O filme “Lightyear”, que conta a história da origem de Buzz, acarinhada personagem  do universo de Toy Story, foi banido em 14 países do Médio Oriente e da Ásia por conter uma cena de beijo entre duas pessoas do mesmo sexo. Em causa está o momento em que Alisha Hawthorn – dublada pela atriz Uzo Aduba – beija a sua parceira. A Disney recusa-se a cortar a cena do filme.

“Não vamos cortar nada, especialmente algo tão importante quanto o relacionamento amoroso e inspiracional que mostra ao Buzz o que está a perder com as escolhas que faz”, garantiu à Reuters a diretora do filme Galyn Susman.

A Arábia Saudita já tinha anunciado, na segunda-feira, a proibição da animação da Pixar Studios por “violação das normas relacionadas ao conteúdo mediático vigentes”. Segundo a Sky News, países como o Egito, a Indonésia, a Malásia e o Líbano seguem agora o mesmo caminho e baniram também a exibição do filme.

Emirados proibem filme da Pixar por cena de beijo entre duas pessoas do mesmo sexo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Das autoridades chinesas já chegaram à Disney pedidos para fazer cortes na animação e, segundo Susman é provável que a China também decida proibir o filme. Não é, de resto, a primeira vez que o país faz um pedido deste género. Este ano, referências verbais à relação entre Dumbledore e Grindelwald, num total de seis segundos, foram cortadas da versão do terceiro filme de “Monstros Fantásticos”.

Relação homossexual entre Dumbledore e Grindelwald extinta em seis segundos. China censura “Monstros Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”

Até agora, a Disney ainda não recebeu nenhum comunicado das autoridades chinesas sobre se vão ou não permitir a exibição nos cinemas.

O ator Chris Evans, conhecido por interpretar o Capitão América, dá a voz ao jovem Buzz Lightyear e já assumiu que estas objeções ao filme são frustrantes.

É incrível podermos fazer parte de algo que está a conduzir a passos em frente na inclusão social, mas é frustrante que ainda existam países que não estão onde deveriam”, afirmou.

Não é incomum países do Médio Oriente ou da Ásia pedirem para cortar cenas ou impedirem a exibição de filmes por conterem referências LGBTQIA+. Em maio, a Disney já tinha recusado cortar uma cena de 12 segundos do filme “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” pelo que vários países, incluindo a Arábia Saudita, decidiram não exibi-lo.

Disney recusa cortar cena LGBTQIA+ de “Doutor Estranho”. Filme em risco de não sair na Arábia Saudita

“Lightyear” é uma prequela do universo de Toy Story e vai estrear nos cinemas do Estados Unidos e Canadá esta sexta-feira.