“O Técnico é uma escola aberta, inclusiva, plural ou multicultural” com “tolerância zero” para práticas “agressivas, exclusivas, discriminatórias”. Foi desta forma que o Instituto Superior Técnico reagiu às notícias desta quinta-feira que davam conta que um inquérito revelou centenas de casos de assédio moral e sexual na faculdade.

Instituto Superior Técnico regista centenas de casos de assédio moral e sexual

Em comunicado enviado à comunidade escolar, a que o Observador teve acesso, Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico, afirmou que casos reportados “por estudantes, professores, investigadores ou técnicos e administrativos” que façam menção a comportamentos inapropriados “resultam na abertura de um processo de inquérito ou de um processo disciplinar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Técnico garante que “foram reforçados os meios de atuação sobre questões éticas” e pede a todos os membros da comunidade escolar que denunciem situações de assédio de que tenham tido conhecimento ao gabinete da provedoria ou diretamente para o Conselho de Gestão.

O Instituto Superior Técnico reagiu assim a um inquérito em que mais de trezentos alunos disseram que foram alvo de assédio moral e quase 100 a confessaram ter sido vítimas de assédio sexual.

Estas queixas surgem após denúncias de vários estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa sobre um alegado assédio por parte de professores. Já na quarta-feira, o Gabinete da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior revelou não ter recebido queixas de assédio moral ou sexual das universidades.

Ministério do Ensino Superior não recebeu queixas de assédio moral ou sexual