460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

União Soviética

História

Há 73 anos, terminou o bloqueio a Berlim Ocidental

A 24 de junho de 1948, as forças soviética da Alemanha Oriental cercaram o lado oeste da capital alemã, achando que a resistência duraria pouco. Mas a ajuda britânica e norte-americana foi decisiva.
União Soviética

Pré-publicação. História de um dissidente da URSS

Em 1946, Victor Kravchenko publicou "Eu escolhi a liberdade". O livro relata testemunhos do antigo dirigente comunista, tornado dissidente. Antes da edição em Portugal, pré-publicamos dois excertos.
República Checa

Rep. Checa declara "crime de genocídio" Holodomor

O parlamento da República Checa aprovou uma declaração em que reconhece como genocídio o Holodomor, a grande fome estalinista na Ucrânia. Objetivo passa por "desmascarar quem perpetrou estes crimes".
Guerra na Ucrânia

A liberdade e o pacifismo cínico

“A Ucrânia não tem o direito de existir como um estado independente”. O que é isto senão uma afirmação genocida? Mas genocidas são os ucranianos que não reconhecem o grande pacifista que é Putin.
Guerra na Ucrânia

Ucraniana foi maior franco-atiradora da II Guerra

Lyudmila Pavlichenko, a franco-atiradora mais letal do exército da União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, e responsável pela morte de 300 nazis, era ucraniana.
União Soviética

Ex-dirigente. PCP incapaz de analisar "perversões"

Antigo dirigente comunista Domingos Lopes aponta ao PCP uma incapacidade em "analisar criticamente" as "perversões" ocorridas na extinta URSS e outros países socialistas num livro sobre o partido.
Guerra na Ucrânia

Simpsons previram o retorno da União Soviética

No episódio de 1998, durante uma cimeira nas Nações Unidas, o representante da Rússia revela que esta nunca deixou de ser a União Soviética, e é visível o Muro de Berlim a ser reinstalado na Alemanha.
Entrevista

"O homem que vem a seguir a Putin pode ser pior"

José Milhazes viveu 38 anos na Rússia. Em entrevista, reflete sobre a crise na Ucrânia, o futuro de Putin, a atitude do Ocidente desde a Guerra Fria e a Rússia, um país com "um passado imprevisível".
União Soviética

Há trinta anos

Na antiga União Soviética, o medo era de tal maneira forte e entranhado que as leis podiam dar-se ao luxo de ser tão democráticas e benévolas como agora as proclamações do Secretário-Geral da ONU.
Vladimir Putin

Putin foi taxista após a queda da União Soviética

Com o fim da "Rússia histórica", como descreve a União Soviética, o atual presidente daquele país trabalhou como taxista para conseguir pagar a renda. "É desagradável falar sobre isso", disse.
E o Resto é História

A importância da revolução húngara de 1956

Foi a primeira grande revolução contra o regime comunista e acabou esmagada pelos tanques soviéticos. História dos 17 dias que abalaram Budapeste.
Fact Check

Estaline disse que "quem vota não conta nada"?

Partilha no Facebook de uma frase atribuída a Estaline pretende alertar para o "perigo", mas não há qualquer registo histórico verificado que Estaline tenha dito que "quem vota e como vota" não conta.
Vladimir Putin

Putin proíbe comparar atos da URSS com ações nazis

Nova legislação proíbe equiparar publicamente os objetivos e ações do governo e dos soldados soviéticos com os da Alemanha nazi. E também negar o papel "decisivo" dos soviéticos na queda de Hitler.
Espionagem

Mário Neves: o embaixador português e o KGB

Foi jornalista e foi também o primeiro embaixador português na antiga União Soviética. Mas além dos registos oficiais, que papel teve Mário Neves na ligação entre a URSS e Portugal no pós-25 de Abril?
Euro 2020

"Segunda-feira" deu o primeiro Europeu à URSS

Avançado com apelido curioso deu a taça do Euro 1960, o primeiro de todos, aos soviéticos. Portugal começou bem a qualificação mas perdeu com o finalista vencido, a Jugoslávia.
República Checa

Estátua de Estaline. Descoberto campo de trabalho

Estátua foi destruída em 1962 mas só agora os arqueólogos encontraram as estruturas de um campo de trabalhos forçados. Investigadores acreditam que prisioneiros foram usados para construir monumento.
Vladimir Putin

Putin destaca papel de Mikhail Gorbachev

"Pertence, com razão, ao grupo de pessoas extraordinárias e brilhantes", afirmou Putin sobre Mikhail Gorbachev, ao felicitá-lo pelo seu nonagésimo aniversário.
Resposta Pronta

"Este conflito irá até onde o deixarmos ir"

Licínia Simão, investigadora do CES e especialista em espaço pós-soviético, analisa o conflito de Nagorno-Karabakh e defende mais ação da comunidade internacional: "Tem sido negligenciado".
Globos de Ouro

Stellan Skarsgård: da diplomacia ao Globo de Ouro

Venceu o prémio de melhor ator secundário pelo papel em "Chernobyl". Em março, ouvimo-lo falar da série, da Boeing, de desinformação, de terrorismo, de Putin e do medo que não tem da morte.
Livros

Livro italiano aponta para assassinato de Camus

Um novo livro de Giovanni Catelli vem dar força à sua teoria de que Camus terá sido assassinado pelo KGB em concordância com o governo francês. Em causa estariam as relações com a União Soviética.
Comunismo

A pátria judaica na União Soviética

O sonho de uma pátria judaica no país dos sovietes acabou como todas as restantes experiências sociais soviéticas. Uma catástrofe humana só com paralelo na barbárie nazi.
Exploração Espacial

Morreu Leonov, o primeiro a passear no espaço

Alexei Leonov tinha 31 anos quando fez o primeiro passeio espacial da humanidade. Morreu esta sexta-feira aos 85 anos. Fez parte da primeira equipa de cosmonautas, ao lado de Yuri Gagarin.
Greve

"Nem um passo atrás!": de Estaline aos motoristas

Os motoristas em greve gritam "nem um passo atrás!" em Aveiras, mas essas palavras tiveram origem na Moscovo de 1942. O lema serviu para proibir deserções em combate contra as tropas nazis.
Curiosidades Auto

Este Presidente é louco! Brinca à porta do inferno

Gurbanguly Berdymukhamedov, Presidente do Turquemenistão, sofre de uma doença crónica e foi dado como morto. Agora, a televisão local exibiu um filme em que fazia piruetas nas "portas do inferno".
Séries

Chernobyl, com a União Soviética em ponto de mira

Quão terrível foi Chernobyl, quão ainda pior poderia ter sido e quão responsável foi a URSS? Uma nova série da HBO tenta dar respostas. Estivemos com Emily Watson, Jared Harris e Stellan Skarsgård.
União Soviética

Dois terços dos russos sentem nostalgia pela URSS

O Centro Analítico Levada, que conduziu em novembro o estudo de opinião que abrangeu 1.600 pessoas a nível nacional, referiu que os resultados refletem uma crescente nostalgia da população pela URSS.
Vladimir Putin

Documento sugere que Putin teria ligações à Stasi

Um documento que apresentava o atual presidente como "Major Putin" foi descoberto nos arquivos da RDA, ocupada à época pela União Soviética. O período de Putin ao serviço do KGB mantém-se oculto.
Amazon

Eurodeputados contra objetos da URSS na Amazon

Numa carta aberta, 27 eurodeputados pedem o fim da venda de produtos alusivos à União Soviética na Amazon, argumentando que tal ofende a memória das vítimas do regime soviético.
Armamento Nuclear

Gorbachev critica "falta de sabedoria" de Trump

O último dirigente soviético criticou a "falta de sabedoria" de Donald Trump, por ter decidido a retirada dos Estados Unidos do tratado nuclear, assinado com a Rússia, em 1987.
Rússia

Como Sá Carneiro expulsou 4 diplomatas russos

Portugal acaba de recusar expulsar diplomatas russos. Em 1980, Sá Carneiro fez o contrário: declarou quatro espiões "persona non grata" e iniciou a sua "guerra fria privada" contra a União Soviética.
União Soviética

Os soviéticos foram pioneiros do "photoshop"

A curadora da exposição "Red Star Over Russia" no museu Tate Modern, em Londres, garante que "as 'fake news' não foram inventadas com o Twitter; foram usadas na década de 1930 pelos soviéticos".
Censura

Rússia: A História e falta de humor negro

A autocracia russa tem sérias razões para proibir o filme “A Morte de Estaline” pois vê-se retratada nas personagens do filme. Bem diz o ditado russo: “Não acuses o retrato se tens a cara torta”.
Comunismo

KGB sobreviveu ao seu centenário

Criada a 20 de Dezembro de 1917 por Felix Dzerjinski, nobre de origem polaca, como “órgão da ditadura do proletariado”, a VTCHEKA, mais tarde KGB, foi o principal instrumento do “Terror Vermelho”.
Comunismo

O verdadeiro encanto do comunismo soviético

O apelo do comunismo soviético assentou no culto messiânico do poder de um Estado absoluto e "científico". O comunismo soviético morreu, mas o culto que explica o seu apelo ainda não.
História

A história da revolução bolchevique

Um ensaio do historiador Fernando Martins que recorda as origens do golpe que mudou a história da Rússia e do mundo, o seu desenrolar e as consequências imediatas.
União Soviética

Morreu o agente soviético que evitou nova guerra

Stanislav Petrov, o homem que salvou o mundo de uma guerra nuclear em 1983, morreu aos 77 anos. "Era o meu trabalho, mas tiveram sorte porque era eu quem estava de turno naquela noite."
História

A União Soviética de Estaline vista por um espião

Martin Manhoff era um espião norte-americano enviado para a União Soviética com a mais moderna das máquinas fotográficas. Mas foi descoberto e teve de deixar o país. Imagens foram conhecidas agora.
União Soviética

Foto de Stalin em metro russo gera críticas

Nos últimos anos, dezenas de monumentos de homenagem a Josef Stalin foram erigidos um pouco por toda a Rússia. Este, um retrato na estação de metro Sokolniki, gerou críticas dos opositores de Putin.
União Soviética

Foram sanatórios na ex-URSS, agora são resorts

A bem do descanso dos funcionários do Estado, a antiga União Soviética construiu sanatórios em todo o país. Alguns estão hoje em ruínas, outros viraram resorts, todos são peças únicas de arquitetura.
União Soviética

As imagens inéditas do funeral de Estaline

Martin Manhoff, funcionário da embaixada dos EUA na URSS, foi surpreendido pela morte de Estaline, em 1953. Depois, filmou tudo. São imagens inéditas que estavam perdidas numa oficina em Seattle.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.