Um plenário de trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) este domingo provocou filas com centenas de pessoas no aeroporto de Lisboa. Todas elas são passageiros de voos oriundos de países fora da Europa que necessitam de passar pelo controlo de fronteiras, a cargo do SEF. Há quem afirme ter ficado na fila por mais de quatro horas.
Em comunicado, o SEF confirmou as perturbações que o plenário provocou no aeroporto, mas garantiu que cumpriu os “serviços mínimos, nos termos da lei” e que “comunicou antecipadamente à ANA Aeroportos e às companhias aéreas, tendo a primeira efetuado um alerta sobre a mesma, no sítio do aeroporto, para a possibilidade de constrangimentos no controlo de fronteiras”.
À CNN Portugal, a ANA Aeroportos diz que “reforçou os recursos e serviços de apoio ao passageiro para mitigar os transtornos dos passageiros, na medida do possível”. Mas que o intervalo de tempo escolhido para a realização do plenário corresponde à “hora de maior pico de chegadas não Schengen”.
O plenário, que retirou alguns funcionários dos seus postos de trabalho, realizou-se entre as seis e as nove da manhã. Mas às 12h30 ainda surgiam nas redes sociais queixas de quem continuava nas filas para entrar no país. “Uma vergonha”, descreve uma passageira no Twitter: “Uma hora nessa situação e só Deus sabe até que horas. Sem informação, sem comida, sem água e deixam idosos e crianças de pé”.
Aeroporto de Lisboa. Uma vergonha!!! Uma hora nessa situação e só Deus sabe até que horas. Sem informação, sem comida, sem água e deixam idosos e crianças de pé. #aeroportodelisboa #lisbonairport pic.twitter.com/BB5GEJjruA
— Klayvann Camago (@Klayvann88) May 29, 2022
Carolina Moreno, jornalista de dados da TV Globo, também denunciou o caos que se instalou esta manhã no aeroporto Humberto Delgado: “Nunca escolha o aeroporto de Lisboa como ponto de chegada para fazer imigração. A fila para sair, que é mais rápida e vazia, levou 25 minutos. Essa é a fila para entrar na Europa, imagina há quanto tempo esse pessoal está nela”.
Dica de viagem à Europa: nunca escolha o aeroporto de Lisboa como ponto de chegada para fazer imigração. A fila pra sair, que é mais rápida e vazia, levou 25 minutos. Essa é a fila pra entrar na Europa, imagina há quanto tempo esse pessoal está nela... pic.twitter.com/iExSVCqnXM
— Carolina Moreno (@anarina) May 29, 2022
Ainda no sábado, a TAP avisou os passageiros através das redes sociais que um plenário dos agentes do SEF podia “causar constrangimentos e tempos de espera mais prolongados no controlo de fronteiras, podendo causar perturbações e atrasos na operação das companhias aéreas”.
A TAP está a tomar todas as medidas para mitigar o efeito desta ação junto dos seus passageiros com voos este domingo, aos quais solicitamos que se dirijam ao aeroporto com bastante antecedência relativamente à hora de embarque nos seus voos. (3/3)
— TAP Air Portugal (@tapairportugal) May 28, 2022
Garantindo que tomaria medidas para mitigar os problemas no aeroporto, a companhia aérea pediu aos clientes para se dirigirem ao aeroporto “com bastante antecedência relativamente à hora de embarque nos seus voos”.