Um custo de vida “baixo” (para os padrões norte-americanos), acesso a cuidados de saúde em muitos casos gratuitos, o clima quente, incentivos fiscais, segurança e facilidade em obter um visto de residência. Portugal está na moda para os reformados estrangeiros com algum poder de compra e para o The Wall Street Journal estas são algumas das razões que ajudam a explicar o aumento de 45% do número de norte-americanos em Portugal, no ano passado.

Num artigo com vários testemunhos de norte-americanos que se mudaram para Portugal, o jornal norte-americano descreve as condições apontadas como benéficas. Um dos exemplos é de Heidi Dezell, uma mulher de 57 anos que ficou desempregada há quatro, nos EUA. Sem conseguir emprego, decidiu viajar pelo mundo e acabou por se fixar em Portugal, depois de ler que é o país na Europa onde é mais fácil conseguir um visto de residência (por exemplo, a atribuição do visto requer a declaração de um menor volume de rendimentos em comparação com outros países da Europa).

Bónus fiscal para não residentes habituais vai mudar. Valeu a pena?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes da pandemia, o visto D7 era atribuído a quem tinha rendimentos assegurados, como uma pensão de reforma ou investimentos financeiros. Heidi Dezell acabaria por conseguir um visto para estudar português na Universidade de Coimbra.

A norte-americana, que pôs a casa de Seattle a arrendar, descreve a simpatia e disponibilidade dos portugueses, as rendas acessíveis para os seus padrões de vida (conseguiu um apartamento em Sintra num edifício centenário por 970 dólares por mês, cerca de 900 euros). E depois de conseguir um visto de residência, planeia agora obter a cidadania.

Segundo dados divulgados pelo jornal, o número de residentes norte-americanos em Portugal disparou 45% no ano passado, para 6.921, e quase triplicou na última década. Vêm desde reformados a trabalhadores remotos que, apesar do aumento, são ainda um pequeno grupo no bolo de estrangeiros — muito abaixo do número de imigrantes do Brasil, Reino Unido, Cabo Verde, Índia e Itália, de acordo com dados do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Muitos estrangeiros estão a comprar propriedades em Lisboa, no Porto e outras zonas costeiras. O aumento da pressão nessas localidades levou o Governo a alterar o regime dos “vistos gold”. no início do ano, proibindo a atribuição de autorização de residência para atividade de investimento por compra de casa em Lisboa, Porto e noutras zonas do litoral — o que levou, nos primeiros três meses do ano, a uma quebra de 12,5% no capital despendido em compra de imóveis no âmbito dos “vistos gold”.

No campo da saúde, o Sistema Nacional de Saúde (SNS) é aberto a todos os estrangeiros, não podendo recusar o acesso a cuidados. Mas apesar de o sistema lhes ser acessível, e em muitos casos gratuito, muitos acabam por contratar seguros privados, o que lhes pode custar entre 55 dólares (cerca de 50 euros) a 320 dólares (cerca de 300 euros), de acordo com dados de uma agência de realocação citada apelo The Wall Street Journal. Os preços estão abaixo dos praticados nos EUA, mas o jornal alerta que não cobrem tudo.

Há ainda quem mencione a segurança do país, considerado dos mais seguros do mundo. E as rendas das casas, 40% abaixo do valor médio praticado no outro lado do oceano. Mas Portugal foi dos países da UE onde os preços das casas mais subiram entre 2010 e 2021: segundo os dados mais recentes do Eurostat, os imóveis residenciais para compra encareceram 63,9% nesse período e as rendas aumentaram quase 30%. A pressão da procura por estrangeiros com elevado poder de compra é muitas vezes apontada como um dos motivos para essa subida.

O jornal salienta também o regime dos residentes não habituais, que prevê a aplicação de uma taxa de IRS de 10% sobre rendimentos de pensões estrangeiras e uma taxa de 20% aos trabalhadores com profissões vistas como de elevado valor acrescentado. Podem beneficiar do regime durante um período máximo de dez anos.

Isenções fiscais para residentes não habituais somam 548 milhões. Mas é tudo perda para o Estado?

O jornal alerta, porém, para a burocracia do Estado que pode dificultar o processo e para riscos de fraude quando se contrata ajuda.

Há ainda relatos de que nem tudo é perfeito. Uma norte-americana, a pagar 760 dólares (cerca de 700 euros) mensais por um pequeno apartamento no Porto, queixa-se da chuva que entra em casa nos dias de precipitação mais intensa.