Guerra Fria

Guerra Fria

Raymond Aron: "patriota liberal" e a Guerra Fria /premium

122
Pré-publicação. Em "Raymond Aron e a Guerra Fria", Carlos Gaspar analisa o pós-Segunda Guerra visto por aquele que considera ser "o último dos grandes intelectuais que marcam a história do séc. XX".
Rússia

Vídeo. O enorme contingente militar russo em ação

Pelo ar, por terra e pelo mar. O contingente russo neste exercício militar histórico é o maior desde a Guerra Fria, com mais de 300 mil soldados. As imagens mostram a deslocação para a Sibéria.
Rússia

Rússia inicia maior manobra militar desde 1980

391
300 mil militares, mil aviões, helicópteros e drones, 36 mil tanques e blindados de transporte de tropas e 80 navios e outras embarcações. Começam esta terça as maiores manobras militares desde 1980.
Coreia do Norte

Coreias desmantelam altifalantes da propaganda

As coreias do Norte e do Sul anunciaram hoje o desmantelamento dos altifalantes instalados na época da Guerra Fria para difusão de propaganda junto à fronteira.
Conflitos

Risco de conflito é o mais alto desde Guerra Fria

Análise que a consultora de risco político AON fez a quase 200 países a nível mundial conclui que o risco de violência política aumentou pelo terceiro ano consecutivo.
Diplomacia

Guterres avisa: "Situação é similar à Guerra Fria"

141
António Guterres disse esta quinta-feira que a tensão vivida entre EUA e Rússia faz lembrar a Guerra Fria. O secretário-geral da ONU considera que está na altura de serem tomadas precauções.
Guerra Fria

Morreu a modelo que derrubou um governo britânico

209
Envolveu-se com o ministro da Guerra britânico no mesmo período em que foi amante do adido da embaixada soviética em Inglaterra, Eugene Ivanov. A protagonista do escândalo Profumo morreu aos 75 anos.
Fotogaleria

Fotogaleria. Como era o bunker do presidente Tito

O abrigo subterrâneo do antigo presidente Tito, da ex-Jugoslávia, criado durante a Guerra Fria contra os ataques nucleares, vai ser aberto ao público em forma de museu.
Ciência

O satélite científico mais antigo ainda orbita

107
60 anos depois, o Vanguard-1, satélite criado em resposta ao Sputnik, da União Soviética, ainda orbita em torno do nosso planeta. E pode ser que continue a orbitar durante mais mil anos.
Rússia

Rússia destrói últimas reservas de armas químicas

A Rússia vai destruir as últimas reservas de armas químicas herdadas da era da Guerra fria, anunciou Vladimir Putin, que acusou os Estados Unidos não cumprirem "as suas obrigações" nessa matéria.
Correntes d'Escritas

"Em Cuba estávamos em permanente estado de guerra"

Em "Um lugar chamado Angola" Karla Suárez traz para a literatura as consequências que a participação de Cuba na Guerra Civil de Angola teve na sociedade cubana. "O comunismo é como uma religião", diz.
Ocidente

O fim da História, nem com 12 super porta-aviões

Os mísseis nucleares russos de curto alcance instalados em Kalinegrado, à porta de entrada da Europa de leste, assustam. Tal como os mísseis terra-ar S-400 instalados na Síria são aviso sério aos EUA.
Diplomacia

Moscovo admite uma "nova Guerra Fria"

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, afirmou este sábado que as relações entre a Rússia e o Ocidente entraram numa "nova Guerra Fria".
Guerra Fria

O holocausto nuclear planeado pelos EUA

Ficheiros desclassificados mostram pela primeira vez como os EUA planeavam destruir a União Soviética. Holocausto nuclear previa ataques intencionais a populações civis e mortes entre os aliados.
Mundo

Bunker à venda por 16,5 milhões de euros

160
Há casas e casas, que o diga quem anda à procura de uma. E agora o mercado imobiliário ganhou mais uma oferta: um bunker da Guerra Fria. Uma opção extravagante, apenas ao alcance de algumas bolsas.
Estreia da Semana

