459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Guerra Fria

Guerra na Ucrânia

Putin acusa NATO de estar presa à Guerra Fria

Vladimir Putin acusou a NATO de estar presa "à Guerra Fria" e assegurou que os planos militares russos na Ucrânia se mantém. O presidente sublinhou que o Kremlin aposta na cooperação com a ONU.
Livros

A cruzada anti-comunista dos EUA moldou o mundo?

A tese do livro "O Método Jacarta", de Vincent Bevins, é que o mundo foi "construído em parte pela violência da Guerra Fria, apoiada pelos EUA”. Mas será que os factos comprovam a teoria?
Gabinete de Guerra

Três meses de guerra e 10 anos de planeamento

Acentuou-se a tendência para uma "segunda Guerra Fria" e reafirmou-se a "utilidade" da NATO/UE. A análise dos três meses de guerra pelo professor António José Telo e o historiador Bruno Cardoso Reis.
História

Há 73 anos, terminou o bloqueio a Berlim Ocidental

A 24 de junho de 1948, as forças soviética da Alemanha Oriental cercaram o lado oeste da capital alemã, achando que a resistência duraria pouco. Mas a ajuda britânica e norte-americana foi decisiva.
Noticiário

20h. Guterres. "Retirada de civis é a prioridade"

O secretário-geral da ONU defende que a prioridade mais imediata é criar condições para salvar os civis que se encontram retidos em Mariupol. Ainda, Polónia acolheu corte "tranquilamente".
Guerra Fria

Mapa da guerra. O que se sabe sobre o 43.º dia

A Rússia foi suspensa do Conselho dos Direitos Humanos da ONU. O porta-voz do Kremlin admitiu que a Rússia sofreu “perdas significativas de tropas” e afirmou que Bucha foi “uma situação bem encenada".
Cassete 60

Skategate, o regresso à Guerra Fria

O maior escândalo da patinagem artística. Nos jogos Olímpicos em Salt Lake City, Canadá e Rússia disputaram o ouro. O caso foi até investigado pelo FBI e tornou-se numa luta entre Ocidente e Leste.
Guerra na Ucrânia

Simpsons previram o retorno da União Soviética

No episódio de 1998, durante uma cimeira nas Nações Unidas, o representante da Rússia revela que esta nunca deixou de ser a União Soviética, e é visível o Muro de Berlim a ser reinstalado na Alemanha.
Guerra Fria

Cidadãos europeus acreditam em "nova guerra fria"

Estudo do Conselho Europeu para os Negócios Estrangeiros diz que a maioria dos cidadãos da União Europeia acredita numa nova guerra fria entre EUA e China, ou entre EUA e Rússia.
Noticiário

9h. China pede fim de clima de guerra fria

Pacto de segurança prevê que a Austrália seja reforçada com submarinos movidos a energia nuclear. China acredita que o seu desenvolvimento militar está a ser posto em causa
Mundo

A nova Guerra Fria não existe

A China tem uma série de problemas internos a resolver antes de poder realmente disputar o palco global com os EUA. Apesar de ter uma cultura milenar, não é um país uniforme.
Noticiário

9h. NATO: "Pior fase" das relações com a Rússia

À chegada para a cimeira dos aliados em Bruxelas, o secretário-geral, Jens Stolenberg, critica o Kremlin por ter comportamentos agressivos. Neste jornal, ainda o assédio moral na função pública.
Rússia

EUA e Rússia com menos respeito que na guerra fria

O ministro lembrou as declarações do Presidente norte-americano sobre Vladimir Putin, que apelidou de "assassino" e falou do tom do presidente da Rússia no recente discurso sobre o Estado da Nação.
Mundo

Guerra Fria: uma guerra de transição de poder?

Olhando a história da Guerra Fria do ponto de vista do presente, é lícito pôr a hipótese de que se tenha tratado da primeira guerra de transição de poder pós-advento do armamento nuclear.
Mundo

A China é alternativa à democracia liberal?

As ameaças ideológicas, como a História, não se repetem. Mas reaparecem com desafios diferentes, mais subtis, mas não necessariamente menos perigosos.
Estados Unidos da América

Ronald Reagan, o conservador liberal

Reagan não era um intelectual, mas era inteligente; não era um pensador, mas pensava. De resto, os intelectuais nem sempre são inteligentes e muitos não chegam sequer a pensar.
Guerra Fria

Morreu o agente duplo que espiou para a Rússia

George Blake servia os serviços secretos britânicos na Guerra Fria e passou segredos para a União Soviética, traindo dezenas de agentes. Foi preso e fugiu para a Rússia onde morreu com 98 anos.
30 anos Muro de Berlim

Muro. As histórias mais incríveis de fugas da RDA

Escondidos em porta-bagagens, num "comboio para a liberdade" e por um túnel secreto. Entre os que conseguiram sair da RDA, há quem tenha passado para o outro lado do Muro de forma digna de filme.
História

Alasca. Descoberta mensagem em garrafa com 50 anos

O marinheiro russo Anatoliy Botsanenko tinha 36 anos quando, a bordo do Sulak, em plena Guerra Fria, mandou uma mensagem ao mar. Agora encontraram a garrafa na costa e o autor foi localizado.
Guerra Fria

Raymond Aron: "patriota liberal" e a Guerra Fria

Pré-publicação. Em "Raymond Aron e a Guerra Fria", Carlos Gaspar analisa o pós-Segunda Guerra visto por aquele que considera ser "o último dos grandes intelectuais que marcam a história do séc. XX".
Atualidade

Vídeo. O enorme contingente militar russo em ação

Pelo ar, por terra e pelo mar. O contingente russo neste exercício militar histórico é o maior desde a Guerra Fria, com mais de 300 mil soldados. As imagens mostram a deslocação para a Sibéria.
Rússia

Rússia inicia maior manobra militar desde 1980

300 mil militares, mil aviões, helicópteros e drones, 36 mil tanques e blindados de transporte de tropas e 80 navios e outras embarcações. Começam esta terça as maiores manobras militares desde 1980.
Coreia do Norte

Coreias desmantelam altifalantes da propaganda

As coreias do Norte e do Sul anunciaram hoje o desmantelamento dos altifalantes instalados na época da Guerra Fria para difusão de propaganda junto à fronteira.
Conflitos

Risco de conflito é o mais alto desde Guerra Fria

Análise que a consultora de risco político AON fez a quase 200 países a nível mundial conclui que o risco de violência política aumentou pelo terceiro ano consecutivo.
Diplomacia

Guterres avisa: "Situação é similar à Guerra Fria"

António Guterres disse esta quinta-feira que a tensão vivida entre EUA e Rússia faz lembrar a Guerra Fria. O secretário-geral da ONU considera que está na altura de serem tomadas precauções.
Guerra Fria

Morreu a modelo que derrubou um governo britânico

Envolveu-se com o ministro da Guerra britânico no mesmo período em que foi amante do adido da embaixada soviética em Inglaterra, Eugene Ivanov. A protagonista do escândalo Profumo morreu aos 75 anos.
Fotogaleria

Fotogaleria. Como era o bunker do presidente Tito

O abrigo subterrâneo do antigo presidente Tito, da ex-Jugoslávia, criado durante a Guerra Fria contra os ataques nucleares, vai ser aberto ao público em forma de museu.
Ciência

O satélite científico mais antigo ainda orbita

60 anos depois, o Vanguard-1, satélite criado em resposta ao Sputnik, da União Soviética, ainda orbita em torno do nosso planeta. E pode ser que continue a orbitar durante mais mil anos.
Rússia

Rússia destrói últimas reservas de armas químicas

A Rússia vai destruir as últimas reservas de armas químicas herdadas da era da Guerra fria, anunciou Vladimir Putin, que acusou os Estados Unidos não cumprirem "as suas obrigações" nessa matéria.
Correntes d'Escritas

"Em Cuba estávamos em permanente estado de guerra"

Em "Um lugar chamado Angola" Karla Suárez traz para a literatura as consequências que a participação de Cuba na Guerra Civil de Angola teve na sociedade cubana. "O comunismo é como uma religião", diz.
Ocidente

O fim da História, nem com 12 super porta-aviões

Os mísseis nucleares russos de curto alcance instalados em Kalinegrado, à porta de entrada da Europa de leste, assustam. Tal como os mísseis terra-ar S-400 instalados na Síria são aviso sério aos EUA.
Diplomacia

Moscovo admite uma "nova Guerra Fria"

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, afirmou este sábado que as relações entre a Rússia e o Ocidente entraram numa "nova Guerra Fria".
Guerra Fria

O holocausto nuclear planeado pelos EUA

Ficheiros desclassificados mostram pela primeira vez como os EUA planeavam destruir a União Soviética. Holocausto nuclear previa ataques intencionais a populações civis e mortes entre os aliados.
Mundo

Bunker à venda por 16,5 milhões de euros

Há casas e casas, que o diga quem anda à procura de uma. E agora o mercado imobiliário ganhou mais uma oferta: um bunker da Guerra Fria. Uma opção extravagante, apenas ao alcance de algumas bolsas.
Estreia da Semana

"A Ponte dos Espiões": Spielberg na Guerra Fria

O novo filme de Steven Spielberg, com Tom Hanks e o inglês Mark Rylance, é um "thriller" de espionagem sobre factos reais. Eurico de Barros foi transportado até ao mundo bipolarizado dos anos 50 e 60.
História

Os homens que evitaram a III Guerra Mundial

Um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos, John Bordne, veio contar como durante a Crise dos Mísseis de Cuba desafiaram as instruções para o lançamento de mísseis e evitaram outra guerra.
Guerra Fria

Reino Unido receava ataque nuclear da URSS

Documentos oficiais britânicos da altura da Guerra Fria revelam que as autoridades inglesas temiam um ataque nuclear por parte da União Soviética. E a razão era a bomba de hidrogénio criada pelos EUA.
Guerra Fria

FBI espiou Gabriel García Márquez durante 24 anos

O FBI espiou durante 24 anos o colombiano Gabriel García Marquez, incluindo durante os anos em que se consagrou como escritor a nível internacional, mostram documentos oficiais.
História

MI5. As novas histórias secretas da espionagem

O Arquivo Nacional revelou documentos secretos do MI5 redigidos nas épocas da II Guerra Mundial e da Guerra Fria. São agora conhecidos mais pormenores sobre armas nucleares e espionagem.
Mundo

EUA em força para o leste da Europa

Equipamento militar deverá equipar um total 5 mil soldados no leste da Europa e Báltico. O objetivo é tranquilizar os aliados depois da intervenção russa na Ucrânia. Plano espera aprovação.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.