Kim Jong Un

Kim Jong Un

Kim Jong-un inspeciona novo submarino

O submarino vai ser lançado no mar do Leste, confirmou a agência de notícias norte-coreana. Não há informações sobre o sistema de armas que o submarino continha ou onde e quando a inspeção ocorreu.
Kim Jong Un

Como consegue Kim Jong-un ter carros de luxo?

817
Coreia do Norte não pode importar bens de luxo. Mas o líder tem carros milionários. Como? Relatório e vídeo mostram viagem complexa onde o navio desligou sistema de localização em alto mar.
Papa Francisco

Papa aplaudiu encontro de Trump com Kim Jong-un  

Líder da Igreja Católica disse que se tratou de um "bom exemplo da cultura do encontro". Reunião foi histórica porque Trump se tornou o primeiro presidente americano a pisar solo norte-coreano.
Coreia do Norte

Kim critica evento organizado pela Coreia do Norte

Kim Jong-Un não gostou do que viu na inauguração dos "jogos em massa" e criticou o "espírito errado" dos organizadores. A irmã mais nova apareceu pela primeira vez em 50 dias. Jogos foram suspensos.
Crime

Acusada de assassinar Kim-Jong-nam foi libertada 

A vietnamita Doan Thi Huong, detida há mais de dois anos acusada do assassinato do meio-irmão de Kim Jong-un, foi esta sexta feira libertada em resultado do seu "bom comportamento".
Mercedes-Benz

Mercedes recusa-se a vender Classe S a Kim Jong-un

751
Como muitos outros, o líder norte-coreano revela preferência pelas limusinas Classe S da Mercedes. Mas a marca não lhas vende, obrigando-o a adquiri-las no mercado de usados ou de forma mais criativa.
Kim Jong Un

Kim Jong-un acusa EUA de má fé 

O líder da Coreia do Norte teceu críticas à atitude dos EUA. Kim Jong-un acusou os americanos de "má fé" e sublinhou que a paz e segurança do seu país dependem da atitude futura dos Estados Unidos.
Coreia do Norte

Kim Jong-un pede mudança de atitude a Trump

Kim Jong-un diz que só aceita reunir-se com o presidente dos EUA se houver uma mudança de atitude. Trump diz que quer "ver a Coreia do Norte tornar-se numa das nações mais bem sucedidas do mundo".
Coreia do Norte

Mulher acusada de matar Kim Jong-nam libertada

Siti Aisyah, indonésia, e Doan Thi Huong, vietnamita, estavam detidas há dois anos na Malásia sob suspeita de matarem o meio-irmão do líder norte-coreano. Uma foi libertada, a outra não.
Coreia do Norte

Pais culpam Kim Jong-un por morte do filho

Caso do jovem norte-americano que morreu após detenção na Coreia do Norte recordado pelos seus pais 24 horas após falhanço da cimeira entre Trump e Kim Jong-un.
Coreia do Norte

Trump e Kim: muito amor, pouca ação. Será agora? /premium

141
Os dois líderes já estão em Hanói para a sua segunda cimeira. Desde a reunião de Singapura, Trump diz que a tensão desceu e o amor aumentou. Mas tudo indica que Kim está a traí-lo.
União Europeia

O nosso regime ainda é deste mundo? /premium

203
O nosso regime assenta, desde 1976, na premissa da solidariedade do Ocidente, tal como existiu durante a Guerra Fria e nos anos 90. Num mundo menos internacionalista, que poderá acontecer ao regime?
Cimeiras

Hanói em festa para receber cimeira Trump/Kim

Trump e Kim reúnem-se esta quarta e quinta-feira, visando pôr fim ao programa nuclear norte-coreano. Esta será uma cimeira de grande foco mediático e será decisiva para a paz na Ásia.
Donald Trump

Trump e Jong-un inspiram hambúrgueres em Hanói

Um chef irlandês decidiu inovar e aproveitar a ida de Donald Trump e Kim Jong-un a Hanói para criar dois hambúgeres relacionados com os dois chefes de Estado que se reúnem em mais uma cimeira de paz.
Kim Jong Un

Kim Jong-un visita Vietname 

O líder Kim Jong-un vai reunir-se no dia 25 de fevereiro com o Presidente do Vietname. Será a primeira visita de um líder norte-coreano ao Vietname desde a reunificação do país, em 1975.
Cimeiras

Cimeira Trump e Jong-un: local e data para breve

O Vietname está a ser considerado como uma hipótese para o encontro, a par da Tailândia, Havai e Singapura. Singapura recebeu a primeira cimeira entre Trump e Jong-un, a 12 de junho de 2018.
Coreia do Norte

Kim Jong-un acerta estratégias com China em visita

O líder norte-coreano chegou esta terça-feira a Pequim para uma visita oficial, num esforço para acertar estratégias com o único grande aliado, antes de uma segunda cimeira com o Presidente dos EUA.
Coreia do Norte

Kim Jong Un faz nova visita-surpresa à China

A passagem de um comboio especial pela fronteira entre a China e a Coreia do Norte tinha levantado suspeitas de que poderia transportar Kim, como fez no passado. A informação foi agora confirmada.
Kim Jong Un

Kim pede a suspensão das sanções dos EUA

Durante o discurso de ano novo, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, admitiu uma segunda cimeira com Trump em 2019, mas apelou também ao fim dos exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul.
Presidente Trump

Trump e Kim reunem-se "em janeiro ou fevereiro"

Em setembro, havia planos para programar uma segunda cimeira com Kim Jong-un, mas o impasse nas negociações adiou a reunião, que daria continuidade ao histórico encontro de Singapura, em junho.
Coreia do Norte

Kim Jong-un quer criar cidade na fronteira chinesa

Kim Jong-un, deu instruções para o desenvolvimento de infraestruturas em Sinuiju, a principal cidade fronteiriça com a China. O plano de renovação da cidade passa pela melhoria das áreas industriais
Kim Jong Un

Kim Jong-un vai visitar Seul "em breve"

O líder da Coreia do Sul já tinha revelado que Kim Jong-un acordara visitar Seul ainda este ano, quando ambos se reuniram em Pyongyang em setembro.
Donald Trump

Trump reforça confiança em Kim Jong Un

Em entrevista no programa "60 Minutes", do canal CBSNews, Donald Trump reafirma a boa relação com Kim Jong Un. O presidente fala da morte do jornalista, mas não especifica penalizações.
Coreia do Norte

Kim Jong-un convida Papa a visitar Coreia do Norte

327
Agência de notícias sul-coreana avança que o líder da Coreia do Norte gostaria de receber o Papa Francisco no país. Um convite que será reforçado durante a visita do homólogo sul-coreano ao Vaticano.
Donald Trump

Trump promete s cimeira com Kim "muito brevemente"

"Tenho a impressão de que teremos uma segunda cimeira muito brevemente", disse esta segunda-feira o presidente dos Estados Unidos, à margem da Assembleia-Geral anual da ONU.
Mundo

Coreias abrem gabinete para facilitar comunicação

O primeiro gabinete de ligação foi aberto na cidade fronteiriça de Kaesong, na Coreia do Norte. O presidente sul-coreano Moon Jae-in vai visitar a vizinha Coreia durante a próxima semana.
Presidente Trump

Donald Trump recebe carta de Kim Jong-un

O presidente norte-americano, Donald Trump, revelou esta quinta-feira através do Twitter ter recebido uma carta do líder norte-coreano, Kim Jong-un, deixando no ar a possibilidade de um novo encontro.
Estados Unidos da América

Trump agradece entrega de restos de soldados

Os caixões foram recebidos "com solenidade" por uma guarda de honra e esperam agora pela cerimónia oficial de repatriação que a Administração dos EUA vai realizar no próximo dia 1 de agosto.
Coreia do Norte

EUA. Pyongyang entrega restos mortais de soldados

Um avião militar dos Estados Unidos aterrou numa base aérea sul-coreana, após ter recolhido, na Coreia do Norte, restos mortais de soldados norte-americanos que combateram na Guerra da Coreia.
Coreia do Norte

Coreia desmantela pista de lançamento de mísseis 

A medida vai ao encontro das promessas feitas por Kim Jon Un a Donald Trump em Singapura e surge numa altura em que os esforços de desnuclearização por parte de Pyongyang estavam a ser questionados.
Presidente Trump

Trump: Pompeo vai dar a Kim-Jong Un "Rocket Man"

Na terceira visita à Coreia do Norte, Mike Pompeo, o secretário de Estado norte-americano, leva para Kim Jong-Un um presente de Donald Trump: um CD de Elton John com a música Rocket Man.
Kim Jong Un

