O autor e ilustrador britânico de livros infantis, que deu vida ao elefante Elmer, David McKee, morreu aos 87 anos, anunciou esta quinta-feira a sua editora, a Andersen Press.

Nascido em Denvon, em 1935, David McKee estudou na Faculdade de Arte de Plymouth. O seu trabalho permitiu-lhe viajar pelo mundo, passando longos períodos em Barcelona, Nice, Paris e Itália.

Nos últimos tempos, dividia o seu tempo entre Londres e Provença, no sul de França, com Bakhta, a sua parceira de muitos anos.

No início da carreira, David McKee desenhou e vendeu regularmente desenhos humorísticos a revistas e jornais como The Times Educational Supplement, Punch e the Reader’s Digest.

O seu primeiro livro, “Two Can Toucan”, foi publicado em 1964 por Klaus Flugge, quando este trabalhava na Abelard-Schuman.

Quando Klaus criou a Andersen Press, em 1976, David tornou-se um dos pilares da editora, para a qual criou mais de 50 livros.

A sua história mais famosa, “Elmer”, foi publicada pela primeira vez em 1968 pela Dobson Publishing, mas depois de ser novamente ilustrada e lançada pela Flugge’s Andersen Press, em 1989, tornou-se o nome doméstico que se mantém até hoje.

Os temas da inclusão, celebração e amizade que percorrem as histórias de Elmer são uma demonstração do caráter e perspetiva de vida de David, que “deixa um incrível legado de aceitação às crianças de todo o mundo”, afirma a editora.

“Elmer” continua a ser uma das séries de livros infantis mais icónicas e amplamente lidas de todos os tempos, vendendo mais de 10 milhões de exemplares.

David McKee escreveu e ilustrou 29 livros originais de Elmer, que foram traduzidos em mais de 60 línguas, com novos livros, brinquedos e vestuário disponíveis em todo o mundo, baseados naquela personagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim como criador de livros infantis, David teve uma carreira de sucesso como artista plástico e, através da King Rollo Films, co-criou alguns dos programas de animação mais icónicos, incluindo “Mr. Benn”, baseado na série de livros de David, sobre o explorador epónimo que, através de uma loja de fantasias mágicas, viveu uma série de aventuras fantásticas.

A série celebrou o seu 50.º aniversário, desde a sua estreia na BBC, em 2021.

“Estou devastado pela morte súbita do meu melhor amigo David McKee. Ele era tão próximo da Andersen Press como eu sou. Eesteve lá desde o início e foi essencial para a origem da empresa. Tornou-se grande amigo de todos os que encontrou; pessoal, autores e ilustradores”, afirmou o seu editor de longa data, Klaus Flugge.

Os seus livros clássicos incluem, além de “Elmer”, “Dois Monstros” e “Agora Não”, entre muitos outros. Em Portugal estão editados vários livros do “Elmer” e “Agora não”, quase todos na Nuvem de Letras.

David McKee foi agraciado com um doutoramento honoris causa pela Open University no Plymouth College of Art em 2011, venceu o BookTrust Lifetime Achievement Award em 2020 e ganhou também o Illustrator of the Year no British Book Awards desse ano.

Falando à BookTrust em 2020, David McKee afirmou que “os livros infantis podem contribuir para a mudança de atitudes e são fundamentais para ajudar as crianças a moldar a sua visão do mundo”.

“Os livros ilustrados são o primeiro olhar de uma criança para o mundo da arte e de certa forma, especialmente com alguns dos meus livros, as ilustrações são mesmo mais importantes do que a história”, acrescentou.

David McKee morreu rodeado pela sua família, após uma curta doença, no Sul de França, onde passava muito tempo nos últimos anos.