Um inquérito feito pelo Instituto Superior Técnico aos seus alunos revelou casos de assédio, moral e sexual, noticia a revista Sábado. O objetivo era fazer um levantamento sobre a saúde mental dos seus alunos, mas incluiu pela primeira vez perguntas sobre a exposição a formas assédio.

O inquérito foi feito online em julho de 2021, mas foi respondido por apenas 20% dos estudantes da faculdade, ou seja, houve 1.897 respostas entre 11 mil alunos. Mais de trezentos alunos disseram que foram alvo de assédio moral e quase 100 a confessaram ter sido vítimas de assédio sexual. À revista, alunos de diferentes níveis de ensino daquela instituição, afirmaram acreditar que o número de casos de assédio moral será muito superior ao apresentado.

Quanto à saúde mental, 322 pessoas disseram estar no nível mais alto de risco, altura em que a Ordem dos Psicólogos encaminha para o aconselhamento no SNS24. O curso de Engenharia Física, é um dos que tem o número mais elevado.

Há mais números que refletem as consequências destas situações, como por exemplo, haver quatro em cada 10 alunos que desiste do curso.

Ministério do Ensino Superior não recebeu queixas de assédio moral ou sexual

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A iniciativa deste inquérito começou em março do ano passado e, além de um questionário-padrão da Ordem dos Psicólogos, foram feitas pela primeira vez perguntas diretas sobre assédio moral e sexual.

As conclusões foram apresentadas em outubro em reunião do Conselho Pedagógico, com representantes dos professores e dos alunos. À Sábado, o presidente da faculdade, Rogério Colaço, disse “O IST, sendo uma instituição de grandes dimensões como é, é um espelho da sociedade onde se insere”. O Conselho Pedagógico pediu um estudo mais aprofundado sobre as questões de assédio levantadas já no início do ano, mas ainda não teve seguimento.

Na quarta-feira o Gabinete da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior revelou não ter recebido queixas de assédio moral ou sexual das universidades depois das recentes notícias da Faculdade de Direito de Lisboa e voltou a assegurar que eventuais denúncias serão remetidas à inspeção-geral.