797kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rock in Rio. Momentos icónicos que fizeram a história do festival

Este artigo tem mais de 1 ano

Desde a primeira edição, em 1985 no Rio de Janeiro, que o festival Rock in Rio tem sido marcado por diversos episódios que fizeram a sua história. Em cima do palco e não só. Recordemos cinco deles

Tudo começou com… Frank Sinatra

Não haveria Rock in Rio Lisboa sem Rock in Rio, Rio de Janeiro, entenda-se. E se a primeira edição foi um sucesso, isso deveu-se a um artista que nem sequer subiu ao palco, Frank Sinatra. Antes do Rock in Rio inaugurar, Roberto Medina organizara um concerto histórico no estádio do Maracanã, com Sinatra no palco e 175.000 fãs nas bancadas e relvado. Quando se lançou no projeto, Medina viajou até aos Estados Unidos e pediu ao cantor que o ajudasse a promovê-lo junto das bandas. Ele assim fez e, sem cobrar, marcou presença num evento que ajudou a vender o sucesso do Rock in Rio. Ozzy Osbourne e os Queen ficaram convencidos. Outros nomes fortes não demoraram a juntar-se ao cartaz. Seria, porém, um artista brasileiro a ter honra de estrear o palco principal: Ney Matogrosso.

O dia zero de Lisboa

O Rock in Rio chegou a Lisboa em 2004. Roberto Medina descobriu o Parque da Bela Vista, apaixonou-se e encarregou a filha Roberta de ali fazer nascer a Cidade do Rock e o festival, pela primeira vez, fora do Brasil. Ela assim fez. Mas antes da estreia houve uma ante-estreia. Dia 28 de maio, numa espécie de dia zero dessa edição, Paul McCartney tocou pela primeira vez em Portugal, inaugurando dessa forma o Palco Mundo. E, claro, aproveitou para contar a história de “Yesterday”, um dos maiores êxitos dos Beatles, cuja letra fora escrita a 27 de maio de 1965, numa viagem entre Lisboa e Albufeira.

Quando Amy disse não à rehab

Foi, talvez, o concerto mais badalado do Rock in Rio Lisboa 2008. Mas não pelas melhores razões. Depois de exigir, à última hora, um verniz vermelho para as unhas — que a organização acabaria por desencantar no camarim de outra das artistas desse dia, Ivete Sangalo —, Amy Winehouse entrou em palco com mais de meia hora de atraso e visivelmente alterada. No concerto, que durou apenas 50 minutos, ainda arriscou uns passos de dança que quase resultaram em queda, não fosse a pronta acção de um dos elementos da sua banda. Banda essa, que exibindo um notável profissionalismo, fez do concerto o melhor espectáculo possível, tentando colmatar as falhas de voz (e não só) da artista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um beijo que mudou uma vida

Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2011, sexta-feira. Katy Perry no palco, 100 mil pessoas na assistência. Uma delas, Júlio Salvo, que jamais esquecerá este concerto. Porque, de entre a multidão, foi Júlio que a cantora norte-americana decidiu escolher para, nas suas palavras, “provar um rapaz brasileiro”. Júlio de Sorocaba — assim se apresentou, fazendo menção à sua terra-natal — subiu ao palco em tronco nu, trocou alguns olhares lascivos com a artista e recebeu um beijo. Tornou-se, imediatamente, a figura do festival. A sua vida mudou: deixou de ser técnico de informática, para passar a trabalhar como fotógrafo. Anos mais tarde, voltaria a estar com Katy Perry, tendo sido convidado para a estreia do seu filme no Brasil.

Dois gigantes em palco

Mick Jagger e Bruce Springsteen combinaram tudo entre eles no hall do hotel onde estavam ambos hospedados. A organização só soube no próprio dia do concerto dos Rolling Stones, no Rock in Rio 2014, que o Boss subiria ao palco para cantar “Tumblin’ Dice” com a mítica banda britânica. E assim aconteceu: duas das maiores figuras da história do rock juntas no Palco Mundo, num momento único, presenciado ao vivo por outra figura de relevo, o ex-presidente americano Bill Clinton…

A edição 2022 do Rock in Rio Lisboa acontece nos dias 18,19, 25 e 26 de junho, como habitualmente, no Parque da Belavista, em Lisboa. E desta vez, Piscapisca.pt, o maior motor de busca para compra e venda de carros usados, também vai lá estar com a roda gigante PiscaPisca Fun’N’Roll.

Saiba mais em
No PiscaPisca Não Arrisca

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos