Abundam os casos em que um condutor se distrai ou decide arriscar e ultrapassa o limite máximo de velocidade. A multa associada a este comportamento surge com o objectivo de punir e desencorajar abusos que, na opinião do legislador, diminuem a segurança rodoviária. Mas há igualmente casos tão curiosos quanto estranhos, como o deste condutor francês que foi autuado mesmo quando não estava a conduzir e enquanto o seu carro estava parado em cima de um reboque.

O condutor em causa é o proprietário de um Alpine A110, um desportivo que suscita alguma curiosidade e que, por vezes, mesmo quando se desloca dentro dos limites de velocidade, parece que vai a transgredir. Daí que quando o A110 foi apanhado por um radar no Périphérique, o equivalente à 2ª Circular de Lisboa na capital francesa, a conclusão dos técnicos que analisam as fotos capturadas pelo sistema foi imediata: o Alpine deslocava-se às 5h39 da manhã a 79 km/h, numa zona em que o limite está fixado nos 70 km/h.

A multa correspondente à infracção foi enviada ao proprietário do veículo, para identificação do condutor. Mas se os responsáveis do sistema de validação das imagens capturadas pelos radares tivessem dedicado mais segundos a analisar o fotograma, constatariam que o Alpine prevaricador se “deslocava” em marcha-atrás, uma vez que o radar deveria capturar a traseira do veículo e não a frente.

Mais uns segundos a olhar para a imagem, permitiria concluir que, além de “circular em marcha-atrás” a 79 km/h, o A110 fazia-o amarrado a um reboque, daqueles a que se recorre quando um automóvel avaria e é necessário deslocá-lo para a oficina. Esta dupla gaffe das autoridades francesas não passou despercebida ao EasyRad, uma entidade especializada na contestação de multas deste tipo, que prontamente expôs o ridículo da situação nas redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR