Após quase uma década juntos e inúmeras conquistas, os membros da boys band sul-coreana BTS, principal representante do fenómeno música K-Pop, decidiram que precisam de se focar em si próprios e, como tal, vão fazer uma pausa na carreira. O anúncio foi feito esta terça-feira no jantar anual FESTA — que comemora a fundação do grupo formado por RM, Jungkook, Jin, Jimin, Suga, J-Hope e V.

A designação oficial desta pausa é um “hiato”, um intervalo temporário com o objetivo dos jovens músicos investirem em carreiras a solo e recuperarem do cansaço intrínseco à indústria do K-Pop. Estamos a passar tempos difíceis, andamos à procura da nossa identidade, e tem sido um processo longo e cansativo”, revelou Jimin.

Sucesso, depressão e suicídios. O encanto e o lado negro da indústria K-Pop

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

RM explicou, por seu turno, o peso do ritmo constante de produção na decisão da banda e os problemas por ele causados.

Sempre pensei que os BTS eram diferentes de outros grupos, mas o problema da K-pop e de todo o sistema de ídolos é que não te dá tempo para amadurecer. Tens de continuar a produzir música e a fazer qualquer coisa.”

Um pensamento partilhado por Suga: “Eu deveria estar a escrever sobre o que estou a sentir e as histórias que quero contar, mas estou apenas a forçar as palavras porque preciso de satisfazer alguém”.

J-Hope confessou esperar que as pessoas não encarem esta decisão “de forma negativa” e que a vejam como algo “saudável” para os BTS se fortalecerem. V garantiu que a separação não será para sempre.

Os BTS são o Éder da K-Pop e da Coreia do Sul

Esta boys band sul-coreana já está na História, pois, em 2018, assinaram o primeiro disco de K-Pop a chegar ao número um do top de vendas dos EUA. Entre os seus maiores sucessos estão Dynamite, Butter e a colaboração com os Coldplay, My Universe.

Projeto nascido em 2010, a formação dos BTS só estabilizou em 2013. Dos sete membros atuais, três são rappers (RM, Suga e o também dançarino j-hope) e quatro são vocalistas (Jimin, Jin, Jungkook e V)- Jungkook é o mais novo (tem 24 anos) e Jin e Suga os mais velhos (têm 29 anos). Quanto aos restantes, Jimin e V têm 26 anos, RM tem 27 e j-hope 28.

Juntos, e sabendo da robusta legião de fãs em todo o mundo, envolveram-se em causas sociais. Recentemente, estiveram na Casa Branca, onde falaram com Joe Biden e Kamala Harris sobre discriminação contra asiáticos e americanos de ascendência asiática e as formas de violência que daí advêm.