O estado de espírito de José Mourinho para um jogo ou para uma semana fica sempre bem percetível nas conferências de imprensa que tem na antecâmara da entrado em campo. E já houve um pouco de tudo: um colocar de água na fervura depois das vitórias iniciais na época, as críticas às segundas linhas e à falta de profundidade do plantel, as “farpas” por algumas arbitragens apontando a mira em paralelo à Juventus, a garantia de que vai ficar na próxima temporada. Estes últimos dias trouxeram ou reforçaram uma versão diferente: um Mourinho mais “jovem”, confiante como sempre, com mais ambição do que nunca a dois jogos do final da época. Dois jogos que eram duas “finais”. E a primeira foi superada com distinção.
Tammy Abraham under JOSE MOURINHO:
52 matches
27 goals (17 Serie A, 9 UECL, 1 Coppa)
5 assistsTHE MOST goals by an English player in a single Serie A season.
One game left, the UECL final. ????????
Mourinho can get the beast out of you!
That's why he's a Special One!#Mourinho pic.twitter.com/VsSkaX0SV2
— Sajjad Lattef (@ImSajjadLattef) May 20, 2022
“Começámos em agosto, com muitas viagens, jogos muito difíceis fora e pagámos as consequências disso mesmo na Serie A. Jogar na Europa e, depois, jogar contra equipas que tiveram uma semana para se prepararem traduz-se em perdas de pontos. Apesar de a história e o prestígio desta competição serem diferentes, esta será a final mais importante da minha carreira. Já joguei outras mas esta será a mais importante e quero ganhá-la”, referiu no Media Open Day antes da final da Conference League.
“Não é uma vantagem pequena, é enorme. Ainda temos de jogar contra o Torino, um jogo muito importante, será difícil descansar. Já o Feyenoord terá uma semana de estágio em Portugal mas estamos a falar de uma final e teremos de nos esquecer destes detalhes”, acrescentou, recuperando essa última ronda da Serie A onde existiam ainda objetivos em aberto e que foram cumpridos na íntegra: com o triunfo fora frente ao Torino por 3-0, a Roma assegurou a Liga Europa e pode até terminar com os mesmos pontos do que a Lazio, caso o rival perca no seu derradeiro encontro no Olímpico diante do Verona.
Tammy Abraham has broken the record for most goals by an Englishmen in a single Serie A season ???????????????????????????????? pic.twitter.com/JYBhrnR3X5
— ESPN FC (@ESPNFC) May 20, 2022
Mais uma vez, Tammy Abraham voltou a ser a grande figura dos giallorossi. O avançado inglês que saiu do Chelsea no verão teve uma adaptação fantástica à equipa e ao país, sendo bem mais do que um ‘9’ para a formação romana com muitas outras funções que não apenas, e terminou a Serie A com mais dois golos, o primeiro num fabuloso trabalho individual na área (33′) e o segundo de penálti (42′). Pellegrini fechou o resultado também de grande penalidade (78′) mas o primeiro grande prémio de Mourinho está conquistado e chama-se Abraham, que leva 27 golos entre Liga (17), Conference League (nove) e Taça (um).
Tammy Abraham finishes his first season in Serie A with 17 goals and four assists ???? pic.twitter.com/fTrJHLGPP2
— B/R Football (@brfootball) May 20, 2022