Vão chegar a Portugal cerca de 2.700 doses de vacina contra a Monkeypox, popularmente conhecida como varíola-dos-macacos, confirmou esta quarta-feira a Direção-Geral da Saúde. A informação foi inicialmente avançada pelo jornal Público e entretanto confirmada pelo Observador junto da DGS.

“A Comissão Europeia, no âmbito das medidas de prevenção contra a infeção humana por vírus Monkeypox e através da agência HERA, responsável pela disponibilização de medidas farmacológicas e de compra centralizada de equipamentos e dispositivos médicos, assinou um acordo para o fornecimento de vacinas para os países europeus”, contextualiza a DGS.

“A distribuição das vacinas será efetuada de forma proporcional à população dos diferentes países, cabendo a Portugal cerca de 2700 doses, de acordo com a disponibilidade possível à data. Está ainda a ser desenvolvida a operação de distribuição, que irá priorizar os países mais afetados”, especifica o organismo.

Comissão Europeia adquire quase 110 mil doses de vacinas de 3.ª geração para varíola dos macacos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Em Portugal, a coordenação do Programa Nacional de Vacinação e a Comissão Técnica de Vacinação, da DGS, e o Infarmed, estão a avaliar uma estratégia de vacinação para as doses que vierem a ser disponibilizadas para Portugal, estando a ser elaborada uma norma técnica que definirá de que forma será utilizada esta vacina”, acrescenta ainda a DGS.

Estas 2.700 doses fazem parte do conjunto de quase 110 mil doses compradas esta terça-feira pela Comissão Europeia para distribuir pelos Estados-membros da União Europeia, Noruega e Islândia. As vacinas foram compradas à farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic, que ficará diretamente responsável pela distribuição do produto.

Trata-se da Imvanex, uma vacina de terceira geração atualmente aprovada na Europa para prevenir a varíola humana, mas que também terá eficácia contra a varíola-dos-macacos.

Até agora, a DGS já registou 241 casos de varíola-dos-macacos em Portugal, que é um dos países onde este surto é mais expressivo. Atualmente, mais de 30 países onde o vírus Monkeypox não é endémico já registaram casos de infeção.