A Rússia anunciou, esta terça-feira, ter feito dezenas de ataques aéreos e disparos de mísseis contra o leste da Ucrânia durante a noite, na mesma altura em que Kiev declara que o Exército russo lançou uma “grande ofensiva” contra o Donbass.
“Dezenas de mísseis de alta precisão, das forças russas neutralizaram 13 fortificações das unidades ucranianas“, disse na manhã desta terça-feira o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado.
A mesma nota refere que está a concentrar tropas na cidade de Sloviansk, região de Donetsk.
A Rússia efetuou centenas de disparos de mísseis de artilharia no sul e no leste da Ucrânia, desde segunda-feira à noite.
Ainda terça-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, afirmou que a Rússia lançou uma “grande ofensiva” no leste do país marcando uma nova fase da invasão.
“Podemos afirmar que as tropas russas começaram a batalha (para tomar) o Donbass sendo que se esteve a preparar há muito tempo. Uma grande parte do Exército da Rússia está mobilizado para esta ofensiva”, declarou o chefe da Estado da Ucrânia numa mensagem transmitida hoje pela rede social Telegram.