A Toyota decidiu pôr embraiagem para resolver uma das grandes lacunas do seu GR Supra, modelo que, recorde-se, os nipónicos desenvolveram em conjunto com a BMW. Ora, os alemães disponibilizam o Z4 com caixa manual ou com caixa automática, mas a Toyota ficou-se apenas por esta última, o que não agrada aos mais puristas e se reflecte nas vendas (pouco expressivas). Daí que o construtor japonês tenha anunciado que vai “elevar a experiência de condução” com o lançamento de “uma versão do GR Supra com uma transmissão manual, totalmente nova, que foi desenvolvida especificamente para o modelo”.
Será, portanto, uma caixa feita à medida e que responde às preces dos entusiastas do ADN da Gazoo Racing. “Os clientes e fãs de desportivos da Toyota Gazoo Racing pediram e a marca ouviu”, sublinha o fabricante, que optou por associar esta adição à gama ao hashtag #savethemanual.
Por ora, nada mais se sabe excepto que, “nas próximas semanas”, serão revelados mais detalhes. O primeiro, já confirmado, prende-se com a identificação desta nova versão, que exibirá o novo emblema “Supra” a vermelho, cor tradicionalmente associada aos desportivos (teaser na galeria).
Em Portugal, o Toyota GR Supra é proposto por 82.150€ com o 3.0G Turbo de 340 cv acoplado a uma caixa automática de oito velocidades. Comparativamente, o BMW com a mesma mecânica (Z4 M40i) é proposto por valores a partir de 84.500€, mas já o Z4 sDrive20i (197 cv) com caixa manual baixa para 53.000€.