União Soviética
Exploração Espacial

Morreu Leonov, o primeiro a passear no espaço

608
Alexei Leonov tinha 31 anos quando fez o primeiro passeio espacial da humanidade. Morreu esta sexta-feira aos 85 anos. Fez parte da primeira equipa de cosmonautas, ao lado de Yuri Gagarin.
Greve

"Nem um passo atrás!": de Estaline aos motoristas

568
Os motoristas em greve gritam "nem um passo atrás!" em Aveiras, mas essas palavras tiveram origem na Moscovo de 1942. O lema serviu para proibir deserções em combate contra as tropas nazis.
Curiosidades Auto

Este Presidente é louco! Brinca à porta do inferno

Gurbanguly Berdymukhamedov, Presidente do Turquemenistão, sofre de uma doença crónica e foi dado como morto. Agora, a televisão local exibiu um filme em que fazia piruetas nas "portas do inferno".
Séries

Chernobyl, com a União Soviética em ponto de mira /premium

Quão terrível foi Chernobyl, quão ainda pior poderia ter sido e quão responsável foi a URSS? Uma nova série da HBO tenta dar respostas. Estivemos com Emily Watson, Jared Harris e Stellan Skarsgård.
União Soviética

Dois terços dos russos sentem nostalgia pela URSS

O Centro Analítico Levada, que conduziu em novembro o estudo de opinião que abrangeu 1.600 pessoas a nível nacional, referiu que os resultados refletem uma crescente nostalgia da população pela URSS.
Vladimir Putin

Documento sugere que Putin teria ligações à Stasi

102
Um documento que apresentava o atual presidente como "Major Putin" foi descoberto nos arquivos da RDA, ocupada à época pela União Soviética. O período de Putin ao serviço do KGB mantém-se oculto.
Amazon

Eurodeputados contra objetos da URSS na Amazon

534
Numa carta aberta, 27 eurodeputados pedem o fim da venda de produtos alusivos à União Soviética na Amazon, argumentando que tal ofende a memória das vítimas do regime soviético.
Armamento Nuclear

Gorbachev critica "falta de sabedoria" de Trump

138
O último dirigente soviético criticou a "falta de sabedoria" de Donald Trump, por ter decidido a retirada dos Estados Unidos do tratado nuclear, assinado com a Rússia, em 1987.
Rússia

Como Sá Carneiro expulsou 4 diplomatas russos

4121
Portugal acaba de recusar expulsar diplomatas russos. Em 1980, Sá Carneiro fez o contrário: declarou quatro espiões "persona non grata" e iniciou a sua "guerra fria privada" contra a União Soviética.
União Soviética

Os soviéticos foram pioneiros do "photoshop"

181
A curadora da exposição "Red Star Over Russia" no museu Tate Modern, em Londres, garante que "as 'fake news' não foram inventadas com o Twitter; foram usadas na década de 1930 pelos soviéticos".
Censura

Rússia: A História e falta de humor negro

110
A autocracia russa tem sérias razões para proibir o filme “A Morte de Estaline” pois vê-se retratada nas personagens do filme. Bem diz o ditado russo: “Não acuses o retrato se tens a cara torta”.
Comunismo

KGB sobreviveu ao seu centenário

1403
Criada a 20 de Dezembro de 1917 por Felix Dzerjinski, nobre de origem polaca, como “órgão da ditadura do proletariado”, a VTCHEKA, mais tarde KGB, foi o principal instrumento do “Terror Vermelho”.
Comunismo

O verdadeiro encanto do comunismo soviético

772
O apelo do comunismo soviético assentou no culto messiânico do poder de um Estado absoluto e "científico". O comunismo soviético morreu, mas o culto que explica o seu apelo ainda não.
História

A história da revolução bolchevique

276
Um ensaio do historiador Fernando Martins que recorda as origens do golpe que mudou a história da Rússia e do mundo, o seu desenrolar e as consequências imediatas.
União Soviética

Morreu o agente soviético que evitou nova guerra

1557
Stanislav Petrov, o homem que salvou o mundo de uma guerra nuclear em 1983, morreu aos 77 anos. "Era o meu trabalho, mas tiveram sorte porque era eu quem estava de turno naquela noite."
História

A União Soviética de Estaline vista por um espião

104
Martin Manhoff era um espião norte-americano enviado para a União Soviética com a mais moderna das máquinas fotográficas. Mas foi descoberto e teve de deixar o país. Imagens foram conhecidas agora.
União Soviética

Foto de Stalin em metro russo gera críticas

Nos últimos anos, dezenas de monumentos de homenagem a Josef Stalin foram erigidos um pouco por toda a Rússia. Este, um retrato na estação de metro Sokolniki, gerou críticas dos opositores de Putin.
União Soviética

Foram sanatórios na ex-URSS, agora são resorts

A bem do descanso dos funcionários do Estado, a antiga União Soviética construiu sanatórios em todo o país. Alguns estão hoje em ruínas, outros viraram resorts, todos são peças únicas de arquitetura.
União Soviética

As imagens inéditas do funeral de Estaline

Martin Manhoff, funcionário da embaixada dos EUA na URSS, foi surpreendido pela morte de Estaline, em 1953. Depois, filmou tudo. São imagens inéditas que estavam perdidas numa oficina em Seattle.
Europa

A vida das famílias num hospital abandonado

Na capital georgiana, Tbilisi, há 150 famílias a viver dentro de um hospital militar em ruínas. É a luta pela sobrevivência numa nova economia, 25 anos depois da queda da União Soviética.
Comunismo

O comunismo soviético não morreu há 25 anos

541
As metástases soviéticas estão bem presentes em Angola, onde se realiza, por estes dias, o congresso do MPLA, que de movimento de libertação se transformou num clube de pilhadores do seu próprio país.
Acidente Nuclear

E a União Soviética a radiação levou

137
No dia 26 de abril de 1986, uma explosão no reator 4 da Central Nuclear de Chernobyl chegou a colocar a vida de toda a Europa em risco. E terá provocado a queda da Unão Soviética, 5 anos mais tarde.
Rússia

Feliz aniversário, Mikhail Sergueevitch Gorbachov!

A história não acaba hoje, vai continuar, pelo que talvez um dia, penso que não muito em breve, os seus concidadãos acabarão por ter mais orgulho em Gorbatchov do que em Estaline ou Putin.
Comunismo

Quem podia não trabalhar para os KGB's?

A procura da verdade histórica parece não ser a única motivação dos “caçadores” de nazis, comunistas e bufos, podendo ter outros objectivos: denegrir adversários políticos. É um jogo perigoso.
Matemática

Edward Frenkel. “A vida não é um algoritmo”

474
Nem as fórmulas matemáticas mais complexas poderiam prever que o judeu russo seria professor na Universidade de Harvard aos 21 anos. Um pequeno exemplo do poder do amor… pela matemática.
Guerra Fria

O holocausto nuclear planeado pelos EUA

Ficheiros desclassificados mostram pela primeira vez como os EUA planeavam destruir a União Soviética. Holocausto nuclear previa ataques intencionais a populações civis e mortes entre os aliados.
União Soviética

A aldeia suíça onde Lenine planeou o fim da guerra

Durante décadas chegaram cartas a Zimmerwald de crianças que pediam mais informações ou fotografias de Lénine. Em 1915, a Segunda Internacional, incluindo Lénine, reuniu-se para planear fim da guerra.
Guerra Fria

Reino Unido receava ataque nuclear da URSS

Documentos oficiais britânicos da altura da Guerra Fria revelam que as autoridades inglesas temiam um ataque nuclear por parte da União Soviética. E a razão era a bomba de hidrogénio criada pelos EUA.
História

As fantásticas paragens de autocarro soviéticas

119
São apontamentos de liberdade num país que teve anos regras estritas. São arte à beira das estradas em lugares desertos da antiga União Soviética. Mas nestas paragens já não passa nenhum autocarro.
Nações Unidas

Cinco discursos na ONU que deram que falar (Vídeo)

Kruschov terá batido com o sapato na mesa, Fidel prometeu ser breve e falou durante cinco horas, Chávez chamou "Diabo" a Bush. Recorde alguns dos discursos mais memoráveis nas assembleias da ONU.
Mundo

Vídeo: há 15695 bombas nucleares no mundo

190
Passados 70 anos do desastre de Hiroshima, sabe-se que há 15695 bombas nucleares em todo o mundo. Só a Rússia e os EUA têm, no total, 14600 ogivas nucleares.
História

A URSS como nunca a viu: setenta anos, 18 imagens

275
Desde que Estaline assumiu o comando da União Soviética até à queda do comunismo, a arte fotográfica evoluiu ao sabor dos acontecimentos. Agora, há imagens marcantes que estão expostas em Moscovo.
II Guerra Mundial

A história do maior suicídio em massa de sempre

603
O maior suicídio em massa de sempre ocorreu na Alemanha, quando 2 mil pessoas se mataram para fugir à fúria soviética no fim da II Guerra Mundial. Um facto mantido na sombra e agora revelado.
Rússia

Russa pinta busto de Estaline de cor-de-rosa

O momento foi capturado pelas câmaras de segurança da delegação do Partido Comunista Russo de Lipetsk.
Cultura

Um safari em Marte. Acreditamos mesmo?

A União Soviética transformou em heróis os cães que enviou para o espaço, mas boa parte deste tipo de missões teve um triste fim. A exploração espacial continua envolta numa aura cândida e pueril.
II Guerra Mundial

A fraude da fotografia que marcou a II Guerra Mundial

1139
A fotografia que retrata a queda dos nazis aos pés da União Soviética traz segredos atrás de si. É que afinal foi fabricada e aperfeiçoada alguns dias depois do final do Combate de Berlim.
Crítica de Livros

Reescrevendo a história com tesoura e cola

249
A história das primeiras décadas da URSS, tal como contada nas imagens oficiais, é uma fantasia. O sinistro livro "The Commissar Vanishes" dedica-se a analisar as inúmeras manipulações de Stalin.
Mundo

Resistir na ditadura de Lukachenko

20 anos volvidos desde o seu início, combater o regime de Lukachenko parece um esforço vão. Que força é essa que trazem nos braços, quando nunca veem mudança? Porque lutam, se não esperam surpresas?
Mundo

"Só há o Lukachenko, mais ninguém"

São a maioria. Estudos independentes dizem que mais de metade dos bielorrussos confiam em Lukachenko. Reconhecem-lhe o autoritarismo e o punho firme. Mas isso, tal como ser ditador, "é bom".
Mundo

Bielorrússia, a ditadura que resiste

365
Para o mundo, Alexander Lukachenko é "o último ditador da Europa". Na Bielorrússia, as opiniões divergem. No meio, os factos: é Presidente há 20 anos e o líder mais duradouro de todo o continente.
Rússia

Gorbachev hospitalizado

O antigo líder tem recebido tratamento em hospitais alemães nos últimos anos. Gorbachev tem 83 anos e sofre de diabetes.
A página está a demorar muito tempo.