Há 73 anos, a 12 de maio de 1949, a União Soviética suspendeu o bloqueio realizado a Berlim Ocidental, terminando assim 11 meses de cerco.

A 24 de junho de 1948, as forças soviética da Alemanha Oriental iniciaram o bloqueio do lado oeste da capital alemã, suspendo as ligações ferroviárias, rodoviárias e marítimas entre a zona ocidental e o resto da Alemanha. Cortando os abastecimentos de combustível, comida e outros mantimentos, a União Soviética calculou que cedo Berlim Ocidental aceitaria a ocupação soviética.

O Reino Unido e os Estados Unidos da América, contudo, deram início à maior operação de abastecimento aéreo da História. Ao todo, segundo o canal História, foram realizadas 278.288 missões de voo em direção à cidade, ao longo de 14 meses, resultando na entrega de mais de dois milhões de toneladas de mantimentos. O carvão ocupou quase dois terços do abastecimento, como modo de potenciar a energia na zona ocidental da cidade. No pico da operação, a abril de 1949, um avião aterrava na cidade a cada minuto.

A 12 de maio de 1949, contudo, a União Soviética levantou o bloqueio. Embora o cerco tenha sido levantado em maio, missões aéreas de abastecimentos continuaram a ser realizadas até 30 de setembro de 1949.

Veja na fotogaleria acima algumas das imagens das operações de abastecimento e do dia a dia em Berlim Ocidental.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR