A Polícia Judiciária (PJ) deu cumprimento esta terça-feira de manhã a 54 mandados de buscas em empresas, casas de empresários e escritórios de advogados de norte a sul do país por suspeitas de desvio de fundos de europeus no valor de vários milhões de euros.

Num comunicado emitido durante a tarde, a PJ e o Ministério Público (MP) revelaram que, na sequência das diligências, realizadas nas zonas de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Porto, Portalegre, Santarém e Setúbal, “foi apreendida vasta documentação e outros elementos de prova, tendo em vista a sua análise, bem como foram constituídos 37 arguidos, 21 pessoas singulares e 16 pessoas coletivas”.

“Estão em causa factos relacionados com projetos suscetíveis de cofinanciamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através dos apoios diretos à Internacionalização das PME, no âmbito do Portugal 2020, que envolvem incentivos superiores a três milhões de euros”, revelaram a PJ e O MP, adiantando que “os factos em investigação são suscetíveis de consubstanciar os crimes de fraude na obtenção de subsídio e fraude fiscal qualificada”.

Participaram na operação um juiz de Instrução Criminal, seis Procuradores da República, cerca de 200 investigadores e peritos da PJ e vários elementos do Núcleo de Assessoria Técnica da PGR. “A investigação prosseguirá os seus termos para apuramento integral da matéria indiciada”, disseram a PJ e o MP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR