Um míssil destruiu uma cozinha comunitária em Kharkiv, na Ucrânia, gerida pela organização sem fins lucrativos do chef espanhol José Andrés. O restaurante parceiro da World Central Kitchen foi atingido no sábado e o ataque feriu quatro membros da ONG.

No Twitter, Nate Mook, diretor da World Central Kitchen, confirmou o sucedido e explicou que os quatro feridos — que fazem parte da equipa da organização — foram transportados para o hospital. Uma outra pessoa, não relacionada com a equipa do chef que detém pelo menos uma dúzia de restaurantes em diferentes locais ao redor do mundo, morreu na sequência do ataque.

O El Mundo esclarece que mais tarde foi confirmada a morte de uma segunda pessoa. Segundo as autoridades locais, um total de 18 pessoas ficaram feridas na sequência deste ataque.

No curto vídeo, Mook fala de um “grande ataque” e dá conta de danos significativos numa “área de residências e escritórios”. “As pessoas vivem aqui, as pessoas moram aqui, as pessoas cozinham aqui”, diz, mostrando ainda que mais de dez carros ficaram destruídos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também o chef José Andrés publicou uma referência ao ataque no Twitter, esclarecendo que os quatro feridos estão bem e que há vontade para começar a cozinhar noutra localização.

A instituição de caridade foi criada há mais de uma década com o intuito de fornecer refeições a pessoas em zonas de desastre e de guerra. A World Central Kitchen foi fundada após o terramoto de 2010 no Haiti.