"A Ponte dos Espiões": Spielberg na Guerra Fria

O novo filme de Steven Spielberg, com Tom Hanks e o inglês Mark Rylance, é um "thriller" de espionagem sobre factos reais. Eurico de Barros foi transportado até ao mundo bipolarizado dos anos 50 e 60.
História

Os homens que evitaram a III Guerra Mundial

233
Um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos, John Bordne, veio contar como durante a Crise dos Mísseis de Cuba desafiaram as instruções para o lançamento de mísseis e evitaram outra guerra.
Guerra Fria

Reino Unido receava ataque nuclear da URSS

Documentos oficiais britânicos da altura da Guerra Fria revelam que as autoridades inglesas temiam um ataque nuclear por parte da União Soviética. E a razão era a bomba de hidrogénio criada pelos EUA.
Guerra Fria

FBI espiou Gabriel García Márquez durante 24 anos

100
O FBI espiou durante 24 anos o colombiano Gabriel García Marquez, incluindo durante os anos em que se consagrou como escritor a nível internacional, mostram documentos oficiais.
História

MI5. As novas histórias secretas da espionagem

O Arquivo Nacional revelou documentos secretos do MI5 redigidos nas épocas da II Guerra Mundial e da Guerra Fria. São agora conhecidos mais pormenores sobre armas nucleares e espionagem.
Mundo

EUA em força para o leste da Europa

Equipamento militar deverá equipar um total 5 mil soldados no leste da Europa e Báltico. O objetivo é tranquilizar os aliados depois da intervenção russa na Ucrânia. Plano espera aprovação.
Mundo

Guerra do Vietname: a História e as imagens

A II Guerra Mundial ainda estava acordada na mente das pessoas, mas o mundo já se estava a deparar com um novo conflito de dimensões angustiantes. A guerra do Vietname acabou há 40 anos. Recordemos.
Guerra Fria

A esquerda lava mais branco

394
O acto de reescrever a história não é direccionado para quem conheceu a Guerra Fria, mas para as gerações futuras. Porque o futuro da ideologia comunista depende de que não se conheça o seu passado.
Fidel Castro

As tentativas da CIA para assassinar Fidel

Castro escreveu a Roosevelt porque gostava muito de o ouvir e pediu uma nota de 10 dólares. Tinha 14 anos. Anos mais tarde, a CIA tentou assassiná-lo de inúmeras formas. E assim nasceram os Cohiba.
Guerra Fria

Rússia vs Ocidente: 40 incidentes em poucos meses

O relatório Dangerous Brinkmanship reforça o aviso deixado por Gorbatchev: o clima de tensão entre o Ocidente e a Rússia encontra-se em níveis equivalentes aos vividos durante a Guerra Fria.
Berlim 25 Anos

CDS recorda fim do totalitarismo comunista

A propósito dos 25 anos da queda do Muro de Berlim, Paulo Portas diz que nenhum povo que se libertou do comunismo expressou vontade democrática de regressar "a esse regime brutal e desumano".
Berlim 25 Anos

PCP: Queda do Muro foi "anexação forçada"

6.530
Num artigo do Avante!, o PCP considera que o fim do Muro representou a destruição das "realizações económicas, sociais e culturais de mais de 40 anos de poder dos trabalhadores" na ex-RDA.
Berlim 25 Anos

Os últimos meses do Muro de Berlim

A noite de 9 de novembro foi o desenlace de uma teia de circunstâncias que abriram fendas nos regimes comunistas da RDA e de outros países da Europa de leste e levariam ao colapso da URSS em 1991.
Guerra Fria

EUA planearam atacar Cuba por causa de Angola

485
Em 1976, os Estados Unidos planearam atacar Cuba depois de Fidel Castro ter decidido combater ao lado do MPLA. A Terceira Guerra Mundial esteve iminente.
Ucrânia

Selvajaria

Uma selvajaria como o abate do avião sobre a Ucrânia ilustra a forma desapiedada como, por detrás da globalização económica, se esconde hoje uma nova guerra fria.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)