O Presidente da Ucrânia avisou que os bloqueios aos portos ucranianos no Mar Negro por parte das forças russas está a colocar o mundo “à beira de uma terrível crise alimentar” que pode condenar milhões de pessoas a morrer de fome.

Não podemos exportar o nosso trigo, milho, óleo vegetal e outros produtos que têm desempenhado um papel estabilizador no mercado global. Isso significa que, infelizmente, dezenas de países podem enfrentar uma escassez física de alimentos. Milhões de pessoas podem morrer de fome se o bloqueio russo ao Mar Negro continuar”, avisou Volodymyr Zelensky.

O aviso foi realizado num discurso de 11 minutos em que o Presidente da Ucrânia reagia ao facto de ter sido nomeado a pessoa mais influente do mundo pela revista Time.

O chefe de Estado ucraniano acusou Vladimir Putin de estar a “chantagear o mundo com fome”. Insistindo em elogiar Boris Johnson pela ajuda que está a prestar à Ucrânia, Zelensky lembrou que enquanto ambos procuram “maneiras de proteger a liberdade, outra pessoa está a destrui-la”: “Ele é outro em todos os sentidos da palavra”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tenho muito respeito por Boris Johnson. Ele é um verdadeiro amigo da Ucrânia e um forte defensor da liberdade. Mas, infelizmente, nem tudo depende dele para milhões de pessoas na África, Ásia e América Latina terem comida nas suas mesas”, disse o Presidente da Ucrânia.

Zelensky pede “uma vacina contra a Covid-22 trazida pela Rússia”

O Presidente da Ucrânia sugeriu ainda que as dificuldades atravessadas pelos vários países do mundo nos primeiros tempos da pandemia se estão a repetir com a guerra; e que é necessária uma “vacina contra o Covid-22 trazida pela Rússia”.

Armas e sanções também são uma vacina. Uma vacina contra a Covid-22 trazida pela Rússia. O ódio é um vírus e é ainda mais mortal que a Covid-19. É espalhado através da propaganda. Graças à impunidade dos assassinos”, comparou o chefe de Estado.

Zelensky referia-se aos profissionais de saúde que batalharam contra a pressão que a Covid-19 exerceu nos hospitais e que também foram destacados na revista Time 100, com as 100 personalidades mais influentes do mundo.

“Quando o ódio bater à sua porta, estará pronto? Alguma máscara facial irá protegê-lo da Covid-22 russa? E porque é que a vacina contra ela — armas e sanções — é tão difícil de obter em quantidades suficientes?”, questionou Zelensky.

O Presidente acusou “alguns países” de fingirem que “a Covid-22 não existe, assim como os teóricos da conspiração faziam com a Covid-19”. “Porque é que algumas pessoas não aprendem nada nem mesmo com sangue e morte?”, acrescentou.