Espanha estava em pleno confinamento devido à Covid-19, quando Josep Maria García recebeu uma chamada do cunhado em pânico: “Disse-me para não me preocupar, mas que deveria pesquisar no Google a frase the worst person you know (em português, a pior pessoa que conheces)”. Assim o fez e o resultado deixou-o em estado de choque: “era a minha cara, a minha cara, a minha cara”.
A “paranoia” dominou o momento em que descobriu que o seu rosto era um meme — e por não compreender como é que tal tinha acontecido –, como noticia o The Guardian.
Tudo começou em 2014, quando o cunhado, um fotógrafo profissional — o qual o jornal britânico não identifica a pedido de García, mas a EuroNews escreve ser Albert Mollón – pediu a García que posasse para si para preparar a sua ferramenta de trabalho: ia ter uma sessão fotográfica com uma escritora norte-americana num parque de Barcelona. De todas as fotografias captadas, a que dá capa a este artigo ficou bem ao ponto do cunhado pedir autorizar a García para a carregar no banco de imagens da Getty Images.
Em 2018, o espanhol recorda “vagamente” que o irmão lhe contou que a sua imagem tinha sido utilizada para ilustrar um artigo de uma revista satírica dos EUA. A peça do site ClickHole é sobre debates políticos entre colegas de trabalho e como “a pessoa mais repugnante que já conheceu em toda a sua vida entrou na discussão com um ponto completamente válido e irrefutável”, lê-se na publicação.
Heartbreaking: The Worst Person You Know Just Made A Great Point https://t.co/PgJ9dvyE10 pic.twitter.com/t1zV2E9iWC
— ClickHole (@ClickHole) February 5, 2018
Na época, não deu grande importância ao assunto, mas sabe que involuntariamente se tornou um meme — com os cibernautas a partilhar o seu rosto pelas redes sociais. E com isso, contou o próprio ao jornal britânico, nasceu uma constante preocupação: “As pessoas vão aparecer aqui porque querem conhecer-me ou porque querem bater-me?”.
Segundo o Euronews, citações do patrão da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, tiveram como resposta screenshots do artigo satírico, como se vê abaixo. A sua imagem também aparece na página Know Your Meme.
https://t.co/4ZfZ22ipTs pic.twitter.com/eLHosuG7YQ
— Sean O'Kane (@sokane1) May 10, 2022
Na altura, García enfrentava o desafio de conciliar a notoriedade digital com a vida pessoal e profissional em Molins de Rei, município de 26 mil habitantes próximo de Barcelona. Existia, contudo, uma vantagem: a frase está em inglês, logo a probabilidade de residentes da cidade ou de colegas da agência de marketing onde trabalha se cruzarem com a imagem era menor. “Eu ia trabalhar e estava tudo normal, ninguém me cumprimentou de forma diferente”, sublinhou. O canal de YouTube Internet Today descreveu a imagem como “uma das fotos de stock que conseguiu permanecer envolta em mistério durante anos, apesar do seu status de meme“.
A repercussão, nem sempre positiva, levou o cunhado a retirar a foto do catálogo Getty Images. Só que uma vez online, para sempre online. E o que foi escrito sobre García já estava retido na sua memória: “Eu li comentários do género ‘ele tem cara de um supremacista nazi’”. Outros cibernautas falavam num aspeto pouco “empático”.
Das poucas pessoas no mundo que compreende García é András Arató, o engenheiro húngaro reformado que no Facebook usa o nome de Hide the Pain Harold. “No começo foi uma experiência chocante”, afirmou Arató no TEDxKiev.
A minha única esperança era que, com tantas coisas novas dia após dia na internet, as pessoas lentamente se esquecessem de mim. Devo dizer que estava totalmente errado.”
András Arató decidiu, como forma de encarar a situação, lançar a sua própria página de fãs, na qual conta as histórias das suas viagens. Não tardaram em surgir propostas de colaboração, transformando-o numa celebridade e permitindo-lhe colher os frutos de algo que não controlou nem desejou (tornar-se num meme) – chegou até a participar num vídeo sobre o Manchester City.
García, que se descreve como alguém “reservado”, aprendeu a lidar com o seu status, explicando que o processo de aceitação “não é fácil” e que o “passar do tempo” ajuda “a ver [as coisas] de forma diferente”. “Mas isto surpreende as pessoas. Há algumas que me perguntam ‘tu estás realmente bem com tudo isto?’”
No início, recusava entrevistas. Agora, já pensa em lançar t-shirts com o seu meme. No entanto, apesar de lidar melhor com o peso dos holofotes, recusa “firmemente” ser fotografado – “para que não se torne viral outra vez”, justificou uma vez.
Com a frase “tu não tens cara de má pessoa” foi recebido num programa de televisão espanhol. Aí, os apresentadores fizeram-lhe um teste com questões divertidas: “Tens de vender máscaras para a autarquia em plena pandemia, que comissão recebes: 10, 20 ou 90.000%?” ou “És vegan?”. No fim, o anfitrião agradeceu o “senso de humor” de García.
Ao The Guardian, o espanhol que se tornou conhecido em todo o mundo deixou uma pergunta: a sua foto viral retrata-o como a pior pessoa ou foi captado a olhar para alguém com esse carácter?