, conhecida sobretudo pelos vestidos de noiva, está a produzir também peças de vestuário para os soldados e médicos ucranianos, num esforço para ajudar na resistência à invasão russa.

Além de tornarmos as noivas ao redor do mundo felizes, estamos focados em salvar o nosso país”, afirmou a CEO da empresa, Ulyana Kyrychuk.

Segundo contou a CEO à CNN na sexta-feira, a empresa tinha já feito 1.500 peças. Para tal, escreve a CNN, as funcionárias têm “trabalhado fora de horas para ajudar a criar a roupa para apoiar os esforços de defesa da Ucrânia, além dos seus compromissos habituais”.

A Milla Nova tem atualmente 600 trabalhadores, dos quais 98% são mulheres. Àquelas que trabalhavam em Lviv — onde está localizada a sede da empresa — foi dada a hipótese de se mudarem para a Polónia, onde foi construída uma fábrica para albergar as funcionárias, assim como condições de alojamento não só para as mulheres como para os seus filhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até dia 18, tinham-se deslocado para o país vizinho 70 funcionárias, sendo que cerca de 450 tinham permanecido em Lviv. Na Polónia, o foco principal tem sido produzir vestidos de noiva em amarelo e azul, uma edição especial com vista a apoiar a Ucrânia.

O meu objetivo principal enquanto CEO é proteger as pessoas e assegurar o seu dia de amanhã“, afirmou. Ulyana Kyrychuk explicou igualmente que a empresa está preparada para aceitar novos funcionários do leste da Ucrânia que se tenham tornado refugiados.

Estes vestidos serão depois vendidos como NFT’s de modo a angariar fundos destinados à Ucrânia. No futuro, a Milla Nova quer dar destaque, explicou ainda a CEO, não ao apoio ao exército ucraniano, mas sim à reconstrução das cidades.

Algumas funcionárias optaram ainda por se refugiar noutros países da Europa, e a empresa, segundo Ulyana Kyrychuk,