Olá

834kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

União Soviética

Estónia

Estónia é história de sucesso na União Europeia 

Na Estónia, o salário mínimo aumentou 45 vezes, a pensão média 60 e os preços pouco mais de 5 vezes. Kaja Kallas, primeira ministra, diz que "Ser europeus está na nossa essência".
25 de Abril

Kissinger receava que comunistas matassem Soares

Henry Kissinger tinha receio que acontecesse em Portugal o mesmo que no Chile. "Os comunistas vão arrastar Soares para a esquerda até ele perder apoio e depois vão matá-lo", antevia Kissinger.
A História do Dia

A Rússia quer ter armas nucleares no espaço?

Moscovo terá uma nova arma, que quer pôr em órbita. Os EUA estão muito preocupados e a tentar apurar os pormenores. Devemos estar preocupados? José Carlos Duarte, jornalista, é o nosso convidado.
A Sexta Coluna

Guerra e Paz : uma batalha cultural da guerra fria

O orçamento da super-produção não teve limites: afinal, eram as razões de Estado da Rússia e do Socialismo que estavam em jogo.
PCP

Que nos diz o Pacto Germano-Soviético sobre o PCP?

PCP guarda em si vestígios do nacionalismo russo. Como se de uma pessoa se tratasse, o partido guarda as suas emoções: é difícil ao PCP desapegar-se daquele país que em tudo apoiou durante décadas.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia nunca existiu antes da URSS, diz Putin

Vladimir Putin diz que a Ucrânia nunca deixou de fazer parte do povo russo, sublinhando que o país invadido não existiria se não fosse a URSS. "A queda da União foi uma injustiça histórica", diz.
União Soviética

Estaline: um "intelectual" manchado de sangue

"A Biblioteca de Estaline" é um livro que mostra outro Estaline que não o indivíduo grosseiro e medíocre, mas que está longe de ser convincente na sua tentativa de o apresentar como sendo intelectual.
E o Resto é História

Estaline morreu há 70 anos. Esta é a sua história

No dia 5 de Março de 1953, aos 74 anos de idade, Estaline morria em Moscovo. Para trás ficavam 25 anos de poder absoluto, e de terror absoluto, na União Soviética
Rússia

Kalatchi, o Passado e o Azeite

Estava a negar-se tudo pelo que tinha lutado. Os sacrifícios e atrocidades passariam a ser reconhecidos apenas como sacrifícios e atrocidades e não como um glorioso caminho rumo aos amanhãs que cantam
Macroscópio

A crise e o porquê da minha obsessão com Sócrates

As crises que se sucedem são fruto do mundo pequeno de Costa e da cultura de clã dos socialistas, mas também devem muito ao partido sempre se ter recusado a discutir o que aconteceu nos anos Sócrates.
Macroscópio

A sola vermelha dos sapatos de Alexandra Reis

O diabo está nos detalhes e certos detalhes são às vezes muito reveladores. Aqui se fala um pequeno sinal exterior de riqueza que revela a natureza de uma grande crise, e também dos tempos que vivemos
Fact Check

Ucrânia criou selos oficiais do período soviético?

Publicação nas redes sociais retoma boato com vários anos, depois da invasão russa da Ucrânia. Alegação já foi usada inclusivamente difundida por embaixadas russas, mas está fora de contexto.
E o Resto é História

A invasão soviética da Polónia e 100 anos da BBC

Em 1939, a Polónia foi invadida pelos alemães e 15 dias depois pelos russos. Porque é que os aliados não declararam guerra à URSS? E ainda: o centenário da "tia" BBC
E o Resto é História

As mortes de Gorbachev e de Isabell II

Foram duas grandes figuras do século XX e morreram no intervalo de uma semana. Neste programa falamos da importância histórica do ex-líder da URSS e da rainha de Inglaterra.
Rússia

Milhares de pessoas despediram-se de Gorbachev

Milhares de pessoas prestaram uma última homenagem ao antigo líder soviético numa despedida discreta, depois de o Kremlin ter recusado um funeral de Estado.
Noticiário

8h. Moedas deixa críticas ao PS

Na Universidade de Verão do PSD, o presidente da Câmara de Lisboa criticou o ativismo que diz que o PS pratica em Lisboa. Ainda neste jornal, está marcado para hoje o funeral de Mikail Gorbatchov.
Obituário

Gorbatchev morreu e nós não estamos lá muito bem

Como muitas vezes sucede com reformistas bem-intencionados, mas hesitantes, desde Luís XVI até Marcelo Caetano, Gorbatchev acabou por ser vítima das expectativas que criou e não foi capaz de cumprir.
Partido Chega

Gorbachev. Chega apresenta voto de pesar na AR

O partido liderado por André Ventura defende que Gorbachev "marcou a Rússia, a Europa e o Mundo", porque, "mais do que palavras, produziu reformas extraordinárias que levaram ao fim da Guerra Fria".
PCP

Gorbatchev. PCP ainda pensa como há 30 anos? 

Mikhail Gorbatchev morreu na passada terça-feira. PCP fez um comunicado onde critica o legado do antigo líder da União Soviética. Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente
União Soviética

Funeral de Gorbachev é sábado em Moscovo

Mikhail Gorbachev será sepultado ao lado da mulher Raísa, que morreu em 1999. A eventual presença de Putin nas cerimónias fúnebres será anunciada nos próximos dias.
Obituário

Do campo à liderança, as fotos de Gorbachev

As fotografias mais antigas mostram as origens humildes de Mikhail Gorbachev, mas ao longo da vida foi-se encontrando com os mais influentes líderes do planeta. As fotos que marcaram a vida.
Joe Biden

Biden lembra "visão extraordinária" de Gorbachev

O Presidente dos Estados Unidos realça que a coragem de Mikhail Gorbachev, que morreu esta terça-feira aos 91 anos de idade, levou a "um mundo mais seguro e mais liberdade para milhões de pessoas".
União Soviética

Os anúncios da Pizza Hut e Vuitton com Gorbachev

Em 1998, o último líder soviético gravou com a neta um anúncio para a Pizza Hut que elogiava as reformas de Gorbachev. Em 2007, fez uma publicidade com a Louis Vuitton com uma mensagem polémica.
Noticiário

8h. Biden: Gorbachev tinha "visão extraordinária"

Em comunicado, o presidente dos Estados Unidos escreve que Gorbachev era um líder raro. Ainda neste jornal, a reação do embaixador Martins da Cruz à morte de Mikhail Gorbachev.
Resposta Pronta

Gorbachev é "traidor para maioria dos russos"

José Milhazes analisa legado de Mikhail Gorbachev, que morreu hoje aos 91 anos. Jornalista evoca figura controversa que, acredita, não era do agrado de Putin.
União Soviética

Morreu Mikhail Gorbachev, o último líder da URSS

O último líder da União Soviética e secretário-geral do Partido Comunista Soviético, Mikhail Gorbachev, morreu aos 91 anos. Foi o último Presidente da URSS e fez esforços para acabar com Guerra Fria.
Guerra na Ucrânia

Como os Bálticos querem o fim da glória soviética

Alguns dos memoriais foram retirados logo após a declaração da independência, em 1991, mas foi a guerra na Ucrânia que levou estes países a mudar a lei e acelerar a retirada dos símbolos soviéticos.
História

Há 73 anos, terminou o bloqueio a Berlim Ocidental

A 24 de junho de 1948, as forças soviética da Alemanha Oriental cercaram o lado oeste da capital alemã, achando que a resistência duraria pouco. Mas a ajuda britânica e norte-americana foi decisiva.
Gabinete de Guerra

Putin repetiu "exatamente os mesmos argumentos"

Rússia "considera-se conservadora dos valores do velho mundo" e vê o Ocidente como forjador. Análise do major-general Arnaut Moreira e do especialista em segurança internacional Bruno Cardoso Reis.
Emissão Especial

"Discurso de Putin deixa tudo em aberto"

Um discurso "longe de marcar a história", que "serve para galvanizar o povo russo" e que "deixa todas as hipóteses em aberto". Referência de Putin ao Donbass "mostra que é objetivo a longo prazo". 
União Soviética

Pré-publicação. História de um dissidente da URSS

Em 1946, Victor Kravchenko publicou "Eu escolhi a liberdade". O livro relata testemunhos do antigo dirigente comunista, tornado dissidente. Antes da edição em Portugal, pré-publicamos dois excertos.
República Checa

Rep. Checa declara "crime de genocídio" Holodomor

O parlamento da República Checa aprovou uma declaração em que reconhece como genocídio o Holodomor, a grande fome estalinista na Ucrânia. Objetivo passa por "desmascarar quem perpetrou estes crimes".
Guerra na Ucrânia

A liberdade e o pacifismo cínico

“A Ucrânia não tem o direito de existir como um estado independente”. O que é isto senão uma afirmação genocida? Mas genocidas são os ucranianos que não reconhecem o grande pacifista que é Putin.
Cassete 60

A primeira república soviética a saltar fora

A Lituânia declarou independência unilateral em março de 1990. A 17 de março, a URSS instou a república a recuar. Mas os lituanos resistiram bravamente à intervenção militar de larga escala dos russos
Rússia

A Rússia quer a Ucrânia e a Ucrânia quer a Europa

Depois da queda da URSS, a Federação Russa não teve as mesmas consequências que a Alemanha depois de 1945. Manteve o seu lugar no Conselho de Segurança, o seu poder militar e as suas ogivas nucleares.
Guerra na Ucrânia

Ucraniana foi maior franco-atiradora da II Guerra

Lyudmila Pavlichenko, a franco-atiradora mais letal do exército da União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, e responsável pela morte de 300 nazis, era ucraniana.
Cassete 60

A fuga da filha de Estaline e do comunismo

Svetlana Alliluyeva deixou de usar o nome do pai quando fugiu da URSS. Substituiu pelo nome da mãe, que se tinha suicidado. Svetlana era menina do papá. Até perceber que regime é que o pai comandava.
União Soviética

Ex-dirigente. PCP incapaz de analisar "perversões"

Antigo dirigente comunista Domingos Lopes aponta ao PCP uma incapacidade em "analisar criticamente" as "perversões" ocorridas na extinta URSS e outros países socialistas num livro sobre o partido.
Guerra na Ucrânia

Simpsons previram o retorno da União Soviética

No episódio de 1998, durante uma cimeira nas Nações Unidas, o representante da Rússia revela que esta nunca deixou de ser a União Soviética, e é visível o Muro de Berlim a ser reinstalado na Alemanha.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas