O preço de venda das casas em Portugal Continental voltou a acelerar em maio, em relação ao mês anterior, com os últimos dados do Confidencial Imobiliário a apontarem para um aumento de 2,5%. É mais um mês de “ritmo intenso” no aumento dos preços, que eleva para cerca de 10% o crescimento acumulando em 2022, diz a mesma fonte.

“A variação mensal registada em maio dá continuidade à trajetória de forte crescimento dos últimos meses e é uma das mais robustas dos últimos quatro anos”, escreve o Confidencial Imobiliário, uma unidade de market intelligence independente. “Ao longo desse período, apenas precisamente há um ano e no final de 2018 se observaram variações mensais idênticas”, acrescenta comunicado divulgado esta terça-feira.

Em resultado do ritmo intenso de aumentos mensais verificado nos últimos meses, o preço  das casas evidencia já um crescimento de cerca de 10% no acumulado de 2022, até maio”, calcula o Confidencial Imobiliário.

Em termos homólogos, ou seja, na comparação entre maio de 2022 e maio de 2021, o incremento é de 17,6%, “uma  valorização que iguala a marca máxima alcançada por este indicador no pré-Covid”, acrescenta a mesma fonte.

Estas variações percentuais têm subjacente que as vendas de habitação alcançaram um preço médio de 2.007 euros por metro quadrado no país, em maio, considerando um acumulado de três meses, de acordo com os dados mais recentes do SIR-Sistema de Informação Residencial.

“Este é já o terceiro trimestre em que as transações se realizam por valores superiores a 2.000 euros/metro quadrado, algo que aconteceu, pela primeira vez, no período final de 2021, confirmando-se nos primeiros três meses de 2022 e agora novamente”, remata o Confidencial Imobiliário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR