Kim Jong-un a envergar um casaco de cabedal, com óculos escuros, a andar em câmara lenta e rodeado de militares. Foi assim que a Coreia do Norte confirmou esta sexta-feira o lançamento de um míssil balístico intercontinental, operação que contou com a supervisão do líder do país.

Com uma trilha sonora intensa, como se de um verdadeiro filme de Hollywood se tratasse, o vídeo divulgado mostra Kim Jong-un e os militares a olharem para os seus relógios antes do lançamento do míssil.

Uma contagem decrescente começa e, em menos de nada, o míssil Hwasong-17 é disparado para o céu. Assim que o lançamento se concretiza, o líder norte-coreano comemora, sorrindo e aplaudindo, na presença dos seus dois principais assessores.

Na cena seguinte, que encerra o vídeo, Kim Jong-un aparece a sorrir enquanto caminha na pista do Aeroporto Internacional de Pyongyang, lado a lado com os soldados.

O disparo do míssil Hwasong-17 mostra, no entender de Kim Jong-un, que a Coreia do Norte continua a desenvolver novas armas que sejam poderosas dissuasoras “ante uma guerra nuclear”. O lançamento tornará “o mundo claramente consciente do poder das forças armadas do país”, diz o líder, citado pela Sky News.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Coreia do Norte confirma que a cidade de Pyongyang fez na quinta-feira o primeiro teste dos proibidos mísseis balísticos de longo alcance norte-coreanos desde 2017.

Coreia do Norte dispara míssil balístico intercontinental. Primeiro lançamento desde 2017

O ministério da Defesa do Japão tinha notificado o lançamento esclarecendo que o míssil voou durante 71 minutos a uma altura máxima de 6.248 quilómetros em 4.052 segundos.

O novo teste norte-coreano indignou vários países, com o Ministério da Defesa japonês a alertar que o projétil caiu na zona económica exclusiva marítima do Japão.