Suspeitas de matar irmão de Kim foram treinadas

Kim Jong-nam, meio-irmão do líder norte-coreano, foi envenenado no aeroporto de Kuala Lumpur. As duas suspeitas do seu assassinato foram treinadas para utilizar o agente neurotóxico, disse a acusação.
Jornalismo

Das "fake news" aos "fake comments" /premium

266
A presidência de Trump teve o efeito de trazer para a luz do dia o sectarismo e a vulgaridade de uma elite despeitada por os cidadãos americanos terem votado contra as suas instruções.
Donald Trump

A política como "showbiz" /premium

O Presidente dos EUA é capaz de ganhar – ou, pelo menos, não perder – votos na terra dele, enquanto a Europa que se crê alfabetizada continuará a dar más notas a um Trump que considera semi-iletrado.
Diplomacia

Trump e Kim aceitam convite para visita

"Kim Jong-un convidou Trump a efetuar uma visita a Pyongyang em altura oportuna e Trump convidou Kim Jong-un a ir aos EUA", avançou a KCNA. Os dirigentes "aceitaram com prazer os seus convites".
Coreia do Norte

Vídeo: 4 momentos de um encontro histórico 

106
O mundo esperou por este momento. Entre três reuniões, um almoço e um passeio, Donald Trump e Kim Jong-un deram apertos de mão e trocaram sorrisos. Estas são as imagens de um encontro histórico.
Coreia do Norte

Quem é quem? Os homens dos presidentes à mesa

Depois de uma primeira reunião a sós, Kim Jong-un e Donald Trump passaram a uma reunião alargada com os seus conselheiros. Veja quem são as dez pessoas sentadas à mesa nesta cimeira histórica.
Marcelo Rebelo de Sousa

Cimeira entre Trump e Kim "é bom que exista"

"É bom que exista, que tenha sucesso, que haja um passo fundamental para a paz no mundo", disse Marcelo Rebelo de Sousa sobre a cimeira entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, esta terça-feira.
António Guterres

Guterres confiante na paz entre Trump e Kim 

"O mundo está a seguir de perto o que se vai passar dentro de horas em Singapura", disse António Guterres à imprensa na véspera da histórica cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.
Coreia do Norte

Os 335 dias mais tensos entre EUA e Pyongyang /premium

Em 1968 o navio-espião USS Pueblo foi capturado pela Coreia do Norte sem dar resposta. Falámos com um tripulante, que foi torturado durante quase um ano. Hoje, o navio é atração turística em Pyongyang
Donald Trump

Guia para compreender a cimeira histórica 

Onde, quando, a que horas e o que se vai discutir. Preparámos um pequeno guia para ajudar a compreender a cimeira história, entre Trump e Kim, da próxima terça-feira.
Coreia do Norte

Kim aterra em Singapura 48 horas antes da cimeira

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou a Singapura, dois dias antes do encontro com o Presidente dos EUA, Donald Trump, após três meses de preparativos marcados por avanços e recuos.
Diplomacia

"Está tudo pronto" para a cimeira de Trump com Kim

A cimeira, que decorrerá terça-feira em Singapura, será "muito mais que uma sessão de fotos" perante os "media", prometeu o Presidente norte-americano. Trump admite visita de Kim Jong Un aos EUA.
Diplomacia

Trump e Kim Jong-un: encontro já tem hora e hotel

Encontro entre os líderes norte-coreano e norte-americano vai decorrer às 9h00 de Singapura, no dia 12 de junho, no Shangri-La Hotel. Casa Branca diz que o encontro "é um começo".
Estados Unidos da América

Onde se vai sentar Kim? O protocolo da cimeira

Há questões importantes que envolvem a cimeira inédita entre Trump e Kim Jong-un. E depois há as outras. Quem se senta onde? Quem paga? O que se bebe no brinde? Resta uma semana para acertar agulhas.
Coreia do Norte

Kim Jong-un reafirma plano de "desnuclearização"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reforçou o compromisso "consistente e imutável" para a desnuclearização da península da Coreia, informou hoje a agência estatal de notícias KCNA.
Kim Jong Un

Ministro russo reúne-se com líder norte-coreano

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia reuniu-se em Pyongyang com o chefe de Estado norte-coreano, durante o período de preparação da cimeira entre Kim Jong-un e Donald Trump.
Kim Jong Un

Pompeo e 'braço direito' de Kim começam reunião

O encontro entre o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, e o braço direito do líder norte-coreano, Kim Jong-un, começou na quarta-feira à noite, para preparar a cimeira deste com Trump.
Coreia do Norte

Casa Branca continua preparação da cimeira

A porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders confirmou que o secretário de Estado, Mike Pompeo, vai reunir-se "esta semana em Nova Iorque" com Kim Yong Chol, vice-presidente da Coreia do Norte.
Presidente Trump

Trump cancela a cimeira com a Coreia do Norte

Em carta enviada a Kim Jong-un, divulgada pela Casa Branca, o presidente norte-americano diz sentir que não é apropriado realizar o encontro nesta altura. Trump fala em "raiva tremenda" e hostilidade.
Presidente Trump

Comentários de Pence? "Estúpidos", diz Coreia

Depois dos avisos do vice-presidente dos EUA sobre as negociações para a desnuclearização da Coreia do Norte, o regime de Kim Jong-un reagiu: comentários são "estúpidos" e hipotecam cimeira.
Presidente Trump

Trump assume que cimeira corre risco de ser adiada

Cimeira de líderes agendada para 12 de junho está em risco, depois das recentes trocas de declarações entre responsáveis dos EUA e da Coreia do Norte. Trump recebeu líder sul-coreano esta terça-feira.
Donald Trump

Trump: Kim-Jong Un pode sofrer como Kadhafi

135
Donald Trump afirmou que os Estados Unidos da América podem utilizar com Kim-Jong un "o mesmo modelo" que utilizaram com Kadhafi, o antigo ditador da Líbia que foi assassinado.
Coreia do Norte

Coreia do Norte fecha central de testes nucleares

A promessa será executada entre 23 e 25 de maio, conforme avançam os media estatais da Coreia do Norte. Mas, apesar da aproximação, nem todas as palavras de Pyongyang para os EUA são meigas.
Estados Unidos da América

O que já se sabe sobre a cimeira Trump-Kim

12 de junho, Singapura, Donald Trump e Kim Jong-un. A data e o local estão marcados e já se sabem alguns pormenores sobre a histórica cimeira que vai unir Estados Unidos e Coreia do Norte.
Relações Internacionais

ONU saúda cimeira entre Trump e Kim

As Nações Unidas manifestaram o seu apoio ao encontro previsto entre os presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte e congratulou-se pela libertação de norte-americanos presos por Pyongyang.
Presidente Trump

Cimeira EUA-Coreia do Norte a 12 de junho

Donald Trump e Kim Jong-un encontram-se a 12 de junho em Singapura. O anúncio da data oficial surge no dia em que foram libertados três prisioneiros norte-americanos na Coreia do Norte.
Diplomacia

Kim diz que encontro com Trump é "histórico"

Kim Jong-un qualificou o seu próximo encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump, de evento "histórico", durante conversações que manteve com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.
Presidente Trump

Coreia do Norte liberta três norte-americanos

Trump anunciou que os três homens, que estavam detidos numa prisão norte-coreana, estão num voo de regresso aos EUA. Data e local da cimeira com Kim Jong-un também já estão agendados.
Diplomacia

Kim e Trump. China espera cimeira sem contratempos

O porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros, Geng Shuang, reafirmou o desejo de Pequim de que a cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un "decorra sem contratempos, de acordo com o previsto".
Coreia do Norte

Quem são os guardas que vivem por Kim Jong-un?

136
Deram nas vistas ao correrem ao lado do carro de Kim Jong-un e fazem parte de uma elite. Foram escolhidos a dedo para terem uma única missão de vida: proteger, ao milímetro, o seu líder.
Coreia do Norte

Os três prisioneiros que Kim Jong-un deve libertar

Kim Jong-un deve libertar em breve três prisioneiros norte-americanos, num ato de boa vontade que antecede a cimeira com Donald Trump. Mas quem são estes três homens presos na Coreia do Norte?
Cimeiras

Os "espiões" que estão a ajudar a preparar cimeira

Serviços de informações norte-americanos querem ouvir todos -- e não são muitos -- os que tiveram acesso ao universo mais restrito de Kim Jong-un. Encontro com Trump deve acontecer em breve.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)