806kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Kim Jong Un

Armamento Nuclear

Kim Jong-un lança teste de contra-ataque nuclear

Num segundo lançamento em menos de uma semana a Coreia do Norte testou "lançadores múltiplos de mísseis muito grandes", que "atingiram o alvo" a 352 quilómetros.
Guerra na Ucrânia

"Atentado pode ser usado eficazmente por Putin" 

Katie Stallard diz que Rússia pode usar atentado no Crocus City Hall para fins de propaganda. Autora do livro "A Dança dos Ossos" explica como Putin, Xi e Kim usam a História para se manter no poder.
Guerra na Ucrânia

Putin oferece carro de luxo a líder norte-coreano 

O presente de fabrico russo poderá violar a resolução do Conselho de Segurança da ONU que proíbe o fornecimento de artigos de luxo à Coreia do Norte, aprovada em 2017 com voto favorável da Rússia.
Coreia do Norte

Coreia do Norte lança mísseis para o Mar Amarelo

Coreia do Norte disparou vários mísseis de cruzeiro, que não são objeto de sanções da ONU, para o mar Amarelo cerca das 7h locais, enquanto decorrem, em paralelo, exercícios militares sul-coreanos.
Coreia do Norte

Seul retalia "cem vezes mais" se Pyongyang atacar

“Se a Coreia do Norte nos provocar, retaliaremos cem vezes mais”, referiu Yoon Suk-yeol. Já Kim Jong-un afirmou que “se a Coreia do Sul violar espaço aéreo ou mar, será considerada uma provocação”.
Coreia do Norte

Jong-un visita fábrica de lançadores de mísseis

Kim Jong-un visitou uma fábrica de produção de plataformas TEL, destinadas ao lançamento dos mísseis balísticos de longo alcance Hwasong-17 e Hwasong-18 e foi informado sobre os detalhes da produção.
Kim Jong Un

Coreia do Norte rejeita reconciliação com Seul

Kim Jong-un rejeitou cenário de reconciliação com o vizinho do sul. "Acho que é um erro que não deveríamos cometer", disse líder norte-coreano, citado pela agência de notícias estatal.
Kim Jong Un

Pyongyang quer intensificar preparativos de guerra

Kim Jong-un disse ao exército e aos setores de munições, armas nucleares e proteção civil para "acelerar ainda mais os preparativos para a guerra", perante a tensão "sem precedentes" na península.
Guerra na Ucrânia

As prendas oferecidas pela Rússia a Kim Jong-un

O líder norte-coreano terminou este domingo a visita de seis dias à Rússia. Além da viagem num comboio luxuoso, foi presenteado com uma luva de astronauta e um "conjunto de roupas especiais".
Noticiário

10h. Kim Jong-un termina viagem à Rússia

Ao longo da última semana, Kim Jong-un encontrou-se com o presidente Putin e visitou importantes instalações militares e tecnológicas. Ainda, o balanço das cheias na Líbia, uma semana depois.
A História do Dia

Que amizade é esta entre Kim e Vladimir?

Os líderes norte-coreano e russo reuniram-se num cosmódromo no leste da Rússia. Precisam um do outro, mas que perigos traz esta aliança ao mundo? Uma conversa com a jornalista Ana Kotowicz.
Atualidade

Kim e Putin “juntos na luta contra o imperialismo”

O encontro entre os dois líderes levanta receios entre as administrações sul-coreana e norte-americana sobre um possível fornecimento de armas e munições da Coreia do Norte à Rússia.
Isaltino Morais

Um nada banal Isaltinto Morais

Isaltino garantiu que, muitas vezes, bebe só um copo de água e petisca uma salada. Está bem, está. Mas aquele ar robustinho engana alguém? Mais depressa se apanha um Isaltino que um Pêra Manca.
Ocidente

Os aliados naturais de Vladimir Putin

Xi Jinping aguarda o momento de ser chamado à cena. Em nome de um Mundo pós-hegemónico. Oxalá que, na Terra do Tio Sam, a gerontocracia que luta pela liderança tenha um fugaz lampejo de clarividência.
Kim Jong Un

As imagens de Kim Jong-un a caminho da Rússia

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, já chegou à Rússia, onde se vai reunir com o Presidente, Vladimir Putin. A única vez que Kim e Putin se encontraram pessoalmente foi em 2019.
Guerra na Ucrânia

Putin e Kim Jong-un vão debater temas "sensíveis"

"Sendo vizinhos, os países também cooperam em áreas sensíveis, que não devem ser objeto de divulgação", diz porta-voz do Kremlin. Ajuda humanitária à Coreia do Norte poderá ser um dos temas abordados.
O Domínio da Guerra

Coreia do Norte e Rússia podem ser parceiras?

Coreia do Norte tem aparecido como último refúgio para "parceiro de armamento" para a Rússia, depois de esta eliminar os seus aliados. Solidariedade da NATO com Roménia pode ser perigosa? "Fez bem".
Gabinete de Guerra

"A Rússia está claramente a precisar de munições"

O diálogo com a Coreia do Norte "é a prova disso: um país que não tem nada a perder é uma das únicas alternativas". Análise do historiador Bruno Cardoso Reis aos últimos avanços da guerra na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Kim Jong-un reforça mísseis antes de exercício 

Kim Jong-un aumentou a produção de mísseis, avança a agência norte-americana KCNA. A ordem foi dada no fim de semana durante uma visita de inspeção às principais fábricas de produção de mísseis.
Coreia do Norte

EUA prontos para dialogar "sem pré-condições"

Secretário de Estado norte-americano garante que EUA estão dispostos a dialogar "sem pré-condições" com Pyongyan, mas diz que resposta do regime foi, "até ao momento, lançar mais mísseis".
Coreia do Norte

Suicídio passa a ser "traição contra socialismo"

Após um alegado aumento dos suicídios na Coreia do Norte, o líder do país ordenou que fenómeno passe a ser "ato de traição" à pátria e contra o socialismo. Dirigentes locais "chocados" com dados.
Coreia do Norte

Kim Jong-un inspeciona satélite espião com a filha

O satélite de reconhecimento militar n.º 1 foi inspecionado pelo líder norte-coreano ao lado da filha. A Coreia do Sul duvida da capacidade deste instrumento.
Coreia do Norte

Coreia do Norte simula contra-ataque nuclear

Kim Jong-un dirigiu exercícios militares que simulassem um "contra-ataque nuclear", onde lançou um míssil com uma "ogiva nuclear falsa". Foi a quarta demonstração de força norte-coreana numa semana.
António Guterres

Coreia do Norte. Guterres condena míssil balístico

O lançamento de um míssil por parte da Coreia do Norte levou António Guterres a condenar "veementemente" o ato. O secretário-geral das Nações Unidas pede a desistência de ações desestabilizadoras.
Donald Trump

Trump diz que era bajulado por figuras mundiais

No livro "Cartas para Trump", são reveladas correspondências que mostram segundo o próprio, que grandes figuras políticas e da realeza tentaram aproximar-se do antigo Presidente dos EUA.
Coreia do Norte

Filha de Kim Jong-un aparece novamente em público

O líder da Coreia do Norte levou a filha, Kim Ju Ae, a mais um evento público, desta vez o lançamento de um projeto de habitação em Pyongyang. As aparições dão força aos rumores de sucessão.
Coreia do Norte

Kim diz ao exército para se preparar para a guerra

Os principais dirigentes militares da Coreia do Norte admitem aperfeiçoar "estritamente a preparação para a guerra". Kim Jong-un ordenou que as forças armadas expandissem os preparativos de guerra.
Kim Jong Un

"Idiotas". Irmã de Kim Jong-un insulta Seul

"Cães selvagens a roerem um osso dado pelos EUA". As críticas da irmã do líder norte-coreano surgem depois de a Coreia do Sul anunciar que vai rever a adoção de mais sanções unilaterais a Pyongyang.
Coreia do Norte

Filha de Kim Jong Un terá 10 anos

Uma fonte dos Serviços Secretos da Coreia do Sul adiantou ao parlamento deste país vizinho que a rapariga que apareceu em fotografias com Kim Jong Un será a sua 2ª filha. Chamar-se-á Ju Ae.
Coreia do Norte

Vídeo. Como Kim Jong-un viu disparo do novo míssil

Em câmara lenta, sorridente e num vídeo com uma trilha sonora intensa. Foi desta forma que a Coreia do Norte confirmou que Kim Jong-un supervisionou o disparo de um míssil balístico intercontinental.
Kim Jong Un

Trump guardou cartas "lindas" de Kim Jong Un

Donald Trump levou consigo as cartas do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, quando terminou o mandato. "Escreveu-me cartas lindas, são cartas lindas. Nós apaixonámo-nos", disse o ex-Presidente.
Coreia do Norte

Seul: Kim Jong-un perdeu 20kg mas parece saudável

Serviços secretos da Coreia do Sul usaram técnicas de inteligência artificial para concluir que Kim Jong-un está mais magro mas não doente e que uso de duplo em aparições públicas é só um rumor.
Coreia do Norte

Kim Jong-un diz que vai criar exército invencível

Líder da Coreia do Norte discursou após exibição do armamento norte-coreano, onde surgiram alguns dos mísseis que o regime tem testado nos últimos meses. EUA são país "hostil", diz Kim Jong-un.
Coreia do Norte

Kim abre porta ao diálogo com Seul e ataca EUA

Líder norte-coreano admite restabelecer comunicações por telefone e fax com Seul em outubro. Sobre os EUA, Kim Jong-un diz que "ameaça militar" e "política hostil" não mudaram com chegada de Biden.
Kim Jong Un

Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos

A informação foi confirmada pelas autoridades da Coreia do Sul que afirmam não ter havido danos. Japão condena o lançamento, depois de se ter mostrado preocupado com a retoma norte-coreana.
Coreia do Norte

Pak Jong Chon promovido por Kim Jong Un

Pak Jong Chon, responsável pelo desenvolvimento de mísseis de curto alcance do exército norte-coreano, foi promovido por Kim Jong Un para o Partido dos Trabalhadores da Coreia.
Coreia do Norte

Kim Jong Un responde por repatriamentos

Depois do polémico programa de repatriamento de estrangeiros da Coreia do Sul, Kim Jong Un foi convocado por um tribunal japonês para depor. Os lesados pedem 769.000 euros por violação de direitos.
Coreia do Norte

Crise alimentar na Coreia do Norte preocupa EUA

Com todas as medidas de contenção aplicadas na Coreia do Norte e com a instabilidade provocada pelo ambiente de hostilidade para com os EUA, o país enfrenta grave situação alimentar.
Coreia do Norte

Pyongyang debate perda de peso de Kim Jong-un

Norte-coreanos de "coração partido" ao verem perda de peso de Kim Jong-un. O que levou o regime a divulgar as imagens, propaganda ou confirmação de problemas de saúde de Kim Jong-un?
Coreia do Norte

O que esconde o silêncio de Kim sobre Biden?

Pyongyang espera pela nova política dos EUA para tomar decisões. Pandemia de Covid-19 e crise económica abalaram a Coreia do Norte, mas testes balísticos podem ser retomados a qualquer momento.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO