O novo Ioniq 6 já é oficial. Depois da fuga de imagens, o construtor sul-coreano divulgou as fotos do seu streamliner a bateria sem, no entanto, dizer uma palavra no que toca a packs de acumuladores, motorizações e autonomia. Espera-se que estes dados sejam revelados em breve, possivelmente por ocasião do Salão de Busan, certame automóvel na Coreia de Sul onde o Ioniq 6 fará a sua estreia mundial aos olhos do público, já em Julho.

Até lá, o construtor sul-coreano prefere concentrar-se em realçar a “estética aerodinâmica” e a “eficiência funcional” do segundo modelo com base na Electric Global Modular Platform (E-GMP), a mesma que serve o Ioniq 5 e o Kia EV6 e que, pelo facto de ter sido projectada especificamente para acolher baterias, permite um piso plano, o que favorece a sensação de espaço a bordo. A esse respeito, o fabricante de Seúl confirma os “esforços para maximizar e optimizar o espaço interior, estendendo-o na dianteira e na traseira”. Contudo, não adianta qual a distância entre eixos, com os rumores a apontarem para 2,95 metros – ligeiramente abaixo do Ioniq 5, mas acima do Model 3.

Tal como já aqui tínhamos adiantado, no habitáculo sobressaem os dois ecrãs digitais de 12 polegadas, um para a instrumentação e o outro dedicado ao sistema de infoentretenimento, com a marca a destacar ainda o recurso a materiais sustentáveis e um sistema de iluminação interior que permitirá ao cliente escolher o tom que mais lhe agrada, num espectro de 64 cores e seis temas de dupla cor. Nota também para a ausência de botões nas portas da frente e para um esquema de luzes interactivas no volante que, de acordo com a Hyundai, simplifica a comunicação entre o condutor e o veículo.

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Esteticamente fiel ao concept Prophecy, o novo Ioniq 6 pode não ser apaixonante à primeira vista, mas é prova de que a forma serve a função, ao anunciar o mais baixo coeficiente de penetração aerodinâmica da Hyundai (0,21), com o que isso aportará de vantagens em termos de eficiência energética e autonomia. Aliás, esta preocupação com a aerodinâmica parece ter sido o fio condutor da concepção do novo modelo, a avaliar pelas declarações do responsável máximo pelo design da Hyundai:

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O design distinto e simplificado é o resultado de uma estreita colaboração entre engenheiros ed designers, com uma atenção obsessiva aos detalhes e valores centrados no cliente”, referiu SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe do Centro Global de Design da Hyundai.

Projectado para ser “elegante mas funcional”, o Ioniq 6 que chegará aos concessionários europeus no primeiro semestre de 2023 destaca-se pela frente baixa, saídas de ar activas e espelhos retrovisores digitais opcionais, que se combinam com o spoiler traseiro. Tudo para favorecer a aerodinâmica, desígnio que também motivou a “cobertura total do quadro inferior, deflectores optimizados e espaço de rodagem reduzido”, avança a marca.

A berlina eléctrica sul-coreana exibe o novo emblema da Hyundai, com o construtor a assumir que pretendeu “reforçar a identidade da marca Ioniq em todo o veículo” recorrendo a “mais de 700 pixéis paramétricos”. Estão espalhados um pouco por todo o lado, dos faróis ás luzes traseiras, mas também nos sensores dianteiros e nas saídas de ventilação, entre outros pontos.